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Grupo de Pesquisa em Motores, Combustíveis e Emissões

GRUPO DE PESQUISA EM MOTORES, COMBUSTÍVEIS E EMISSÕES (GPMOT)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

gpmot@ufsm.br +55 (55) 3220-8000 Prédio: 9D – Departamento de Engenharia Mecânica

Infraestrutura

Laboratório de Motores (LABMOT) – GPMOT

O LABMOT, principal laboratório do Grupo de Pesquisas em Motores, Combustíveis e Emissões, teve seu novo prédio inaugurado no dia 18 de junho de 2014, com instalações estado-da-arte para pesquisa com motores, que suporta as linhas de projeto e pesquisa de motores e geradores e também de análise de combustíveis e emissões.

Possui três células de testes dinamométricos com isolação acústica e pressão controlada, além de estrutura de oficina e administrativa, com salas para os pesquisadores e também para reuniões, aulas e simulações.

Principais equipamentos:

  • 2 Bancadas de fluxo (Superflow e Motorpower);
  • 4 motores monocilíndricos de pesquisa;
  • 7 dinamômetros de bancada, de potências variando de 30 a 450kW, sendo 2 ativos. Todos contam com automação completa;
  • Analisador de gases AVL SESAM 60 FTIR;
  • Analisador de gases FTIR;
  • Dinamômetro de rolo marca Mustang Dyno, para testes veiculares de até 700kW;
  • Licenças dos principais programas de simulação termo e fluidodinâmica e dinâmica estrutural e veicular (Converge, GT-Power/GT- Suite, etc.);
  • Placas de aquisição de dados da marca National Instruments;
  • Sistema de indicação Indimicro AVL;
  • Sistemas de gerenciamento eletrônico de motores;
  • Softwares para simulação de motores.

Ainda, existem no laboratório dois grupos de geradores a Diesel, instrumentos de medição de vazão, pressão, temperatura, computadores e impressora 3D, bem como ferramentas de oficina, sendo elas furadeiras, retíficas, esmirilhadoras, torno de bancada, furadeira de bancada, soldador, parafusadeiras, multímetros e decibelímetros.


Softwares


       Software para aquisição e análise de combustão online
  Software desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa de forma a otimizar a realização  de testes de bancada, possibilitando a análise prévia de  resultados oriundos dos traços de pressão adquiridos no interior do cilindro.
Software para controle e monitoramento do dinamômetro
Monitora informações vitais do motor  e faz o controle de certos aspectos do dinamômetro.
GT-Power
  Pacote de simulação 1-D e 3-D que permite simulação de ciclos termodinâmicos, com possibilidade de modelagens de combustão preditiva. O pacote também oferece ferramentas de análise de transferência de calor e dinâmica veicular.
CONVERGE CFD Software
  Pacote de simulação 3-D baseado em volumes finitos para resolução de equações de conservação. Possui variadas abordagens para turbulência e cinética química, possibilitando a obtenção de resultados para diversos problemas convencionais em motores.

Motores


O Grupo de Pesquisa em Motores, Combustíveis e Emissões conta com diversos motores e geradores, que estão disponíveis para a realização de testes experimentais. Dentro deles, destacam-se os seguintes:

 

Ricardo Proteus 1200 Ricardo Diesel
Ricardo E6 VCE 

Motor monocilíndrico de pesquisa com a razão de compressão variável

FUTSE

Motor monocilíndrico de pesquisa – Flathead Uniflow Two Stroke Engine

 
Ignite UHPDI

Motor monocilíndrico de pesquisa – Ultra High Pressure Direct Injection

 

 

 

 


Dinamômetro


 

Dinamômetro MWD Modelo NL 260E

Com capacidade de absorção de 294,1kW a uma rotação de 10000rpm. Com controle em malha fechada.

 

Dinamômetro de Corrente Parasita

Montado no laboratório com controle em malha fechada de torque e rotação com capacidade de 30kW a uma rotação de 5500rpm.

 

Dinamômetro AVL Dynoperform 240

Com a capacidade de absorção de 240kW, tendo esse sistema de automação e aquisição de dados.

Dinamômetro de Rolos MustangMD-150

De rolos com baixa inércia para testes veiculares, assim como para a realização de ciclos de emissões, como por exemplo FTP-75, ASM e outros

Dinamômetro Horiba
2 Dinamômetros Ativos
Dinamômetro MWD Modelo NL 160E

 


Instrumentos


O Grupo de Pesquisa em Motores, Combustíveis e Emissões conta com os modelos de analisadores de gases, corioli, cromatógrafo e balança de combustível. Além dos equipamentos citados agora e mostrados nos itens anteriores, o laboratório conta com mais uma série de ferramentas que auxiliam a obtenção de resultados mais precisos e confiáveis tanto na área mecânica quanto elétrica , estando algumas delas na lista abaixo:

 
 AVL Flexl

Amplificador de sinal.

 Osciloscópio Tektronix

É um instrumento usado para fazer a medição das formas de ondas presentes nos sinais elétricos.

Bancada de Fluxo SF-750

Projetada para medir a resistência ao fluxo de ar de cabeçotes de motores, coletores de admissão, cornetas, carburadores, etc.

 Bancada de Fluxo Motorpower 160

Projetada para medir a resistência ao fluxo de ar de cabeçotes de motores, coletores de admissão, cornetas, carburadores, etc.

ECUs

FT450, FT550, Mega Squirt e Bosch MS6 Motorsport.

 Motec M400 

A M400 é uma ECU para aplicações modernas de quatro cilindros e dois rotores.

Gerador de função

É um aparelho eletrônico utilizado para gerar sinais elétricos de formas de onda, frequências e amplitude.

IndiMicro

Sistema de Medição de Combustão.

Cromatógrafo GC-2014 – Shimadzu

Analisa as mais variadas amostras com controle digital do gás de arraste, aumentando assim, a sensibilidade e repetibilidade.

AVL SESAM i60 FT SII

Analisador de gases. Funciona com o principio FTIR. É capaz de medir todos os componentes gasosos discutidos como poluentes adicionais para regulamentações futuras.

AVL Fuel Balance

É um sistema de medição gravimétrica de alta precisão utilizado para determinar o consumo de combustível em motores de combustão interna.

 Medidor de consumo de combustível

medidor de consumo de combustível pelo princípio Coriolis.

 
Sensores de pressão

Células de testes


Célula 1
Célula 2
Célula 3

Núcleo de Ensaio de Máquinas Agrícolas (NEMA)

O Núcleo de Ensaios de Máquinas Agrícolas, da UFSM, é um laboratório parceiro do GPMOT. O NEMA é um dos únicos conjuntos de laboratórios de ensaios de máquinas agrícolas, atuando há mais de 40 anos, na avaliação de desempenho no Brasil. Com sua equipe de pesquisadores, doutores, mestres e acadêmicos de graduação e pós-graduação, realiza diversos trabalhos voltados a área de Engenharia Agrícola (Ciências Agrárias) como, por exemplo: avaliação de desempenho e emissões poluentes de motores agrícolas, pesquisa com combustíveis alternativos, ergonomia e segurança aplicada a máquinas agrícolas, dentre outros. Nos últimos 10 anos, por motivos econômicos e ambientais, a busca e o estudo por soluções em combustíveis alternativos aos fósseis foram intensificados no laboratório. Dentre os combustíveis mais avaliados nestes experimentos pelo grupo de pesquisa, no que diz respeito ao desempenho do motor e emissões de poluentes, foram o etanol anidro, sebo bovino, gás natural, óleos vegetais provenientes da soja, girassol, dentre outros, além da combinação entre eles. Sobretudo variando a proporção, temperatura e ângulo de injeção na câmara de combustão. O Laboratório, além de contar com equipe extremamente treinada, capacitada e habilitada, tem alto potencial e infraestrutura para executar este projeto. Contando com dois dinamômetros, um fixo (arrefecido à água) e um móvel (arrefecido à ar), com capacidade para frenagem de 550 e 600 kW, respectivamente, conta ainda com todo instrumental necessário para a implementação do projeto e avaliações.


Equipamentos


Medidor de consumo de combustível Analisador de gases portátitl
Opacímetro

Dinamômetro movél para tomada de força

Dinamômetro movél para tomada de força Dinamômetro movél para tomada de força
Dinamômetro fixo para tomada de força