Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Monitoramento e Planejamento Ambiental

MONITORAMENTO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL (GPMOPA)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

borbawf@gmail.com 5537440600 Prédio:4 Sala:217 – campus UFSM

Projetos

Extensão

A geração de resíduos sólidos urbanos envolve uma série de fatores, seja de cunho social, cultural ou econômico. Assim, a educação ambiental desempenha uma importante ferramenta de conscientização da comunidade em geral. No caso da temática envolvendo gerenciamento de resíduos, auxilia no processo de gerenciamento, contribuindo para a coleta seletiva e a gestão como um todo. Esse projeto terá como objetivo aplicar ações de educação ambiental, com ênfase em temas relacionados a resíduos sólidos urbanos para a comunidade em geral de Municípios da região do médio alto Uruguai do Estado do Rio Grande do Sul. Isso se dará com o uso de palestras, jogos, concursos de desenhos, incentivo a instalação e operação de sistemas de compostagem doméstica, dentre outros. Todas as ações terão como tema central o gerenciamento de resíduos, coleta seletiva além do acompanhamento da geração de resíduos na escala Municipal. Assim, como resultados, espera-se um engajamento da comunidade, visando melhorias e conscientização sobre o tema, contribuindo para a coleta seletiva.

Acesso


Pesquisa

Esse projeto propõe uma análise da qualidade da água em poços de monitoramento situados nas proximidades da casa do estudante, no campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen – RS. O estudo terá como objetivo identificar e avaliar os parâmetros que impactam na qualidade da água, abordando aspectos como a presença de contaminantes e a conformidade com padrões regulatórios. Além disso, irá investigar a possível influência de atividades humanas nas imediações desses poços. Os resultados obtidos terão relevância para a gestão ambiental e poderão fornecer informações cruciais para assegurar a qualidade e segurança da água utilizada pelos residentes da casa de estudantes.

Acesso

Os aterros sanitários, quando operados de maneira inadequada, podem causar graves danos ao meio ambiente. Assim, necessitam do monitoramento de sua operação. Com base nisso, esse estudo terá como objetivo avaliar a operação de um aterro sanitário, com vista ao monitoramento de solo e água. Para isso, serão realizadas amostras de solo (Parâmetros físicos e químicos), acesso aos dados de monitoramento de água dos poços e aplicação de um método geofísico, buscando identificação de uma pluma de contaminação, caso existente. Assim, com os resultados obtidos, espera-se cruzar as informações, com vista na identificação de alterações do meio natural, além de propor medidas mitigadoras.

Acesso

A bacia hidrográfica é adotada como unidade básica de planejamento e gestão de recursos hídricos. Na região do Alto Camaquã ocorre a presença de áreas de exploração mineral, um fator preocupante devido ao potencial poluidor dessas atividades. Toda atividade de exploração mineral gera algum tipo de impacto ao meio ambiente. Os principais impactos ambientais gerados pela mineração referem-se à contaminação das águas, degradação de solos, supressão de vegetação, geração de ruídos e vibrações, poluição atmosférica, entre outros. O presente projeto tem como objetivo geral caracterizar a bacia hidrográfica do Rio Camaquã, unidade de gestão do alto Camaquã, visando identificar o potencial poluidor das atividades antrópicas existentes e capacidade suporte do meio. E como objetivos específicos ,determinar as áreas mais vulneráveis a contaminação do solo e aquífero e identificar as atividades potencialmente contaminantes nessas áreas; determinar o índice de susceptibilidade do aquífero a contaminação na bacia hidrográfica; comparar as diferentes metodologias existentes para estimativa da vulnerabilidade; verificar as condições hidrológicas da Bacia Hidrográfica; desenvolver tecnologias de baixo custo para obtenção de dados ambientais e; avaliar a influência da mina nas características naturais da bacia hidrográfica. Buscando atender os objetivos propostos a metodologia para a estimativa da vulnerabilidade natural a contaminação se dará pelo uso do Método GOD (Foster et. al., 2002; 2006) e pelo Método DRASTIC (Aller et al., 1987). O Comportamento da subsuperfície será obtido com o emprego dos métodos geofísicos caminhamento elétrico e sondagem elétrica vertical, já a identificação das atividades causadoras de impactos ambientais será realizada utilizando-se o método POSH (Foster et al., 2002; 2006), consultas a órgãos. Para a obtenção de dados hidrológicos da Bacia Hidrográficas, serão usadas estações pluviométricas e fluviométricas, Arduinos, amostradores para coleta de sedimentos para uma posterior análise das amostras coletadas em laboratório. Assim, espera-se com a realização deste projeto, identificar as atividades potencialmente poluidoras na área em estudo; estimar, através de diferentes metodologias, a vulnerabilidade do aquífero a contaminação, estimar alterações nas condições naturais da bacia hidrográfica por atividades antrópicas; implementação de sistemas alternativos para coleta de dados, disponibilizar as informações resultantes desse estudo para as diversas entidades como apoio na tomada de decisão no planejamento ambiental, comparar os diferentes resultados dos métodos aplicados e divulgar os resultados em eventos e periódicos científicos.

Acesso