Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Pesquisa em Educação na Cultura Digital e Redes de Formação – GPKOSMOS

GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL E REDES DE FORMAÇÃO – GPKOSMOS

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

kosmoshin.8.18@gmail.com

Publicações

Artigos

ASTUDILLO, Mario Vásquez et al. Emergency Remote Education: satisfaction and competences of teachers. Educação & Realidade, v. 47, DOI: 10.1590/2175-6236110781vs02, 2022.

ASTUDILLO, Mario Vásquez; GOULART, SHEILA DE OLIVEIRA; NOGUEIRA, V. S. ; DOMINGUEZ, F. R. ; CONCEICAO, E. F. V. ; RADAELLI, M. R. R. ; POSTIGLIONE, E. M.  Blended learning na educação básica e superior: processo e estratégias de adoção institucional. In: Edwaldo Costa; Suélen Keiko Hara Takahama. (Org.). Ciencias humanas: política de diálogo y colaboración 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2022, v. 2, p. 49-60.

ASTUDILLO, Mario Vásquez; LEGUIZAMO-LEON, Ana. Digital Technologies for the Inclusion of Children with Disabilities. Siberian Teacher, v. 3, p. 74, 2022.

ASTUDILLO, Mario Vásquez; NOGUEIRA, Vanessa Dos Santos. Blended Learning: modelos pedagógicos para o ensino superior. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e27577, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.27577. Disponível em: https://unoesc.emnuvens.com.br/roteiro/article/view/27577.

ASTUDILLO, Mario Vásquez; LEGUIZAMO-LEON, Ana; GARCIA-CALLEJA, Eloy. Oportunidades do novo espaço educativo para a educação superior: terceiro entorno digital. Revista Internacional De Educação Superior, v. 8, p. e022008-e022008, 2021.

ASTUDILLO, Mario Vásquez; NOGUEIRA, Vanessa Dos Santos; ORTIZ, Jorge. Active Methodologies of Learning and Educational Technologies in Higher Education, The Global Journal of Human Social Sciences, Volume 20, Issue 10, 51-59, DOI https://doi.org/10.34257/GJHSSGVOL20IS10PG51, 2020.

ASTUDILLO, Mario Vásquez; MARTÍN-GARCÍA, Antonio. Teoria da atividade: fundamento para estudo e desenho do blended learning. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 176, p. 515-533, abr./jun. DOI: 10.1590/198053147127, 2020.

ASTUDILLO, Mario Vásquez. Aplicación de modelo pedagógico blended learning (MoSal-b) en educación superior. Revista Didáctica, Innovación y Multimedia, núm. 35. Disponível em http://dimglobal.net/revistaDIM35/DIMAR35blended.htm,  ISSN: 1699-3748, 2017.

CAETANO, L. M. D.; NASCIMENTO, M. M. N. . Uso do App Nearpod no Ensino de História. REVISTA OLHARES E TRILHAS, v. 21, p. 27-43, 2019.

CAETANO, L. M. D.; NASCIMENTO, M. M. N. . Integração de Recursos Digitais no Ensino Fundamental. REVISTA EDUCAONLINE, v. 11, p. 15, 2017.

CAETANO, L. M. D.. Tecnologia e educação: quais os desafios? Educação (UFSM), v. 40, p. 295-309, 2015.

CAETANO, L. M. D.; NASCIMENTO, M. M. N.; VEIGA, A. M. da. R.. Metodologias Ativas no Ensino Médio: experiência com sala de aula invertida e aprendizagem a pares. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (IMPRESSO), v. 23, p. 177-194, 2020.

COLUSSO, Paulo Roberto; Astudillo, Mario Vásquez. A escolha e o uso de material didático digital por professores da educação superior: a evolução das TDIC no ambiente virtual de aprendizagem. Research, Society And Development, v. 12, p. e5612340395, 2023.

COLUSSO, Paulo Roberto et all. Comunicação institucional para EaD em mídias sociais: ações e estratégias do Núcleo de Tecnologia Educacional da UFSM PromovEaD 2016

COLUSSO, Paulo Roberto et all. Metodologia de desenvolvimento de jogos digitais como objetos de aprendizagem para Educação a Distância (EaD) SBC – Proceedings of SBGames 2018 — ISSN: 2179-2259

CONCEIÇÃO, E. de. F. V.; ZUCOLLOTO, M P. R.; SIQUEIRA, L. B. Aprendizagem mediada pelo professor: uma abordagem vygotskyana.  Research, Society And Development, v. 8, n. 7, mai. 2019. DOI 10.33448/rsd-v8i7.1139. 

CONCEIÇÃO, E. de. F. V.; GHISLENI, T. S. Era digital: letramento (s) digital (is). Research, Society And Development, v.8, n. 12, out. 2019. DOI 10.33448/rsd-v8i12.1785

CONCEIÇÃO, E. de. F. V.; GHISLENI, T. S.; ALVES. M. A. Os jogos digitais como ferramentas de ensino e inclusão tecnológica. Nuances (Unesp Presidente Prudente), v. 30, p. 47-60. 2019. DOI 10.32930/nuances.v30i1.6432.

CONCEIÇÃO, E.de. F. V.; SCHIMDT. M. Percepções do período de estágio supervisionado sobre a evolução da escrita. Educa – Revista Multidisciplinar Em Educação, v.4, n. 8, p.115. 2017. DOI 10.26568/2359-2087.2017.2101

DOMINGUEZ, Fabiane; VEIGA, Adriana; VÁSQUEZ, Mario. Blended learning no Ensino Superior: o cenário das pesquisas nacionais e internacionais. Research, Society and Development, 9(11), e3159119828, DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9828, 2020.

DOMINGUES, F. R.; VEIGA. R. M. Adriana; Trindade Thaís. Interconexões da gestão pedagógica no Moodle e a visão de professores formadores atuantes em licenciaturas. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1/3-10, 2018. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.79240.

DOMINGUEZ, FABIANE DA ROSA; VEIGA, R. M. Adriana. Gestão pedagógica e a re-construção da docência superior: convergência digital nas licenciaturas da UFSM na visão dos seus professores. REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, p. 31, 2017. DOI: https://doi.org/10.5902/2318133829377.

GAONA, Jorge; REGUANT, Mercedes; VALDIVIA, Ismael; VÁSQUEZ, Mario; SANCHO-VINUESA, Teresa. Feedback by automatic assessment systems used in mathematics homework in the engineering field. Computer Applications in Engineering Education, 26(4), 994–1007.  DOI: 10.1002/cae.21950, 2018.  

MARTÍN-GARCÍA, Antonio Víctor; ASTUDILLO, Mario Vásquez; ACUÑA, Jorge Ortiz. Tecnologías digitales en la postmodernidad: desafíos para la escuela. ReTER, v. 2, p. 4-01-16, https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/64023/html, 2021.

MAUREIRA, Oscar; VÁSQUEZ, Mario; GARRIDO, Francisco; OLIVARES, María. Evaluación y coevaluación de aprendizajes en blended learning en educación superior. Alteridad, 15(2), DOI: 10.17163/alt.v15n2.2020.04, 2020. 

RADAELLI, Mara Regina Rosa; DE OLIVEIRA GOULART, Sheila; ASTUDILLO, Mario Reinaldo Vásquez. Blended Learning em Educação Básica e Superior: Revisão de Literatura das Temáticas Focadas nos Alunos. Revista de Educação Pública, v. 31, p. 1-21, 2022.

RADAELLI, M. R. R.; VÁSQUEZ, M.; PAULA, A. A. de; MEIRA, R. R. Educational Robotics and Scratch from the perspective of a basic education project for the development of computational thinking in the face of digital culture. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, p. e20010313076. DOI: https://10.33448/rsd-v10i3.13076, 2021.

ROZA, J. C. da; VEIGA, A. M. da R.; ROZA, M. P. da. Blended learning: uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileiras. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 202–221, 2019. DOI: 10.20396/etd.v21i1.8651638. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651638.

ROZA, JIANI CARDOSO DA; VEIGA, ADRIANA MOREIRA DA ROCHA; ROZA, MARCELO PEDROSO DA. BLENDED LEARNING: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS INTERNACIONAIS (2015-2018). Educação em Revista, v. 36, 2020.

ROZA, Marcelo Pedroso da ; Veiga, Adriana Moreira da ; ROZA, Jiani Cardoso da . DOCÊNCIA EM AMBIENTE DIGITAL IMERSIVO: NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 16, p. 93-102, 2018.

ROZA, Marcelo Pedroso da ; Veiga, Adriana Moreira da ; ROZA, Jiani Cardoso da . Investigação-Formação: uma proposta. ESPACIOS (CARACAS), v. 39, p. 1-12, 2018.

VILLARREAL, Sandra Margarita; RICARDO, Carmen; ASTUDILLO, Mario Vásquez. Formación docente en blended learning y pedagogía de géneros textuales para la enseñanza de comprensión lectora. Revista Linguagem & Ensino, v. 25, n. especial, p. 205-224, 2022.

Livros e Capítulos de Livros

ASTUDILLO, Mario Vásquez; BOLZAN, D. P. V.; POWACZUK, A. C. H. Aprendizajes colaborativos en Educación Superior: Laboratorio de Cambio. In: Erla Mariela Morales Morgado. (Org.). Aprendizajes colaborativos en Educación Superior: Laboratorio de Cambio. 1ed.Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2022, v. 1, p. 463-472.

ASTUDILLO, Mario Vásquez. Competências na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): dimensões do conceito. In: BOLZAN, Doris Pires Vargas; POWACZUK, Ana Carla Hollweg; DALLA CORTE, Marilene Gabriel. Singularidades da formação e do desenvolvimento profissional docente: contextos emergentes na educação, Porto Alegre: EDIPUCRS, ISBN 978-65-5623-139-6, p. 241-260, https://editora.pucrs.br/livro/1508/, 2021.

ASTUDILLO, Mario Vásquez, The Blended Learning Pedagogical Model in Higher Education. In: Martín-García, Antonio. Blended Learning: Convergence between Technology and Pedagogy, Suíça: Springer, ISBN: 978-3-030-45781-5, DOI: 10.1007/978-3-030-45781-5_7, p.141-166, 2020.

ASTUDILLO, Mario Vásquez, VEIGA, Adriana, ROZA, Jiani. Capítulo 13: O Blended Learning no ensino superior para o desenvolvimento de competências. Série Educar, Tecnologia Vol. 14, Editora Poisson: Belo Horizonte, Brasil, ISBN: 978-65-86127-07-2, DOI: 10.36229/978-65-86127-07-2.CAP.13, 2020.

ASTUDILLO, Mario Vásquez, GARCÍA, Eloy, LEGUIZAMO, Ana. El tercer entorno digital: espacio de encuentro cultural. In: BARCELOS, V., PASINI, G., LEMES, J., CARVALHO, E., AMARAL, A. (Orgs.). A educação, a cultura e a não-violência na América Latina, Santa Maria: Labirintos, ISBN: 978-65-990826-0-3, 2020. 

ASTUDILLO, Mario Vásquez, MARTÍN-GARCÍA, Antonio, ORTIZ, Jorge. Tecnologías digitales en la posmodernidad: desafíos para la escuela. In: PASINI, Carlos Giovani Delevati; BARCELOS, Valdo [et. al.] (Orgs). A educação, a intercultura e a literatura latinas da pós-modernidade. Santa María: Labirintos, ISBN: 978-65-990826-4-1, p.21-33, 2020. 

CAETANO, L. M. D.; XAVIER, A. R. (Org.); Tavares, R. S. A. (Org.) ; MUNIZ, K. R. A. (Org.) . Pluralidade cultural brasileira: aspectos conceituais e contextuais. 1. ed. Fortaleza: Imprece, 2019. v. 1. 

CAETANO, L. M. D.; LIMA, F. N. L. . Tecnologia da Informação como política setorial de eficiência administrativa numa universidade federal brasileira. In: Antônio Roberto Xavier; Sâmia Nagilb Maluf; Maria do Rosário de Fátima Portela Cysne. (Org.). Gestão e Políticas Públicas: estratégias, práticas e desafios. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2019, v. 1, p. 153-171.

CAETANO, L. M. D.; NASCIMENTO, M. M. N. . Recursos digitais no ensino da cultura afro-brasileira. In: Karla Renata de Aguiar Muniz; Rosalina Semedo de Andrade Tavares; Luís Miguel Dias Caetano. (Org.). Pluralidade cultural brasileira: aspectos conceituais e contextuais. 1ed.Fortaleza: Imprece, 2019, v. 1, p. 165-184.

CAETANO, L. M. D.; NASCIMENTO, M. M. N. ; VEIGA, A. M. da. R. Apps no Ensino: conceitos e potencialidades educativas. In: Albino Oliveira Nunes; Francisco das Chagas Silva Souza; Verônica Maria de Araújo Pontes. (Org.). Ensino da Educação Básica. 1ed.Natal: Editora IFRN, 2019, v. 3, p. 212-228.

CAETANO, L. M. D.; NASCIMENTO, M. M. N. . Tecnologia e pedagogia: caminhos para o sucesso. In: Marcelo Vieira Pustilnik. (Org.). Robótica Educacional e Aprendizagem:o lúdico e o aprender fazendo em sala de aula. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 23-38.

CAETANO, L. M. D.. Contribuições da Tecnologia na Pesquisa Educacional. In: Aluizio Lendl; Maria Lúcia Pessoa Sampaio;Marcos Nonato de Oliveira. (Org.). Pesquisas e Ensino de Leitura, Literatura de Língua Portuguesa. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 121-136.

CECCHIN, Andréa Forgiarini, NOGUEIRA, Vanessa dos Santos. Docência no ensino superior a distância: percepções de docentes e discentes do curso de pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria. In: A docência do ensino superior em discussão. 1ed.: Navegando Publicações, 2018, v. , p. 117-140.

COLUSSO, Paulo Roberto et all. Orientações para a produção de materiais didáticos do Núcleo de Tecnologia Educacional/UFSM  ISBN 978-85-8341-200-7 http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15262.

COLUSSO, Paulo Roberto et all. A UAB/UFSM E OS POLOS DE ATUAÇÃO: ACOMPANHAMENTO E AÇÕES DE INTEGRAÇÃO EmRede-Revista de Educação a Distância, 2017.

CONCEIÇÃO. E. de. F. V.; GHISLENI, T. S.; ALVES. M. A. Letramento Digital: Inserções Tecnológicas no Contexto Formador do Pedagogo. In: ADAIME, M. B. (org). Promoção da aprendizagem e tecnologias educacionais: aprendizagem no ensino superior, acessibilidade e ações afirmativas. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2019, p. 429-439.ISBN 9788583840794. 

CUREAU, M. R. R.. Ensino e Aprendizagem em EaD. 1. ed. Santa Maria: Núcleo de Tecnologia Educacional, 2019. v. 1. UFSM. ISBN 978-85-8341-242-7 

DOMINGUEZ, F.R. TRINDADE, T. P. . Docência universitária: novas tendências e metodologias de aprendizagem, ensino e formação. 1. ed. Cabo Frio- Rio de Janeiro (RJ): Dictio Brasil, 2020. v. 1. 255p. DOI: doi.org/10.35417/978-65-86953-08-4.

DOMINGUEZ, F. R; CORRÊA, M. B. ; ; NUÑEZ, M. B. . Educação, pesquisa e produção do conhecimento: distintos enfoques e abordagens no cenário atual. 1. ed. Cabo Frio- Rio de Janeiro (RJ): Dictio Brasil, 2020. v. 1. 271p . DOI: doi.org/10.35417/978-65-86953-11-4.

DOMINGUEZ, F. R. CORRÊA, M. B. ; NUÑEZ, M. B. . Temas em Debate: um panorama contemporâneo das pesquisas em educação. 1. ed. Cabo Frio- Rio de Janeiro (RJ): Dictio Brasil, 2020. v. 1. 287p. doi.org/10.35417/978-65-86953-12-1.

DOMINGUEZ, F. R. TRINDADE, T. P. . Tendências nacionais e internacionais: a docência universitária no viés das tecnologias educacionais. In: Fabiane da Rosa Dominguez; Thaís Pulgatti Trindade.. (Org.). Docência universitária: novas tendências e metodologias de aprendizagem, ensino e formação. 1ed.Cabo Frio- Rio de Janeiro (RJ): Dictio Brasil, 2020, v. 1, p. 15-44. DOI: doi.org/10.35417/978-65-86953-08-4.

DOMINGUEZ, F. R. ;ROSA, Jovaneli Lara Xavier Siqueira da; Honnef. Cláucia . O EU, O OUTRO E O NÓS: DIÁLOGOS SOBRE AS QUESTÕES DE DIVERSIDADE E DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL IPÊ AMARELO. In: Viviane Ache Cancian, Juliana Goelzer, Vivian Jamile Beling. (Org.). PRÁTICAS FORMATIVAS E PEDAGÓGICAS NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL IPÊ AMARELO-UFSM: narrativas docentes. 1ed.Santa Maria: CTISM, 2019, v. 1, p. 197-206.

DOMINGUEZ, F. R.; GIRARDI, Michele Ruviaro ; SCHIO, Suelem Righi . O MOVIMENTAR DAS ROTINAS NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL IPÊ AMARELO/UFSM: POTENCIALIZANDO AS AÇÕES PEDAGÓGICAS. In: Viviane Ache Cancian, Juliana Goelzer, Vivian Jamile Beling. (Org.). PRÁTICAS FORMATIVAS E PEDAGÓGICAS NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL IPÊ AMARELO-UFSM: narrativas docentes. 1ed.Santa Maria: CTISM, 2019, v. 1, p. 161-172.

DOMINGUEZ, F. R.; RIGUE, F. M. . Aspectos que dificultam o exercício profissional docente na contemporaneidade. In: Renato Martins e Silva;Lia Beatriz Teixeira Torraca;. (Org.). Ensino médio e educação profissionalizante. 1ed.Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2018, v. 1, p. 1-145.

GOULART, Sheila de Oliveira ; Postiglione, Elionai de Moraes ; Almeida, Damiana Machado de ; Lopes, Luis Felipe Dias ; Dornelles, Murilo da Silva ; Meneghetti, Patrick Costa . ESTRESSE OCUPACIONAL EM TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. In: Auristela Correa de Castro. (Org.). Adminsitração: Princípios de Administração e suas tendências.. 2ed.Gurujá: Científica Digital, 2021, v. 2, p. 157-172.

MENEZES, S. V.; ROZA, Jiani Cardoso da  GENIUS MATH: UMA APLICAÇÃO MOBILE PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA PRÉ-ESCOLA. In: Everson Mario Novak. (Org.). Informática aplicada à educação. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2018, v. 1, p. 1-12.

POSTIGLIONE, E. M.; STRAPPAZZON, J. S. ; SCHOCK, I. . PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS COM A MEDIAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Naíola Paiva de Miranda; Roger Goulart Mello. (Org.). EDUCAÇÃO EM FOCO: TECNOLOGIAS DIGITAIS E INOVAÇÕES EM PRÁTICAS DE ENSINO. 3ed.RIO DE JANEIRO: e-PUBLICAR, 2022, v. 3, p. 338-350.

POSTIGLIONE, E. M.; STRAPPAZZON, J. S. ; SCHOCK, I. . CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL PÓS-PANDEMIA E AS POSSIBILIDADES MEDIATIZADAS PELAS TECNOLOGIAS A PARTIR DA ÉTICA E DA ESTÉTICA. In: Naíola Paiva de Miranda; Roger Goulart Mello. (Org.). EDUCAÇÃO EM FOCO: TECNOLOGIAS DIGITAIS E INOVAÇÕES EM PRÁTICAS DE ENSINO. 3ed.RIO DE JANEIRO: e-PUBLICAR, 2022, v. 3, p. 388-395.

POSTIGLIONE, E. M.; GABBI, R. E. ; LIMA, K. M. . A GESTÃO DE PESSOAS NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL. In: Cristiane Penning Pauli de Menezes. (Org.). IMPLICAÇÕES DA AUDITORIA E A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NA EMPRESA MODERNA & A CONTABILIDADE DE ONGS E OS DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO FRENTE AOS PROCESSOS DE NEGÓCIOS E A NECESSIDADE DE INOVAÇÃO. 1ed.SANTA MARIA: FADISMA, 2020, v. 1, p. 33-44.

POSTIGLIONE, E. M.; RODRIGUES, L. S. . BENEFÍCIOS QUE O EMPRESÁRIO DO FUTURO TEM AO UTILIZAR A AUDITORIA COMO FERRAMENTA. IMPLICAÇÕES DA AUDITORIA E A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NA EMPRESA MODERNA & A CONTABILIDADE DE ONGS E OS DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO FRENTE AOS PROCESSOS DE NEGÓCIOS E A NECESSIDADE DE INOVAÇÃO. 1ed.SANTA MARIA: FADISMA, 2020, v. 1, p. 57-70.

POSTIGLIONE, E. M.. Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Técnico de Nível Médio. 1. ed. Curitiba: Brazil Publishing, 2018. v. 1. 112p .

POSTIGLIONE, E. M.; SCHUMACHER, L. I.; SENNA, V. . O REFLEXO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. In: IÁSIN SCHÄFFER STAHLHÖFER; MAURO LUIZ CERVI; VANESSA DOS SANTOS NOGUEIRA. (Org.). EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E CULTURA DIGITAL. 1ed.SÃO PAULO: PERSE, 2018, v. , p. 18-34.

POSTIGLIONE, E. M.. A Importância dos Programas de Compliance para a Administração Pública. In: Adriano F. Puerari; Eduardo Pazinato, Ricardo Coelho, Sandro Bittencourt. (Org.). Compliance, Integridade Corporativa e Práticas Anticorrupção: reflexões sociojurídicas e contábeis. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 171-186.

POSTIGLIONE, E. M.; PINHEIRO, L. F. G. . AÇÕES RELEVANTES NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS: CORRELAÇÃO TRABALHISTA PÚBLICO-PRIVADO. In: Andrés Puskovic Olano; Cristiane Penning Pauli de Menezes; Fábio Rijo Duarte. (Org.). A TERCEIRIZAÇÃO OU SUBCONTRATAÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. 1ed.Santa Maria: FADISMA, 2017, v. 1, p. 71-88.

POSTIGLIONE, E. M.; NEDEL, N. K. ; COCCO, F. M. . Manual de trabalhos acadêmicos (MTA) – FADISMA. 2019.

MEDEIROS, L.M.; CONTI, V.;  CANCELIER, J. W.; DA SILVA, J. P. M.; COLUSSO, P. R. Potencialidade do Google Maps nas aulas de Geografia em uma escola do campo – Revista Diálogo Educacional 18 (58), 779-797.

NASCIMENTO, M. M. N. ; CAETANO, L. M. D. . Relação homem e trabalho na visão marxiana. In: Ivanaldo Santos. (Org.). Filosofia & Ciências Humanas: teorias e problemas. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2017, v. 1, p. 345-357.

NOGUEIRA, Vanessa dos Santos. Autoetnografia Virtual. In: Iásin Schäffer Stahlhöfer, Mauro Luiz Cervi, Vanessa dos Santos Nogueira. (Org.). Educação, Tecnologia e Cultura Digital. 1 ed.São Paulo: Perse, 2018, v. 1, p. 214-233.

NOGUEIRA, Vanessa dos Santos; PIZZI, J . Reconhecimento intersubjetivo em redes sociais na internet. In: PIZZI, J. e SILVA, Márica Alves da.. (Org.). Diálogo Crítico-Educativo V. Interlocuções. 01 ed.Pelotas: Editora UFPEL, 2015, v. 1, p. 20-29.

NOGUEIRA, Vanessa dos Santos. Reconhecimento Intersubjetivo Virtual: uma análise a partir de Honneth. 1. ed. Curitiba: Editora Prismas, 2017. v. 1. 281p 

PAVANI, S. A.; POZZER, C.; COLUSSO, P. R. BANCADA VIRTUAL PARA LABORATÓRIOS DE AUTOMAÇÃO PNEUMÁTICA, HIDRÁULICA, ACIONAMENTO DE MOTORES E CONTROLADORES DE PROCESSO–UM CASO EM EVOLUÇÃO – Revista de Ensino de Engenharia, 2019.

RADAELLI, Mara R.R.; OLIVEIRA, A. M. . Tecnologias Educacionais em Rede, Inovação e Democratização: Desafios para a Escola Pública. In: Ana Claudia Oliveira Pavão; Karla Marques da Rocha. (Org.). Tecnologias Educacionais em Rede Produtos e Práticas Inovadoras. 01ed.Santa Maria RS: Editora Experimental pE.com UFSM, 2017, v. 01, p. 219-234.

ROZA, Marcelo P. Da ; ROZA, Jiani C. Da ; Veiga, Adriana M. Da R. . DOCÊNCIA NO CONTEXTO ATUAL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: A EDUCAÇÃO VIRTUAL IMERSIVA. In: Anna Paula Lombardi. (Org.). Arqueologia das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 3. 3ed.: Antonella Carvalho de Oliveira, 2019, v. 3, p. 1-13.

ROZA, Jiani C; ROZA, Marcelo Pedroso da ; Veiga, Adriana Moreira da . Ensino híbrido: como hibridizar na educação contemporânea. In: Glaucio Martins da Silva Bandeira; Cristiana Barcelos da Silva; Patrícia Gonçalves de Freitas. (Org.). Olhares da educação: ações, rupturas e conhecimento na construção de saberes coletivos. 1ed.Rio de Janeiro: e-Publicar, 2023, v. 3, p. 201-219.

ROZA, Marcelo Pedroso da ; ROZA, Jiani Cardoso da ; Veiga, Adriana Moreira da . Auto(trans)formação docente em ambiente digital imersivo. In: Glaucio Martins da Silva Bandeira; Cristiana Barcelos da Silva; Patrícia Gonçalves de Freitas. (Org.). Olhares da educação: ações, rupturas e conhecimento na construção de saberes coletivos. 1ed.Rio de Janeiro: e-Publicar, 2023, v. 3, p. 479-499.

XAVIER, L. C. V. ; FREITAS, F. E. C. ; CAETANO, L. M. D. . Cultura Afro-Brasileira, Eurocentrismo, Interculturaldade e Currículo: Desafios para a projeção da UNILAB. In: Antônio Roberto Xavier; Lisimére Cordeiro do Vale Xavier; Luís Miguel Dias Caetano; Francisco Emílio Campelo Freitas. (Org.). Unilab e a Integração Cultural Lusófona: tribos, povos e nacionalidades em uma universidade. 1ed.Fortaleza: IMPRECE, 2017, v. 1, p. 15-37.

XAVIER, A. R. (Org.); XAVIER, L. C. V. (Org.) ; CAETANO, L. M. D. (Org.) ; FREITAS, F. E. C. (Org.) . Unilab e a integração cultural lusófona: tribos, povos e nacionalidades em uma universalidade. 1. ed. Fortaleza: IMPRECE, 2017. v. 1. 243p .

Anais de eventos

ACQUA, L. G. D. ; SCHLOTTGEN, A. ; SCHLOSSER, P. R. ; PAULI, E. ; CUREAU, M. R. R. . PLUGIN DO MOODLE PARA CONTROLE DE ATIVIDADES PENDENTES. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD, 2018, Natal/RN. XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD, IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância., 2018.

AQUINO, J. C. F. ; CAETANO, L. M. D. . Inovação nas escolas públicas: utilização de aplicativos na educação infantil. In: Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente, 2020, Redenção. Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente, 2019. v. 1. p. 1-12.

BERGER, P. D. O. L. ; POSTIGLIONE, E. M. . Controladoria em uma Empresa de Pequeno Porte: a Importância do uso de Ferramentas de Controle para Melhoria da Gestão. In: III Congresso de Contabilidade da UFRGS, 2018, Porto Alegre. Anais do III Congresso de Contabilidade da UFRGS, 2018.

CAETANO, L. M. D.; NASCIMENTO, M. M. N. . Tecnologia e educação: recursos potencializadores das práticas pedagógicas. In: II Congresso de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas, 2016, Pau dos Ferros. Anais do II Congresso de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Pau dos Ferros: FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR – FACEP, 2016. v. 2.

CAETANO, L. M. D.. Comportamento organizacional e o processo de criatividade na gestão de pessoas.. In: II Congresso de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas, 2016, Pau dos Ferros. Anais do II Congresso de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Pau dos Ferros: FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR – FACEP, 2016. v. 2.

CAETANO, L. M. D.; NASCIMENTO, M. M. N. ; VEIGA, A. M. da. R. Sala de aula invertida: uma experiência com Mobile Learning. In: Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2019, Porto Alegre. Anais do XXVII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2019. v. 1. p. 173-182.

CAETANO, L. M. D.; SILVA, M. A. L. ; SOUZA, A. M. L. ; SILVA, A. A. L. . Qualidade nos serviços públicos aplicada à educação especial. In: II Encontro Internacional de Jovens Investigadores – JOIN 2017, 2018, Ponta Delgada. Atas do II Encontro Internacional de Jovens Investigadores – JOIN 2017. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2017. v. 1. p. 279-288.

CAETANO, L. M. D.; NASCIMENTO, M. M. N. . Integração de recursos digitais no ensino fundamental. In: II Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2017, São Luís. Anais do II Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. São Luis: EDUFMA, 2017. 

CECHIN, Andréa Forgiarini; NOGUEIRA, Vanessa dos Santos  Docência no Ensino Superior a Distância: percepções de docentes e discentes do curso de pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria. In: V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior – III Encontro de Políticas e Processos de Educação Superior XI – Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional, 2017, Santa Maria. Anais do V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior – III Encontro de Políticas e Processos de Educação Superior XI – Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional. Santa Maria: UFSM, 2017. v. 1. p. 1-10.

CONCEIÇÃO, E.de. F. V.. Et al. Cultura escrita: reflexões sobre ensinar e aprender. Santa Maria, 2015. In: XXX Jornada Acadêmica Integrada, 2015, Santa Maria. Anais da XXX Jornada Acadêmica Integrada, Santa Maria. Disponível em: http://portal.ufsm.br/jai/anais/trabalho.html?action=anais.

CONCEIÇÃO, E.de. F. V. Et al. Circuitos de atividades: a construção da leitura e da escrita e a interação grupal. Curitiba, 2015. In: EDUCERE, 2015, Curitiba. Anais do banco de trabalhos EDUCERE, Cutitiba.

CONCEIÇÃO, E.de. F. V.; VEIGA. A. M .R.; GHISLENI, T. S. O letramento digital na escola básica e demandas para a formação docente no século xxi. 2018. In: Fórum Integrado de Ensino. Santa Maria. UFN. 2018. Anais fórum Integrado de ensino, Santa Maria, 2018. Disponível em: http://https://www.ufn.edu.br/eventos/maiseventos/Anaiss.aspx?id=xItgYZLZOiE=

CONCEIÇÃO, E.de. F. V.; GHISLENI, T. S. Letramento Digital: Inserções Tecnológicas no Contexto Formador do pedagogo. 2018. In: SEPE: Simpósio de Ensino Pesquisa e Extenção, Santa Maria, 2018. Anais do Simpósio de Ensino Pesquisa e Extenção, Santa Maria, 2018. ISSN 2316-9745. 

CONCEIÇÃO, E.de. F. V.; GHISLENI, T. S. letramento digital: inserções tecnológicas no contexto formador do pedagogo. 2018. In: 33ª Jornada Acadêmica Integrada. Santa Maria, UFSM, 2018. Anais da 33ª Jornada Acadêmica Integrada, Santa Maria, 2018. Disponível em: http://https://portal.ufsm.br/jai/trabalho/trabalho.html?action=anais.

CONCEIÇÃO, E.de. F. V.; GHISLENI, T. S. Letramento Digital: Inserções Tecnológicas no Contexto Formador do Pedagogo. 2019. In: Iv Seminário Aprendizagem No Ensino Superior, Acessibilidade E Ações Afirmativas – Santa Maria, UFSM, 2018. Anais do Iv Seminário Aprendizagem No Ensino Superior, Acessibilidade E Ações Afirmativas, Santa Maria, 2018.

CONCEIÇÃO,  E.de. F. V.; GHISLENI, T. S. Descobrindo a pós-graduação com o auxílio da gamificação, Santa Maria, 2019. In: XVII Seminário Internacional de Letras II Seminário Internacional de Ensino em Humanidades e Linguagens. 2019, Santa Maria. Anais do XVII Seminário Internacional de Letras II Seminário Internacional de Ensino em Humanidades e Linguagens. 2019, Santa Maria, UFN. Disponível em: http://https://www.ufn.edu.br/eventos/maiseventos/Anaiss.aspx?id=82wFM1PUa+Q=

COLUSSO, P. R. ; Luiz Guilherme Dall Acua3 ; CUREAU, M. R. R. . Acessibilidade e responsividade em videoaulas: desenvolvimento de uma plataforma online para exibição de vídeos. In: XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e do II Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, 2016, São João Del Rei. Anais do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2016. v. 1. p. 461-470.

COLUSSO, Paulo Roberto et all. Acessibilidade e responsividade em videoaulas: desenvolvimento de uma plataforma online para exibição de vídeos, ESUD, 2016.

COLUSSO, Paulo Roberto et all. Potencialidade do Moodle na mediação do sistema de gerenciamento de bolsistas da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Santa Maria, ESUD 2018.

COLUSSO, Paulo Roberto et all. A utilização do ambiente Moodle como estratégia de gestão dentro da educação superior a distância no sistema UAB na Universidade Federal de Santa Maria, ESUD 2018.

COLUSSO, Paulo Roberto et all. Design de informação em materiais didáticos interativos, ESUD 2014.

CUREAU, M. R. R.; SCHLOSSER, P. R. ; SCHLOTTGEN, A. ; ACQUA, L. G. D. ; PAULI, E. . Uso do Moodle como apoio avaliativo nas atividades de cursos presenciais. In: XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD), 2018, Natal/RN. Educação em rede: construindo uma nova ecologia para a cultura digital, 2018.

CUREAU, M. R. R. COLUSSO, P. R.. O Processo avaliativo no Moodle utilizando as categorias de notas do portal do professor da UFSM. In: XII Congresso brasileiro de ensino superior a distância e I Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância, 2015, Salvador/BA. Cultura Digital e Inovação: tecnologia educacional e dispositivos móveis. Salvador/BA: UNEAD – UNEB, 2015. v. 1. p. 1-1341.

DOMINGUEZ, F. R. ; RIGUE, F. M. ; VEIGA, A. M. R. . FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS NA UFSM: UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO AVEA MOODLE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM PRESENCIAL. In: X Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária (CIDU), 2019, Porto Alegre. Anais do X Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária (CIDU). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019. v. 1. p. 1-13.6.

DOMINGUEZ, F. R. ; RIGUE, F. M. ; RIGUE, F. M. ; VEIGA, A. M. R. . AS MÍDIAS DIGITAIS E SUAS RESSIGNIFICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES FORMADORES. In: Seminário Inovação Pedagógica: Repensando estratégias de formação acadêmico-profissional em diálogo entre Educação Básica e Educação Superior, 2018, Uruguaiana. Seminário Inovação Pedagógica: Repensando estratégias de formação acadêmico-profissional em diálogo entre Educação Básica e Educação Superior. Uruguaiana: Revisão Gabriel Müller Konflanz, 2018. v. 1. p. 1-137.9.

DOMINGUEZ, F. R. ; VEIGA, A. M. R. ; RIGUE, F. M. ; RIGUE, F. M. . O TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR INICIANTE NO CONTEXTO DO PEG: UM OLHAR PARA A ESCUTA SENSÍVEL. In: 2º Compartilhando Saberes, 2018, Santa Maria. 2º Compartilhando Saberes. Santa Maria: Pró-Reitoria de Graduação UFSM, 2018. v. 2. p. 1-12.

FAVARIN, E. do A. ; CAETANO, L. M. D. ; VEIGA, A. M. da. R. . As experiências de integração das tecnologias na formação inicial de professores. In: III Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, 2015, Santa Maria. III Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, 2015.

MENEZES, Stefane ; ROZA, Jiani da . Genius Math: uma aplicação mobile para auxiliar a aprendizagem da matemática na pré-escola.. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia. v. 27. p. 250-259.

POSTIGLIONE, E. M.; STRAPPAZZON, J. S. ; SCHOCK, I. . AS REESTRUTURAÇÕES PEDAGÓGICAS NECESSARIAS AO ENSINO FUNDAMENTAL PARA CONTEMPLAR DEMANDAS TECNOLOÓGICAS DA EDUCAÇÃO. In: ENCONTRO ESTADUAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO (EDIPE), 2021, GOIÂNIA. ANAIS DO ENCONTRO ESTADUAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO (EDIPE), 2021. v. 9. p. 1-13.

POSTIGLIONE, E. M.; PEREIRA, M. M. ; PADILHA, F. B. ; POSSER, G. W. . ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS DE SANTAMARIA/RS SOBRE O PROCESSO DE SUCESSÃOEMPRESARIAL. In: SEMANA ACADÊMICA FADISMA ENTREMENTES – 17ª EDIÇÃO, 2021, SANTA MARIA. ANAIS DA SEMANA ACADÊMICA FADISMA ENTREMENTES – 17ª EDIÇÃO. SANTA MARIA: FADISMA, 2020. v. 17.

POSTIGLIONE, E. M.; STRAPPAZZON, J. S. ; SCHOCK, I. . NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA MEDIAR O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO TÉCNICO. In: CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES 2021, 2021, DIADEMA. ANAIS DO CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES 2021, 2021. p. 224.

POSTIGLIONE, E. M.; STRAPPAZZON, J. S. ; SCHOCK, I. . O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. In: CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES 2021, 2021, DIADEMA. ANAIS DO CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES 2021, 2021. p. 342.

POSTIGLIONE, E. M.; COSTA, H. D. . LOA DA UNIÃO 2021: UMA EXPECTATIVA PÓS PANDEMIA. In: SEMANA ACADÊMICA FADISMA ENTREMENTES – 17ª EDIÇÃO, 2020, SANTA MARIA. ANAIS DA SEMANA ACADÊMICA FADISMA ENTREMENTES – 17ª EDIÇÃO. SANTA MARIA: FADISMA, 2020. v. 17.

NASCIMENTO, M. M. N.; Francisca Edneide Cesário de Oliveira ; Maria da Conceição Costa ; Elenice Alves Pereira . INTERVENÇÃO DOCENTE: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO TRABALHO COM A LINGUAGEM NÃO VERBAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2017, João Pessoa. Anais IV CONEDU, 2017. v. 1.

NOGUEIRA, Vanessa dos Santos; PIZZI, J . Honneth frente a Virtualidade na Educação a Distância. In: 12 º Colóquio Habermas e 3 º Colóquio de Filosofia da Informação, 2016, Rio de Janeiro. Anais do 12 º Colóquio Habermas e 3 º Colóquio de Filosofia da Informação, 2016. v. 1. p. 528-546.

NOGUEIRA, Vanessa dos Santos. Políticas públicas para formação de professores: sistema da Universidade Aberta do Brasil. In: V Seminário Nacional de Filosofia e Educação (Senafe) – I Seminário Internacional de Filosofia E Educação (SEINFE), 2015, Santa Maria. V Seminário Nacional de Filosofia e Educação: confluências I Seminário Internacional de Filosofia e Educação: confluências: tema: biopolítica, barbárie e educação, 2015. v. 1. p. 01-13.

OLIVEIRA, A. M. ; RADAELLI, M. R. R.; DUARTE,F. U.; KOLTON, G. O.; MEIRA, R. R.; BOESSIO, L.; GUERCHE, T. P.; HENRIQUE, I. R. CODATA- COMUNIDADE COLABORATIVA DE DADOS. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2015. Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação 2015, 2015. p. 357-363.

POSTIGLIONE, E. M.; OZORES, D. A PROTEÇÃO AO PATRIMÔNIO PÚBLICO: UMA ANÁLISE HISTÓRICA. In: XVII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL, 2019, BENTO GONÇALVES. ANAIS DA XVII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL. BENTO GONÇALVES: CCRS, 2019. v. 17. p. 1-17.

POSTIGLIONE, E. M.; ROSA, R. S. . ANÁLISE DO CONTROLE INTERNO DE UMA EMPRESA DE VAREJO. In: XVII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL, 2019, BENTO GONÇALVES. ANAIS DA XVII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL, 2019. v. XVII. p. 1-16.

POSTIGLIONE, E. M.; CARLETTO, M. P. . A RELEVÂNCIA DOS CONTROLES INTERNOS NA GESTÃO DE UMA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO. In: XVII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL, 2019, BENTO GONÇALVES. ANAIS DA XVII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL, 2019. v. XVII. p. 1-16.

POSTIGLIONE, E. M.; SILVA, D. Uso efetivo de controles internos em uma microempresa de Santa Maria: Fundamentos para o crescimento e a manutenção do negócio. In: 1º Congresso de Contabilidade da UFRGS, 2016, Porto Alegre – RS. 1º Congresso de Iniciação Científica em Contabilidade da UFRGS. Porto Alegre – RS: UFRGS, 2016. v. 1. p. 1-12.

POSTIGLIONE, E. M.; CORINO, L. V. O.; RODRIGUES, L. S. PROJETO DECLARE-SE: A FACULDADE MAIS PERTO DO CONTRIBUINTE. In: SALÃO DE EXTENSÃO FADISMA, 2019, SANTA MARIA. ANAIS DO SALÃO DE EXTENSÃO FADISMA. SANTA MARIA: FADISMA, 2019. v. 3. p. 1-2.

POSTIGLIONE, E. M.; RUBENICH, V. ORÇAMENTO PÚBLICO: UM ELEMENTO BASE PARA A FORMAÇÃO DA CRITICIDADE E FISCALIZAÇÃO DO CIDADÃO BRASILEIRO. In: SALÃO DE EXTENSÃO FADISMA, 2019, SANTA MARIA. ANAIS DO SALÃO DE EXTENSÃO FADISMA. SANTA MARIA: FADISMA, 2019. v. 3. p. 1-2.

POSTIGLIONE, E. M. DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA. In: II Salão de Extensão da FADISMA, 2018, Santa Maria. Anais do II Salão de Extensão da FADISMA, 2018.

POSTIGLIONE, E. M.; PEREIRA, E. M. ; RUBENICH, V. ANÁLISE DA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL DA UNIÃO DE 2018: UM ENFOQUE NA OBSERVÂNCIA DA LEGISLAÇÃO. In: 15ª SEMANA ACADÊMICA DA FADISMA, 2018, SANTA MARIA. ANAIS DA 15ª SEMANA ACADÊMICA DA FADISMA. SANTA MARIA: FADISMA, 2018. v. 15.

RIGUE, F. M.; RIGUE, F. M.; DOMINGUEZ, F. R.; VEIGA, A. M. R. RELATO DE EXPERIÊNCIA E REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA ORIENTADA NO PEG. In: Seminário Inovação Pedagógica: Repensando estratégias de formação acadêmico-profissional em diálogo entre Educação Básica e Educação Superior, 2018, Uruguaiana. Anais Seminário Inovação Pedagógica: Repensando estratégias de formação acadêmico-profissional em diálogo entre Educação Básica e Educação Superior. Uruguaiana: Revisão Gabriel Müller Konflanz, 2018. v. 1. p. 1-137.

RADAELLI, Mara R.R.; FERREIRA, E. A. S.; DRESCH, T. M. P.; MELLO, I. C. O.; MORAIS, R. L. DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ESCOLA PÚBLICA: DIFERENTES REALIDADES, DIFERENTES DESAFIOS. In: Seminário Estadual de Educação, 2015, Cruz Alta. Anais de resumos / VI Seminário Estadual de Educação: qualidade na educação – Cruz Alta: UERGS, 2015., 2015. v. 3. p. 66-66. 

RADAELLI, Mara R.R.; OLIVEIRA, T. M. Linux Educacional na Mediação de Práticas Pedagógicas. In: Seminário Estadual de Educação: Qualidade na Educação, 2015, Cruz Alta. Anais de Resumos do Seminário Estadual de Educação: Qualidade na Educação. São Leopoldo: Oikos, 2015. v. 03. p. 51-51.

RIGUE, F. M.; DOMINGUEZ, F. R. ; VEIGA, A. M. R. . A FORMAÇÃO INICIAL EM NÍVEL SUPERIOR: ESTUDO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS. In: X Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária (CIDU), 2019, Porto Alegre. Anais do X Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária (CIDU). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019. v. 1. p. 1-10.

ROZA, Jiani Cardoso da; VEIGA, Adriana Moreira da Rocha; ROZA, Marcelo Pedroso da. APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DIGITAL NA PERSPECTIVA DO BLENDED LEARNING EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Anais do CIET:EnPED:2020 – (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1356

ROZA, Jiani; DA ROCHA, A. M. ; ROZA, Marcelo Pedroso da . Aprendizagem da docência digital na perspectiva do Blended Learning em um Instituto Federal de Educação. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância – CIET:EnPED 2020: Ressignificando a Presencialidade, 2020, São Paulo. CIET:EnPED 2020: Ressignificando a Presencialidade. São Paulo: UFSCar, 2020.

ROZA, Marcelo Pedroso da; ROZA, Jiani Cardoso da. Processos de aprendizagem e auto(trans)formação docente em ambiente digital imersivo (ADI). In: XI ANPED SUL 2016, 2016, Curitiba. Reunião Científica Regional da ANPED Sul. Curitiba/PR: Setor de Educação da UFPR, 2016. v. 11. p. 1-13. 

ROZA, Marcelo Pedroso da ; ROZA, Jiani Cardoso da ; DA ROCHA, A. M. . Docência no contexto atual das tecnologias digitais: a educação virtual imersiva. In: ticEDUCA2016. Digital Technologies & Future School., 2016, Lisboa. Atas do IV Congresso Internacional das TIC na Educação. Tecnologias digitais e a Escola do Futuro. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016. v. 4. p. 1568-1580.

VÁSQUEZ, Mario, VEIGA, Adriana; BARBIERO, Danilo. Aceitação e uso de tecnologias por estudantes do ensino superior. In: Jerônimo Siqueira Tybusch; Sílvia Maria de Oliveira Pavão; Bruna Pereira Alves Fiorin (Orgs.). Promoção da Aprendizagem e Tecnologias Educacionais: Aprendizagem no Ensino Superior, Acessibilidade e Ações Afirmativas. 1ed. Santa Maria: FACOS-UFSM, v., p. 202-213. ISBN: 978-85-8384-079-4, 2019.

VÁSQUEZ, Mario; VEIGA, Adriana; ROZA, Jiani. Modelo pedagógico de aprendizagem blended learning no ensino superior chileno para a aquisição de competências. In: 25º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2019, Poços de Caldas. Apresentações Trabalhos Científicos, 2019.

Dissertações e Teses

Grupo de Pesquisa em Educação na Cultura Digital e Redes de Formação – GPKOSMOS