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Formação de Professores e Práticas Educativas: Educação Básica e Superior

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS: EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR (GPFOPE)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

gpfope@gmail.com – Departamento de Metodologia do Ensino – MEN (3220 – 8197)

Projetos

Pesquisa

O estudo aqui proposto é um aprofundamento da pesquisa Aprendizagem docente e processos formativos: movimentos construtivos da professoralidade na educação básica e superior, aprovado pelo CNPq, chamada PQ 10/2009, processo nº 304863/2009-2. A temática dessa pesquisa envolveu a compreensão dos movimentos da professoralidade da educação básica e superior. Os estudos de BOLZAN (2002, 2004, 2005a, 2005b , 2005c, 2006, 2007a-2009a, 2007b, 2008, 2009b, 2010-2012); BOLZAN; ISAIA, 2006, 2007, 2008); ISAIA e BOLZAN (2006a, 2006b, 2007a, 2007b, 2008, 2009); ISAIA (2003a, 2003b, 2006a, 2006b, 2007-2010, 2008); ANASTASIOU (2002, 2004);PIMENTA (2002), TARDIF (2005); GARCIA (1997, 1998); SHÖN (1992,1997, 2000); SARMENTO (1994); PÉREZ GÒMEZ (1990,1997) darão a sustentação teórica a esta nova pesquisa, intitulada Aprendizagem da docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. Nosso foco é aprofundar a compreensão relativa às concepções sobre aprendizagem docente dos estudantes e professores formadores das licenciaturas (inicialmente pedagogia e educação especial) e como estas implicam nos processos formativos da docência. A relevância desta investigação coloca-se, pois, na busca de uma maior aproximação entre os estudos teóricos abordados durante os processos formativos iniciais dos estudantes e do desenvolvimento profissional de formadores de professores, levando-se em conta os modos como aprendem a docência. Assim, optamos pela narrativa sociocultural por se tratar de um estudo qualitativo, comportando uma análise que centra sua atenção nos processos de construção coletiva, a partir da realidade dos sujeitos participantes do processo. Por meio da análise da atividade discursiva/narrativa dos professores formadores e dos estudantes em formação inicial é possível fazer uma leitura dos significados e dos sentidos das atividades de estudo experienciadas. Esta abordagem implica a compreensão do processo de transformação, no qual os participantes da investigação explicitam suas ideias, revelando a subjetividade/objetividade das relações vividas na construção da docência (CONNELLY e CLANDININ (1995); ARNAUS (1995), FERRER (1995), McEWAN (1998); FREITAS (1994a, 1994b, 1998a, 1998b, 2000); BOLZAN, (2001, 2002, 2009-2012). Acreditamos que, ao compreender as concepções sobre aprendizagem docente manifestadas pelos estudantes e professores formadores e suas implicações nos processos formativos da docência seja possível contribuir para a (re)construção das bases epistemológicas que constituem os movimentos desse processo de aprender. Assim, este projeto de pesquisa será desenvolvido em três etapas: na primeira etapa, buscaremos realizar um estudo exploratório capaz de nos auxiliar na elaboração de categorias a partir das entrevistas realizadas; na segunda etapa, levantaremos as ideias que os sujeitos/colaboradores do estudo construíram acerca de sua aprendizagem docente e seu impacto nos processos formativos, a fim de identificar as recorrências que caracterizam os elementos constituintes das categorias; na terceira e última etapa, buscaremos explicitar a repercussão dos conhecimentos e saberes apropriados pelos colaboradores a partir das atividades de estudos desenvolvidas. Acreditamos que este estudo contribuirá para a compreensão das construções pedagógicas e epistemológicas na formação inicial e ao longo do desenvolvimento profissional de professores.

Este projeto de pesquisa constitui-se por meio do trabalho coletivo entre investigadores do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores – GPFOPE, professoras do Centro de Educação e do Sistema Público de Ensino, acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Educação Especial, Especialização em Gestão Educacional, Mestrado e do Doutorado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Esta pesquisa objetiva compreender o processo de construção da leitura e da escrita de estudantes, dos Sistemas de Ensino Municipal e Estadual, em fase de alfabetização e refletir sobre esta construção a partir das concepções docentes acerca da alfabetização. A abordagem do estudo é sociocultural, apoiado nas narrativas das professoras. Neste sentido, buscamos, a partir dos estudos sobre o processo de construção da leitura e da escrita, propiciar condições de autoria pedagógica e autonomia cognitiva aos diferentes sujeitos envolvidos na pesquisa, além de possibilitar a formação continuada em serviço. Além de favorecer a interação grupal, a discussão do papel do professor alfabetizador, as mediações pedagógicas e suas implicações na construção da língua escrita. A proposta poderá colaborar para a produção de inovações pedagógicas e contribuir para o avanço dos estudantes em processo de construção da lectoescrita. Este estudo possibilitará às professoras e aos pesquisadores do GPFOPE, a construção de um espaço para problematizar saberes e fazeres, acerca da alfabetização, permitindo melhoria na direção de “novos modos” de produzir estratégias pedagógicas neste campo.

O estudo aqui proposto insere-se na linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A partir dos estudos de ISAIA e BOLZAN (2003; 2004; 2005; 2006), ZABALZA (2004), ANASTASIOU (2002; 2004), PIMENTA (2002), ALTET (2002), TARDIF (2005) e ROGOFF (1994; 1995), pretendemos, nesta pesquisa, obter uma maior compreensão a respeito de como os professores que atuam na educação básica e superior se apropriam dos conhecimentos para praticar a docência, durante a formação continuada e em serviço, aproximando-os vez ou outra das questões práticas, buscando compreender de que forma esse processo repercute no seu fazer pedagógico. A relevância deste estudo coloca-se, pois, na busca de uma maior aproximação entre os estudos teóricos durante a formação profissional e as práticas docentes que se realizam no cotidiano pedagógico, levando-se em conta os movimentos constitutivos da professoralidade. Valendo-nos das temáticas em pauta, adotaremos uma abordagem metodológica de cunho qualitativo e sociocultural, envolvendo várias formas de pesquisa e modos de tratamento dos achados. Assim, optamos pela abordagem narrativa sociocultural que é uma abordagem complexa por se tratar de um estudo qualitativo que comporta uma análise que centra sua atenção nos processos de construção coletiva, a partir da realidade sociocultural dos sujeitos participantes do processo, pois, através da análise da atividade discursiva/narrativa dos professores é possível fazer uma leitura dos significados das atividades dos docentes. Esta abordagem implica a compreensão do processo de transformação, no qual os participantes da investigação explicitam suas idéias, revelando a subjetividade/objetividade das relações sociais vividas na docência. (CONNELLY E CLANDININ, 1995; BOLZAN, 2001, 2002). Observamos que o tratamento dos achados nem sempre é fácil de ser efetivado, uma vez que em muitas situações as reconstruções das entrevistas e das narrativas dependem da colaboração do interlocutor que foi sujeito do estudo e que precisará anuir com a publicização do material coletado. A investigação narrativa transcorre dentro de uma relação entre os pesquisadores e os participantes/docentes, constituindo-se em uma comunidade de atenção mútua, o que, sem dúvida, denota o esforço e empenho em que sujeitos participantes e pesquisadores se envolvem. Neste sentido, pretendemos encontrar, através desta pesquisa, possíveis respostas sobre os processos de profissionalização docente. Acreditamos que, compreendendo quais concepções norteiam suas práticas e como estas se consolidam ao longo de sua formação profissional, seja possível a (re)construção das bases epistemológicas que constituem os movimentos construtivos da docência. Desse modo, este projeto de pesquisa será desenvolvido em três etapas: na primeira etapa, buscaremos realizar um estudo exploratório capaz de nos auxiliar na construção de conjunto de categorias a partir das entrevistas realizadas; na segunda etapa, levantaremos as idéias que eles construíram acerca de sua aprendizagem docente e sua repercussão nos movimentos constitutivos da professoralidade; na terceira e última etapa, buscaremos explicitar a repercussão dos conhecimentos apropriados/aprendizagem docente ao longo de suas trajetórias formativas e sua relação com as práticas pedagógicas que desenvolvem em suas classes. Deste modo, acreditamos que este estudo contribuirá para a compreensão das construções pedagógicas e epistemológicas na formação profissional dos professores na educação básica e superior.

Objetivos:

Construir uma proposta integrada de trabalho entre as escolas dos Sistemas de Ensino Público e Particular e a Universidade, através das atividades nas disciplinas: Processos de Leitura e Escrita I e II, Organização do Trabalho Pedagógico e Práticas Educativas I, II, III, VI, V e VII do Departamento de Metodologia do Ensino, envolvendo estratégias de exploração sobre a leitura e a escrita nos estágios de observação participada e práticas de ensino.

Compreender as práticas de alfabetização em vigência nas primeiras séries dos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas escolas dos Sistemas de Ensino Público e Particular de Santa Maria.

Descrição:

Essa pesquisa desenvolve-se através de observações participantes em classes de alfabetização e da realização de circuitos de atividades diversificadas envolvendo a leitura e a escrita iniciais.

Objetivos:

Conhecer as concepções sobre a aprendizagem docente das professoras em formação inicial, continuada e em serviço em diferentes níveis de ensino.

Identificar quais os movimentos construtivos são produzidos no processo de aprendizagem docente nos diferentes níveis de Ensino – Educação Básica e Superior.

Descrição:

Este projeto caracteriza-se pelo estudo interinstitucional e integrado envolvendo professores da educação básica e superior, promovendo a formação inicial, continuada e em serviço a partir da construção de uma rede de interações e mediações capazes de promover o processo de aprendizagem docente, elemento construtivo da professoralidade.Tal processo organiza-se a partir de movimentos construtivos desencadeados pela trajetória profissional.

Objetivos:

Discutir temáticas relativas ao processos formativos educacionais, bem como aprofundar os entendimentos sobre as concepções referentes ao aprender, ensinar, educar, formar, [re]significar, construir, rememorar, estabelecer relações, e compartilhar concepções relativas a aprendizagem da docência na Educação Básica e Superior.

Descrição:

O trabalho desenvolve-se através da leitura de imagens oferecida nos Ciclos de Cinemas e Vídeos. Assim, com base nas cenas fílmicas assistidas e no aprofundamento teórico, proporcionado a partir das discussões sobre temáticas referentes aos processos de ensinar, de aprender, de educar, de cuidar e de construir conhecimento, buscamos aproximá-los da realidade dos processos de escolarização e docência na Educação Básica e Superior.

A temática deste projeto de pesquisa Docência e processos formativos: estudantes e professores em contextos emergentes tem como foco aprofundar a compreensão relativa à docência e os processos formativos dos estudantes e professores formadores das licenciaturas e professores em formação continuada na educação básica em contextos emergentes. Os estudos de BOLZAN (2002 a 2015); BOLZAN; ISAIA, 2006, 2007, 2008); ISAIA e BOLZAN (2006a a 2009); ISAIA (2003a a 2010); ANASTASIOU (2002, 2004); PIMENTA (2002), TARDIF (2005); GARCIA (1997, 1998); SHÖN (1992,1997, 2000); SARMENTO (1994); PÉREZ GÒMEZ (1990,1997) darão a sustentação teórica a esta nova investigação. Este estudo será desenvolvido em seis fases e seus objetivos específicos são: conhecer as ideias e/ou concepções acerca da aprendizagem da docência dos sujeitos em contextos emergentes; reconhecer os processos formativos vivenciados pelos sujeitos da docência em contextos emergentes, identificar os movimentos produzidos no processo de aprendizagem docente em contextos emergentes e identificar os contextos emergentes na educação básica e superior e sua implicação na aprendizagem da docência. Assim, optamos pela narrativa sociocultural por se tratar de um estudo qualitativo, comportando uma análise que centra sua atenção nos processos de construção compartilhada. Esta abordagem implica a compreensão do processo de transformação, no qual os participantes da investigação explicitam suas ideias, revelando a subjetividade/objetividade das relações vividas na construção da docência. Acreditamos que, ao compreender os processos formativos expressos pelos professores em diferentes níveis de formação e suas implicações na docência será possível contribuir para a reconstrução de bases formativas para a formação de professores.

Este projeto de pesquisa constitui-se por meio do trabalho coletivo entre investigadores do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores – GPFOPE, professoras do Centro de Educação e do Sistema Público de Ensino, acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Educação Especial, Especialização em Gestão Educacional, Mestrado e do Doutorado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Esta pesquisa objetiva desenvolver propostas didático-pedagógicas de modo a qualificar as práticas de leitura e de escrita na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A abordagem do estudo é qualitativa, tendo como temática central as estratégias teórico-metodológicas capazes de favorecer a construção da leitura e da escrita no contexto escolar. Como modalidade de investigação elegemos a pesquisa-ação, pela possibilidade de contemplar elementos que vem ao encontro do objetivo central do estudo. Esta nova proposta irá colaborar nas produções bibliográficas e teórico-metodológicas em sala de aula, contribuindo para o aprofundamento teórico dos pesquisadores do GPFOPE e a construção de um espaço de problematização sobre a alfabetização, permitindo melhoria na direção de “novos modos” de produzir estratégias pedagógicas neste campo.