FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS: EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR (GPFOPE)
Pesquisa Em Atividade
Contato:
gpfope@gmail.com – Departamento de Metodologia do Ensino – MEN (3220 – 8197)Material Adicional
Atividades de Ensino
- Curso de Licenciatura em Pedagogia (diurno)
- Processos da Leitura e da Escrita I
- Processos da Leitura e da Escrita II
- Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Estágio Supervisionado em Educação Infantil
- Trabalho de Conclusão de Curso I
- Trabalho de Conclusão de Curso II
- Organização da Ação Pedagógica
- Prática de Ensino da Educação Básica: Inserção e Monitoria
- Educação de Jovens e Adultos
- PED V – Saberes e Fazeres nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- PED VI – Saberes e Fazeres da Educação nas Suas Diferentes Modalidades
- PED VII – Saberes e Fazeres na Educação Básica
- Curso de Licenciatura em Educação Especial (diurno)
- Fundamentos da Leitura e Escrita
- Curso de Especialização em Gestão Educacional
- Elaboração de Monografia
- Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação: Mestrado e Doutorado
- Docência Orientada I
- Docência Orientada II
- Docência Orientada III
- Docência Orientada IV
- Leitura dirigida I
- Leitura Dirigida II
- Leitura Dirigida III
- Leitura Dirigida IV
- Prática de Pesquisa A
- Prática de Pesquisa B
- Seminário de Tese II
- Prática de Pesquisa I
- Prática de Pesquisa II
- Prática de Pesquisa A
- Prática de Pesquisa B
- Publicação Científica
- Seminário Avançado: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional
- Seminário Avançado: O Professor e seu Desenvolvimento Profissional
- Seminário Avançado: Processos Formativos, Docência e Inovação na Educação Superior
- Seminário Avançado: Processos Formativos, Docência e Inovação na Educação Superior
- Realização de Pós-Doutorado II
Ações
Estão vinculadas às práticas educativas desenvolvidas por professores em formação inicial, continuada e em serviço que atuam na Educação Básica e Superior. A ação também está vinculada a estudos teóricos de base interacionista/construtivista, envolvendo o processo de construção de conhecimento com ênfase na leitura e na escrita iniciais.
Desenvolvem-se ainda, estudos em grupos sobre aprendizagem docente, construção de conhecimento pedagógico, trajetórias e saberes docentes na Educação Básica e Superior.