FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS: EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR (GPFOPE)
Pesquisa Em Atividade
Contato:
gpfope@gmail.com – Departamento de Metodologia do Ensino – MEN (3220 – 8197)Linhas de Pesquisa
Nesta linha investigativa são desenvolvidas pesquisas na área da formação de professores, envolvendo a especificidade dos diferentes níveis de ensino, com enfoque, principalmente, nas construções de leitura e escrita e suas relações nas práticas. Além de explorar estudos sobre as mediações pedagógicas e suas repercussões sobre os saberes fazeres escolares, não escolares e universitários. Enfoca a carreira docente como um processo que une trajetórias pessoal e profissional nos contextos institucionais e socioculturais nos quais estes sujeitos atuam. Desataca-se a construção do conhecimento pedagógico compartilhado, via redes de mediações e interações, tanto na educação básica como superior.
Palavras-Chave
– Desenvolvimento Profissional Docente.
– Educação Básica.
– Formação de Professores.
– Conhecimento Pedagógico Compartilhado.
– Aprendizagem Docente.
– Leitura e Escrita
– Cultura Escrita
– Alfabetização
Essa segunda linha de pesquisa orienta-se para o desenvolvimento profissional dos docentes nos diferentes níveis, enfocando as pedagogias próprias para os níveis de ensino, bem como investiga os processos formativos permanentes, centrando-se assim, na compreensão das aprendizagens docentes, tendo por suporte redes de interações e mediações capazes de possibilitar a produção de novidades, permitindo a tessitura da professoralidade e os movimentos que dela decorrem.
Palavras-chave
– Formação de Professores
– Aprendizagem Docente
– Pedagogia Universitária
– Educação Superior
– Conhecimento Pedagógico Compartilhado
– Professoralidade
– Movimentos da Docência
Buscamos estudar acerca do trabalho pedagógico e seus desdobramentos, a partir dos seus contextos e a repercussão das políticas públicas na educação básica. A ênfase está nos estudos da educação infantil e anos iniciais, assim como na Educação de jovens e adultos. Destacamos, ainda, os estudos sobre a leitura e a escrita no contexto escolar formal e não formal.
Palavras-chave
- Educação Básica
- políticas públicas
- contextos emergentes
- Contextos educacionais formais e não-formais
- Gestão pedagógica
- Escola Pública e Educação