GRUPO DE PESQUISA EM DIREITO DA SOCIOBIODIVERSIDADE (GPDS)
Pesquisa Em Atividade
Contato:
gpds@ufsm.br Prédio:1184 Sala:302 – Rua Marechal Floriano Peixoto-Antiga ReitoriaProjetos
Pesquisa
O presente projeto foi contemplado com a Chamada CNPq N.º 14 – edital Universal – Faixa até R$ 20.000. O presente projeto conta com um bolsista finaciado pelo Edital FIPE Júnior/UFSM/2012. O projeto de pesquisa é registrado no Gabinete de Projetos do Centro de Ciências Socias e Humanas e no Sistema de Informação Educacional da UFSM sob o número 030115. A pesquisa busca pensar uma técnica-jurídica capaz de enfrentar a Problemática Ambiental, bem como a complexidade de demandas sociais oriundas deste fenômeno. Nesse sentido, o aumento na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e, consequentemente, das Tecnologias em Rede na atualidade produz modificações em vários segmentos da sociedade, permitindo o fluxo informacional como em nenhum outro momento histórico. As peculiaridades dos ambientes virtuais provocam diversas alterações nos modos de interação e interatividade das pessoas e comunidades, promovendo atitudes reflexivas na atuação de diversas instituições e atores sociais, bem como do próprio Estado, tanto na seara interna, quanto no cenário global. Dessa forma, a utilização das Tecnologias Informacionais em Rede operou uma verdadeira revolução, colocando em movimento e constante modificação a economia, o direito, a política e a cultura, centrada nos fluxos de informações instantâneas e transnacionais. A Sociedade em Rede produz, portanto, impactos em diversos segmentos exigindo respostas e decisões institucionais diferentes daquelas tradicionalmente desenvolvidas na modernidade. Assim, repensar os ramos do Direito nesse cenário contingencial e de Risco, em que os conceitos de tempo, espaço e fronteiras se relativizam o que, por certo, exige soluções jurídicas que considerem toda a complexidade dessa sociedade global em rede. O presente projeto insere-se nessa dinâmica, pois objetiva analisar o fluxo de informações e a formação de Redes Colaborativas na área ambiental, em especial na América Latina. Nesse sentido, a rede configura-se como um verdadeiro potencial democrático para ac.
Alunos envolvidos: Gradução: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luiz Ernani Bonesso de Araújo – Integrante / Andreia Machado Oliveira – Integrante / Frederico Menine Schaf – Integrante / Isabel Christine Silva De Gregori – Integrante / Jerônimo Siqueira Tybusch – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1