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Grupo de Pesquisa Práticas e Formação para Docência: Educação Básica e Superior

GRUPO DE PESQUISA PRÁTICAS E FORMAÇÃO PARA DOCÊNCIA: EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR (GPDOC)

Pesquisa Em Atividade

Projetos

Ensino

Em consonância com os projetos já desenvolvidos em outras edições do Programa, o PIBID/UFSM 2020 tem como principal objetivo constituir um espaço de aprendizagem da docência através do estabelecimento de redes entre escolas públicas de educação básica e universidade, por meio da inserção de licenciandos no cotidiano escolar de modo a oportunizar lhes a criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. Nessa edição, conforme prerrogativa do Edital 02/2020, objetivamos também contribuir com as práticas leitura e escrita desde a entrada da criança na escola visando que o processo de alfabetização seja concluído com êxito em menor tempo possível. Para tanto, propomos o Subprojeto da Pedagogia, com 2 núcleos com ênfase na Alfabetização, na tentativa de atender a demanda da cidade e região, assim como cumprir com o papel da universidade na implementação do Plano Nacional de Alfabetização (PNA – 2019).

A proposta tinha seu foco no desenvolvimento de estratégias pedagógicas, com ênfase na leitura e na escrita, considerando as múltiplas infâncias presentes no cotidiano escolar. Almejava-se fomentar a inovação no trabalho pedagógico, a partir da constituição de grupos de trabalho organizados em colaboração entre estudantes em formação, professores egressos do curso de pedagogia e professores em exercício nos anos iniciais da rede municipal e estadual. O referido projeto desenvolveu propostas de reagrupamento de turmas no ciclo da alfabetização, contemplando circuitos de atividades diferenciadas com ênfase na leitura e na escrita, bem como reuniões de estudo e aprofundamento, favorecendo e potencializando tanto as aprendizagens infantis, como das acadêmicas/professores envolvidos.


Extensão

A proposta extensionista tem seu foco nas mediações pedagógicas colaborativas implicadas no processo de alfabetização de crianças em situação de vulnerabilidade social. Almeja-se fomentar a inovação no trabalho pedagógico, a partir da constituição de grupos de trabalho entre estudantes em formação, professores em exercício nos anos iniciais da rede municipal e estadual, considerando as diferentes trajetórias de professores e estudantes presentes no cotidiano escolar. Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Políticas e públicas e Gestão educacional, a partir da linha LP2 Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, caracteriza-se como uma das ações desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Práticas e Formação para docência: educação básica e superior (GPDOC).As ações desta proposta, dão continuidade nas atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão registrado no GAP sob o nº 039515, desenvolvido no período 2015 à 2019. O projeto desenvolvido permitiu consolidar parcerias com escolas da rede Estadual e municipal de Santa Maria, dentre as quais se destacaram as escolas que atendem comunidades em situação de vulnerabilidade social. Nossa atuação nestas escolas permitiu evidenciar o confronto cotidiano que os professores se deparam diante do tensionamento as demandas de alimentação, de abandono e de violência das crianças e as demandas de aprendizagem esperadas pelo currículo escolar. Neste sentido, considera-se que o trabalho com comunidades vulneráveis apresenta-se como um convite para renovar as práticas de educação, por meio do trabalho colaborativo e rigoroso com professores, pais e comunidade em geral, na direção de ampliar do plano individual e pedagógico para o plano das políticas públicas direcionado a superar os obstáculos materiais, culturais e políticos que os mantêm vulneráveis. Neste sentido, o projeto extensionista aqui proposto almeja dar continuidade as redes colaborativas instauradas, bem como fomentar seu incremento a partir da adesão de outras instituições interessadas. Nosso trabalho terá como abrangência escolas que atendem públicos em contextos de vulnerabilidade social, na direção de constituir espaços de reflexão compartilhada acerca das mediações pedagógicas implicadas no processo de alfabetização de crianças em situação de vulnerabilidade social. Ressaltamos, a vinculação com os estudos do Grupo de pesquisa e Formação de Professores GPFOPE, a partir do projeto Docência e processos formativos: estudantes e professores em contextos emergentes, o qual tem se proposto a compreender os processos que incidem na [re]configuração da docência diante dos contextos emergentes implicados no exercício da profissão. Compreendemos contextos emergentes como os desafios e as possibilidades que emergem no panorama contemporâneo exigindo (trans)formações nos modos de pensar e fazer docente. Portanto, o cenário que se configura na contemporaneidade põe em movimento transformações que exigem novos modos de ser e de estar no mundo, em atualizações continuas e velozes (BOLZAN, 2018). Neste sentido, vimos apostando a na reflexão compartilhada acerca dos inéditos viáveis a construção de uma escola menos discriminatória e mais acolhedora. Nosso investimento, desta forma, a partir deste projeto extensionista é constituir espaços de compartilhamento de ideias, de concepções e de ações que permitam a gerações de respostas coletivas e colaborativas no contexto das instituições educativas.


Pesquisa

Este projeto tem seu enfoque na gestão pedagógica e sua correlação com o exercício docente, em contextos de vulnerabilidade social. Vincula-se ao Programa de Pós Graduação em Políticas e públicas e Gestão educacional, a partir da linha LP2 Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, propõe-se a catalisar e articular os estudos e investigações desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Práticas e Formação para docência: educação básica e superior (GPDOC). Constitui-se por meio do trabalho colaborativo entre docentes da Educação Básica e Superior de diferentes instituições educacionais, na esfera pública e privada e acadêmica de graduação e pós-graduação, via projetos e pesquisas de graduação, especialização, mestrado. Almeja-se agregar esforços direcionados a impactar positivamente diferentes instituições educativas, permitindo compreender as problemáticas que impactam a gestão pedagógica e sua correlação com o exercício docente, em contextos demarcados pela vulnerabilidade social. Nosso trabalho tem como abrangência escolas e instituições que inserem-se ou direcionam-se a atender públicos decorrentes de contextos de vulnerabilidade social. Os estudos de (Freire, 1996, Bourdieu,1997, Bernard Charlot, 2000 e Boaventura de Souza Santos, 2007), tem nos permitido problematizar a desigualdade social como um contexto emergente no cotidiano escolar envolvendo a relação entre dominação/ reprodução e as possibilidades emancipatórias da educação escolar. Ressaltamos, a vinculação com os estudos do Grupo de pesquisa e Formação de Professores GPFOPE, a partir do projeto Docência e processos formativos: estudantes e professores em contextos emergentes, o qual tem se proposto a compreender os processos que incidem na [re]configuração da docência diante dos contextos emergentes implicados no exercício da profissão. Compreendemos contextos emergentes como os desafios e as possibilidades que emergem no panorama contemporâneo exigindo (trans)formações nos modos de pensar e fazer docente. Portanto, o cenário que se configura na contemporaneidade põe em movimento transformações que exigem novos modos de ser e de estar no mundo, em atualizações continuas e velozes (BOLZAN, 2018). Neste sentido, viemos apostando na reflexão compartilhada acerca dos inéditos viáveis a construção de uma escola menos discriminatória e mais acolhedora.