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GESTAR: Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional

GESTAR: GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL (GESTAR)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

marigdc@ufsm.br Prédio:16 – CE/UFSM Sala:3269

Projetos

Pesquisa

O projeto refere-se a uma pesquisa relacionada a contextos emergentes na gestão da educação básica e superior. Prioriza estabelecer e o fortalecimento das relações interinstitucionais, em âmbito nacional e internacional, na perspectiva da interlocução e produção compartilhada em rede de grupos de estudos e pesquisas de instituições de educação superior. Para tanto, a problemática de pesquisa prioriza investigar “quais as configurações dos contextos emergentes na educação básica e superior e inter-relações aos processos de gestão escolar e universitária de qualidade?”. Objetiva-se de maneira geral, “compreender as configurações dos contextos emergentes na educação básica e superior e analisar seus impactos na qualidade e inovação dos processos de gestão escolar e universitária”. Trata-se de uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa, a partir do estudo multicascos de Instituições de Educação Superior em âmbito Nacional e Internacional. A triangulação e análise de dados estará embasada na coleta e construção de dados oriundos do estado do conhecimento das produções científicas dos últimos cinco anos, do estudo e análise de marcos regulatórios subjacentes a documentos educacionais oficiais, da aplicação de questionário on-line e entrevistas a gestores de cursos de graduação e pós-graduação de diferentes instituições de educação superior no Brasil e contexto Ibero-Americano. Espera-se com esta pesquisa: fortalecimento de uma rede de pesquisa interinstitucional em âmbito nacional e internacional; produção de novos sentidos acerca da cultura organizacional escolar, considerando as demandas sinalizadas, indicadores produzidos e [re]articulação de seus processos de gestão administrativa, pedagógica e financeira; produção de novos sentidos acerca da cultura organizacional universitária, em especial nos cursos de graduação e pós-graduação investigados em interlocução com as demandas sinalizadas, indicadores produzidos e [re]articulação de seus processos de gestão administrativa, pedagógica e financeira; estabelecimento da interlocução entre as diversas Instituições de educação básica e superior em contexto nacional e internacional; ampliação da capacidade de compreensão e interpretação das políticas públicas educacionais e suas implicações/impactos em diferentes contextos socioeducacionais; mapeamento da configuração dos contextos emergentes inter-relacionados à qualidade da gestão escolar e universitária; participação da comunidade escolar e universitária, nos processos de pesquisa e interlocução com as demandas sinalizadas e com potencial de [re]articulação de seus projetos políticos-pedagógicos; interlocução entre gestores/professores escolares e universitários em âmbito nacional e internacional íntima inter-relação e reflexão crítica acerca da repercussão/impactos dos contextos emergentes na gestão de processos educacionais; ampliação da capacidade de compreender e interpretar a legislação educacional, que se traduz pelas políticas públicas na área, íntima inter-relação com contextos emergentes; produção de indicadores dos impactos das políticas de democratização, formação e desenvolvimento profissional, inclusão e diversidade, expansão e diversificação relacionadas à qualidade dos processos de gestão educacional e institucional.