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Grupo de Estudos em Projeto de Produto

GRUPO DE ESTUDOS EM PROJETO DE PRODUTO (GEPP)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

carolinaiuva@gmail.com 55 3220 8470

Projetos

Pesquisa

A pesquisa tem por objetivo fomentar a reflexão conceitual, teórica e metodológica acerca da necessidade da gestão do processo de desenvolvimento de projetos. Visa o desenvolvimento de ações de capacitação voltadas à sistematização e modelagem para o gerenciamento do processo projetual (pré-projetação, projetação e pós-projetação) tais como a elaboração, formalização e organização de procedimentos gerenciais, treinamentos, implementação e acompanhamento de projetos.
Objetivos
O objetivo geral desta pesquisa consiste em estudar ferramentas e procedimentos de apoio à sistematização e à gestão de processos de projeto.
Os objetivos específicos desta proposta, em decorrência do objetivo geral estabelecido, são: • Identificar, preliminarmente, modelos representativos desenvolvidos por autores nacionais para o processo de projeto; • Registrar as práticas de projeto realizadas no cotidiano, com suas respectivas especificidades; • Sistematizar o conhecimento acumulado disponível, relativo ao processo de projeto; • Definir um modelo básico para o processo de projeto, incluindo a definição das principais atividades a serem desenvolvidas, suas relações de precedência, a definição clara de papéis e responsabilidades dos principais intervenientes e do fluxo principal de informações do processo; • Identificar os pontos-chave da prática de projetos, relevantes ao gerenciamento desta etapa; • Identificar os conceitos, princípios e ferramentas empregadas atualmente no gerenciamento de projetos, aplicáveis no processo de projeto; • Propor um modelo para a gestão de cada processo de projeto estudado, relacionado com a descrição e a organização do trabalho do projeto, procurando enfatizar: (i) “o que fazer” – definição do escopo, estrutura de decomposição do produto, estrutura de decomposição do processo de projeto, etc.; (ii) “quando fazer” – programação do projeto; sequenciamento das atividades (relações de precedência), simultaneidade, etc.; (iii) “como fazer” – em que ambiente, equipe, gerência, organização, comunicação, interfaces das informações de cada elemento de trabalho do projeto, os principais pontos de decisão multidisciplinares, etc.; (iv) “com o que fazer” – métodos infraestrutura, recursos, ferramentas, conhecimentos, etc.
No mundo todo, tanto a indústria seriada como a indústria da construção civil vivem em constante busca da eficiência produtiva, da qualidade de seus produtos e processos, e de uma melhor adaptação às mudanças que ocorrem em seus mercados. Diante desse cenário, a atividade de projeto está sendo cada vez mais reconhecida como um fator-chave no bom desempenho empresarial, demandando das empresas dedicação ao desenvolvimento de uma estrutura organizacional eficiente para contratação e gerenciamento da elaboração de seus projetos.

Considerando a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento, o projeto busca promover estudos interdisciplinares envolvendo design, arquitetura e áreas correlatas com o intuito de fundamentar ações e iniciativas projetuais com foco na valorização de aspectos culturais e identitários dos territórios.
OBJETIVO GERAL é ´promover estudos interdisciplinares na temática do território envolvendo design, arquitetura e áreas correlatas para fundamentar ações e iniciativas projetuais com foco na valorização de aspectos culturais e identitários dos territórios.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: a) Oportunizar a interdisciplinaridade entre diferentes áreas de conhecimento; b) Contribuir para o adensamento teórico das atividades projetuais criativas ao promover o pensamento crítico e reflexivo da ação projetual; c) Sistematizar conhecimentos que permitam a apropriação dos conceitos de cultura, identidade e território por profissionais do design e da arquitetura; d) Reconhecer os valores e as qualidades locais como elementos estratégicos em projetos inovadores e identitários em design e arquitetura; e) Refletir sobre o papel do design e da arquitetura e urbanismo na apropriação e valorização do espaço público.
Design e arquitetura, enquanto profissões projetuais criativas, estão no centro da relação entre economia e cultura, pois produzem signos e símbolos que se intercambiam comercialmente e se consomem pelo valor que adquirem na sociedade (GOMEZ BARRERA, 2010). Nesse sentido, contribuem para a valorização e divulgação dos aspectos distintivos dos territórios. Lia Krucken (2009) ressalta oito ações para a valorização identitária dos territórios: (1) Reconhecer – compreender o espaço onde esse produto será produzido, sua história, qualidades, estilos de vida das comunidades, seu patrimônio material e imaterial, entre outros; (2) Ativar – integrar competências, investindo no desenvolvimento de uma visão integrada de todos os atores envolvidos e realizar pesquisas e assessorar questões legais e financeiras; (3) Comunicar – informar sobre os modos de fazer tradicionais do produto, sua história e origem; (4) Proteger – fortalecer a imagem do território, desenvolvendo uma imagem clara e coesa do território através dos produtos; (5) Apoiar – valorizar o saber-fazer e buscar formas e novas tecnologias que auxiliem, mas não descaracterizem a identidade do produto e do território; (6) Promover – conscientizar e sensibilizar produtores e governantes, fortalecer políticas públicas voltadas à valorização de identidades territoriais; (7) Desenvolver – produtos e serviços que respeitem e valorizem o território através do conhecimento dos potenciais locais; e, por fim, (8) Consolidar – criar redes de cooperação entre os atores locais e agentes de inovações do território. Um dos principais desafios que se coloca para a valorização dos territórios é reconhecer e tornar reconhecíveis os valores e as qualidades locais. Portanto, o projeto se justifica por fomentar a geração de conhecimentos que fundamentam ações e iniciativas projetuais em prol da valorização identitária dos territórios.

Para saber mais sobre este projeto acesse: https://portal.ufsm.br/projetos/publico/projetos/view.html?idProjeto=74839