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Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização

GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA)

Pesquisa Em Atividade

Projetos

Ensino

Este projeto busca investigar como são construídas as significações por professores do Ensino Fundamental sobre a carreira docente, bem como, estudar os processos de formação que as alunas do curso de Pedagogia da UFSM constroem no decorrer dos seus percursos de formação. Esta pesquisa foi financiada através da FAPERGS, pelo apoio recem-doutor, como também através de bolsa de iniciação científica do programa PIBIC/CNPq/UFSM.

Esta pesquisa tem como objetivo investigar novas metodologias para contribuir para a melhoria e qualificação das alunas em formação e dos professores alfabetizadores. Esta pesquisa recebe financiamento através do FNDE e SECAD/MEC. Através deste projeto, estabelecemos o Convênio Interinstitucional entre o GEPFICA/UFSM e o CEALE/UFMG que proporcionou a participação na Rede Nacional de Formação Continuada de Professores, colocando em prática a formação continuada, desde 2007, de 300 alfabetizadores através da Coleção de Instrumentos da Alfabetização de autoria do CEALE/UFMG. As principais ações deste projeto foram: I Curso de Formação de Profissionais da Educação: A Escola Que Protege (2008), II Curso de Profissionais da Educação: A Escola que Protege (2009) financiados pela SECAD/MEC, PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – PRÓ-LETRAMENTO (2010-2011), com recursos da Secretaria de Educação Básica (SEB), Ministério da Educação (MEC) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Projeto de pesquisa realizado nas escolas municipais rurais da região de Santa Maria e tem como colaboradoras as professoras alfabetizadoras, que contribuíram voluntariamente para o estudo.


Extensão

O Projeto, a partir da escolha metodológica utilizada, optou pelo convite a estes municípios, levando em consideração a localização geográfica dos mesmos, possibilitando a abrangência de todas as Mesorregiões e Microrregiões do Estado do Rio Grande do Sul.  Abaixo, encontram-se as Escolas Rurais que aderiram ao convite feito pelo Grupo de Pesquisa e contribuíram de maneira significativa para a realização do estudo.

A Secretaria Municipal de Porto Alegre informou que não possui Escolas Rurais.  As Secretarias Municipais de Ijuí, Passo Fundo, Pelotas e Caxias do Sul não se manisfestaram para a participação no projeto.

Municípios e escolas participantes

Município Escolas Rurais
Cachoeira do Sul E. M. E. F. Maria Pacicco de Freitas

E. M. E. F. Dr°. Liberato S.V. da Cunha

E. M. E. F. Dr°. Baltazar de Bem

E. M. E. F. Instituto de Educação João Neves da Fontoura

Santa Rosa E. M. E. F. São José
Dilermando de Aguiar E. M. E. F. Eba Bittencurt de Almeida
Erechim E. M. E. F. Jaquaretê
Palmeira das Missões E. M .E. F. Dona Carolina

E. M .E. F. Iguácio Montanha

Santa Cruz do Sul E. M .E. F. Vidal Negreiros

E. M .E. F. Felipe Becker

E. M .E. F. Rio Branco

E. M .E. F. Félix Doppe

São Borja E. M .E. F. Luízo Dornelles
São Sepé E. M .E. F. Coronel Chananeco

E. M .E. F. João Pessoa

Uruguaiana E. M .E. F. Luis Paulo Francisco de Oliveira
São Gabriel E. M .E. F. Ernesto José Annoni

E. M .E. F. Mascarenhas de Moraes – Pólo

Lavras do Sul E. M .E. F. João Manoel Budó
Santa Maria E. M. E. F. Santa Flora localizada no Distrito de Santa Flora

E. M. E. F. Major Tancredo Pena de Moraes localizada no Distrito de Palma

E. M. E. F. José Paim de Oliveira no Distrito de São Valentim

E. M. E. F. Irineo Antolini localizada no Passo do Verde

E. M. E. F.João Hundertmarck

E. M. E. F. Intendente Manoel Ribas localizadas no Distrito de Boca do Monte

E. M. E. F. Bernardino Fernandes

E. M. E. F. João da Maia Braga

E. M. E. F. Pedro Kunz no Distrito de Pains.

 


Pesquisa

Esse estudo teve como objetivo investigar o perfil das alfabetizadoras egressas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, que atuam como professoras na primeira série dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizado entre 2006 e 2007 .

Este projeto de pesquisa possui financiamento do CNPq, através do Edital Universal e Auxílio à Pesquisa (APq). Iniciou no ano de 2008 e encerramento em 2011,  teve como colaboradores, as Secretarias Municipais de Educação dos diversos municípios do RS.