Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Estudos e Pesquisas em Estruturas de Concreto

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ESTRUTURAS DE CONCRETO (GEPECON)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

gepecon@gmail.com

Linhas de Pesquisa

Estudar a inclusão de adições minerais em concreto estrutural em teores elevados, com o objetivo de aumentar a durabilidade e sustentabilidade das construções. As principais adições minerais são cinza volante e cinza de casca de arroz, RCD, fileres, cinza de lodo de ETA Também fazem parte desta linha o estudo de escória de alto forno e silica ativa, entre outras. O foco principal é o estudo da durabilidade e a sustentabilidade por meio de ACV e CCV.

Esta linha de pesquisa objetiva estudar a microestrutura do concreto de alto desempenho com o objetivo de aumentar a durabilidade frente a agentes agressivos. Está intimamente ligada com a linha de estudo de adições minerais ao concreto, no sentido de observar as modificações da estrutura dos poros à medida que aumenta a resistência ou o teor de adições na mistura. São estudadas as ações frente a carbonatação, cloretos, permeabilidade ao oxigênio e água, entre outras ações.

Objetiva estudar o comportamento de estruturas de concreto acabadas com manifestações patológicas e a sua recuperação, incluindo especialmente estruturas subterrâneas, reservatórios elevados, etc. Objetiva ainda relacionar as patologias encontradas com o estudo teórico de distribuição de tensões pelo emprego de softwares específicos. Esta linha é complementada com estudos direcionados para a recuperação de construções antigas, nos aspectos estruturais, acabamentos e revitalização.

Estudar a dosagem, métodos de cura e uso de aditivos e adições minerais em pavimentos de concreto sujeitos à fadiga e verificar a sua durabilidade tanto dos concretos convencionais quanto CAD.

Pesquisar traços de concretos mais sustentáveis com uso de agregados recicláveis, emprego de resíduos agro-industriais, concreto de alta resistência, avaliação do ciclo de vida do material concreto com o intuito de diminuir o consumo energético e os impactos ambientais.