Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM DIÁLOGO (GEPECID)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

ec.dialogo@gmail.com Prédio:13 Sala:1302A – CCNE

Projetos

Extensão

Unidade Executora: Centro de Ciências Naturais e Exatas – CCNE – Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Modalidade: Extensão

Pesquisadores: Cristiane Muenchen e Laís Baldissarelli de Araújo

Resumo: O projeto apresenta a proposta de um curso de formação de professores para a reestruturação curricular de uma escola de Educação Básica da rede pública a partir dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). Com isso, pretende-se avaliar quais os desafios e avanços encontrados durante o processo formativo quanto à dinâmica utilizada.

Palavras-chave: Três Momentos Pedagógicos, Currículo, Interdisciplinaridade, Formação Docente.


Pesquisa

Unidade Executora: Centro de Ciências Naturais e Exatas – CCNE

Pesquisadores: Cristiane Muenchen, Jiane Niemayer, Marinês Verônica Ferreira, CatianeMazocco Paniz

Resumo: A atenção é voltada para a área de pesquisa em Educação em Ciências, aprofundando até que ponto a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) tem merecido atenção especial no processo de ensino e aprendizagem a nível nacional. Para isso, serão coletados dados junto aos trabalhos acadêmicos apresentados nas edições do principal evento nacional da área de pesquisa em Educação em Ciências, o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), buscando caracterizar os trabalhos publicados, bem como compreender como e com que frequência os 3MP tem sido utilizados. A questão que orienta essa investigação é: Quais são os indícios dessa disseminação em trabalhos apresentados em congressos científicos? Essa é uma pesquisa documental e dentre os escopos está a contribuição para uma melhor caracterização da área que contribua para novas reflexões.

Palavras-chave: Pesquisa Documental, Educação em Ciências, Três Momentos Pedagógicos, Encontros.

Unidade Executora: Centro de Ciências Naturais e Exatas – CCNE

Pesquisadores: Cristiane Muenchen, Thiago Flores Magoga, Tatiani Maria Schneider, Fernanda Gall Centa

Resumo: O foco do projeto relaciona-se com a área de pesquisa em Educação em Ciências/Física, aprofundando até que ponto a abordagem temática tem merecido atenção especial nas práticas educativas a nível nacional. Para isso, serão coletados dados junto aos trabalhos acadêmicos apresentados nas edições do principal evento nacional da área de pesquisa em Educação em Ciências, o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), como também nos principais eventos da área de pesquisa em Ensino de Física, o Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) e o Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), buscando caracterizar os trabalhos publicados. A questão que orienta essa investigação é: como vem sendo pensadas/desenvolvidas práticas educativas baseadas na Abordagem Temática na Educação em Ciências/Física? Essa é uma pesquisa documental e dentre os escoposestá a contribuição para uma melhor caracterização da área que contribua para novas reflexões.

Palavras-chave: Pesquisa Documental, Educação em Ciências, Ensino de Física, Práticas Educativas, Abordagem Temática, Encontros.