Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Estudo e Pesquisa da Educação e Inclusão

GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA DA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO (GEPE)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

grupogepeufsm@gmail.com Prédio:16 Sala:3242A – CE- Centro de Educação

Publicações

Teses

FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UFSM: estratégia e modos de constituir-se professor

Autora: Leandra Boer Possa (leandrabp@gmail.com)

SUSTENTABILIDADE E INCLUSÃO: estratégias de governamento na sociedade contemporânea de racionalidade neoliberal

Autora: Alana Cláudia Mohr

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INFÂNCIA INDÓCIL: análise dos registros nos livros de ocorrência em uma escola municipal de Santa Maria/RS

Autora: Sibila Luft

Autora: Patrícia Luciene de Albuquerque Bragamonte

Autora:  Eliziane Tainá Lunardi Ribeiro

 


Dissertações


Autora: Neffar Jaquelini Azevedo Vieira de Assis Brasil

Autor: Marcelo Fröelich Noal

Autora: Dinara Patrícia Mattana

PISTAS, SAÍDAS, FUGAS E SUSPEIÇÕES DA ESCOLA COMO AGENCIAMENTO DE UMA MATRIZ DISCURSIVA DA VULNERABILIDADE

Autora: Marília Rodrigues Lopes Heman

Autora: Alice Huerta Jardim Dutra

Autor: Douglas Vicente Alchieri

UMA MATRIZ INCLUSIVA E UMA GESTÃO ESCOLAR: sujeitos e escolas em produção

Autora:  Martiéli de Souza Rodrigues

A PRODUÇÃO DA INFÂNCIA E DA CRIANÇA: um cirandar pelos pareceres pedagógicos na educação infantil

Autora: Taciana Uecker

ATUAÇÃO DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Autora: Larissa Ribeiro Dalla Lana

PRÁTICAS DE AMPLIAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR: uma proposta de educação em tempo integral na contemporaneidade

Autora: Natasha Souto Franca Pinto

Autora:  Patrícia Luciene de Albuquerque Bragamonte

INCLUSÃO NO IF FARROUPILHA CAMPOS SANTO AUGUSTO: conjunto de práticas políticas que tem produzido sujeitos

Autora: Beatris Gattermann

Autora: Natasha Souto França Pinto

Autora: Denise Ferreira da Rosa

COMUNIDADE SURDA DA FRONTEIRA, EXPERIÊNCIA COMPARTIDA

Autora: Mariana Pereira Castro Figueira

A INCLUSÃO ESCOLAR NOS DISCURSOS VEICULADOS PELA EDUCAÇÃO ESPECIAL: estratégia discursiva de subjetivação docente

Autora: Alana Claudia Mohr

AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: tecnologia de governamento no atendimento educacional especializado

Autora: Grasiela Maria Silva Rios

CONSTITUIÇÃO DO EDUCADOR ESPECIAL: redes que se tecem

Autora: Maureline Petersen

MARCAS INSTITUCIONAISOPERANDO A SUBJETIVAÇÃO DOS SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA

Autora: Ana Amália Oliveira

 

 

 

RIBEIRO, E. T. L.; POSSA, L. B.; COSTA, J. M. da. Cenas educativas: Uma produção do sujeito “não-aprendente” na escolaRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024008, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18091. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18091.

HERMAN, Marília R. L.; POSSA, Leandra B. Uma Matriz da Vulnerabilidade em tempos de pandemia de COVID-19. Revista Humanidades e Inovação, v. 8, n. 63, p. 114-124, 2021.

POSSA, L. B.; ASSIS BRASIL, N. J. A. V. de. Um panorama de significados para pensar a violência na/da escola. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0281–0296, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i1.14633. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14633.

UECKER, Taciana; POSSA, Leandra Bôer; SEGAT, Taciana Camera. Peneiras que cirandam: pareceres pedagógicos e produção das infâncias na educação infantil. EccoS – Revista Científica[S. l.], n. 60, p. e13553, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n60.13553. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13553.

UECKER, Taciana; RIBEIRO, Larissa; POSSA, Leandra B. A constituição posição-sujeito do professor de Educação Infantil: um estudo comparado de duas cidades do Rio Grande do Sul/Brasil. Revista Foco, v. 15, n. 5, p. e535, p. 01-18, 2022. DOI: 10.54751/revistafoco.v15n5-014. Dixponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/535/455.

GATTERMANN, Beatris; POSSA, Leandra B. O processo de inclusão enquanto política para a educação profissional brasileira. Reflexão E Ação29(1), 169-186. 2021. https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.12393.

UECKER, Taciana; POSSA, Leandra Bôer.  OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PRODUÇÃO DA CRIANÇA E DA INFÂNCIA EM RISCO. Educar em Revista [online]. 2021, v. 37, e77445. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0104-4060.77445>. Epub 26 Nov 2021. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.77445.

GATTERMANN, Beatris ; POSSA, Leandra Bôer. O PROCESSO DE INCLUSÃO ENQUANTO POLÍTICA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA. Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 29, p. 169-186, 2021.

POSSA, Leandra Boer; BRAGAMONTE, Patrícia. L. A. . EFEITOS DAS POLÍTICAS INTERNACIONAIS E A EMERGÊNCIA DO PNAIC – PACTO NO BRASIL. Roteiro, v. 43, p. 155-184, 2018.

BRAGAMONTE, Patrícia L. A. ; POSSA, Leandra Bôer . A PRODUÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: RESSONÂNCIAS DA RACIONALIDADE NEOLIBERAL.  Plurais: Revista Multidisciplinar da UNEB, v. 3, p. 135-154, 2018.

GATTERMANN, Beatris ; POSSA, Leandra Bôer . INCLUSÃO E APRENDIZAGEM COMO IMPERATIVOS DA GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL E A CRIAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO NO BRASIL. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online), v. 13, p. 1632-1651, 2018.

POSSA, Leandra Bôer; BRAGAMONTE, Patrícia. L. de A. ; PULIDO MONTES, C. . AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA COMO ESTRATÉGIAS NEOLIBERAIS: EFEITOS NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. POLÍTICAS EDUCATIVAS . PolEd – Revista do Programa de políticas Educativas do Núcleo Educação para a Integração da associação de Universidades do Grupo Montivedéu, v. 11, p. 101-116, 2018.

POSSA, Leandra Bôer; BRAGAMONTE, Patrícia L. de A. . UMA POSSÍVEL ARTE DE GOVERNAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online), v. 13, p. 1050-1065, 2018.

POSSA, Leandra Boer. A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO CAMPO DE SABER E SUAS ATUALIZAÇÕES PARA O PRESENTERevista Educação Especial (Online). n. v. 29, n. 56, set./dez. 2016.

POSSA, Leandra Bôer; ROSA, D. F.; IOP, C. A. S. BOAS PRÁTICAS INCLUSIVAS: UMA ANÁLISE DOS INDICADORES QUE TRANSFORMAM ESSAS EM BONS EXPERIMENTOS INCLUSIVOSJournal of Research in Special Educational Needs. Inglaterra (Editora: John Wiley and Sons) , v.16, p.280 – 284, 2016.

IOP, C. A. S.; POSSA, Leandra Bôer; ROSA, D. F.; RODRIGUES, Martieli Souza. EDUCAÇÃO ESPECIAL: AS REDES DE SIGNIFICADOSJournal of Research in Special Educational Needs. Inglaterra (Editora: John Wiley and Sons), v.16, p.402 – 406, 2016.

RODRIGUES, Martieli Souza; POSSA, Leandra Bôer; ROSA, D. F. UM OLHAR PARA INCLUSÃO DO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO REGULAR A PARTIR DO CENSO ESCOLAR BRASILEIROJournal of Research in Special Educational Needs. Inglaterra (Editora: John Wiley and Sons), v.16, p.1061 – 1066, 2016.

POSSA, Leandra Boer; NAUJORKS, Maria Inês. ANÁLISE DA POLÍTICA DE EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA: UM DISPOSITIVO DE REGULAÇÃO DOS MODOS DE VIVER DO JOVEM BRASILEIROPoiesis. , v.9, p.249 – 260, 2015.

POSSA, Leandra Boer; NAUJORKS, Maria Inês. ALGUNS EFEITOS DO NOSSO TEMPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIALRevista Educação Especial (Online). , v.27, p.447 – 457, 2014.

POSSA, Leandra Boer; NAUJORKS, Maria Inês. EFEITOS DA RACIONALIDADE NEOLIBERAL NOS DISCURSOS SOBRE INCLUSÃO: O SILÊNCIO DOCENTE.Educação (Santa Maria. Online). , v.38, p.319 – 328, 2013.

HEMAN, Marília R. L.; Possa Leandra Bôer Possa. O discurso, a escola e a produção de sujeitos: agenciamentos de uma matriz discursiva da vulnerabilidade. In: ANDRETICH, Gabriela (org.) IX ENCUENTRO INTERNACIONAL DE INVESTIGADORES EN POLÍTICAS EDUCATIVAS (EIIPE), Universidad Nacional de Entre Ríos. Facultad de Ciencias de la Educación, 2021, ISBN 9789974855373.

UECKER, Taciana ; POSSA, Leandra Bôer ; RODRIGUES, Martiéli S. . Pensando a escola, com as crianças, em tempo de pandemia. In: Martiéli de Souza Rodrigues; Taciana Uecker. (Org.). Educação escolar: acontecimentos e experiências que produzem um lugar possível. 1ed.: Libroe, 2020, v. , p. 18-49.

UECKER, T. ; POSSA, Leandra Bôer ; SEGAT, T. C. . Práticas pedagógicas na Educação Infantil: pareceres pedagógicos, produção das infâncias em uma cultura escolarizada. In: Marilene Gabriel Dalla Corte; Dóris Pires Vargas Bolzan; Gabriela Barichello Mello. (Org.). Contextos emergentes: singularidades da formação e desenvolvimento profissional na Educação Básica e Superior.. 1ed.São Paulo – SP: Pimenta Cultural, 2020, v. 1, p. 253-266.

BRASIL, Neffar Jaqueline A. V. A. ; POSSA, Leandra Bôer ; BRAGAMONTE, Patrícia L. A. Um panorama sobre o tema violência na escola: produções científicas, programas e dados estatísticos.  In: Marilene Gabriel Dalla Corte; Dóris Pires Vargas Bolzan; Gabriela Barichello Mello. (Org.). Contextos emergentes: singularidades da formação e desenvolvimento profissional na Educação Básica e Superior. 1ed.São Paulo – SP: Pimenta Cultural, 2020, v. 1, p. 553-594.

UECKER, Taciana ; POSSA, Leandra Bôer . Pesquisa implicada: movimentos e distanciamentos para pensar de outros modos o fazer na educação infantil. In: Ana Carla Hollweg Powaczuk; Leandra Bôer Possa. (Org.). Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da Educação Básica e Superior. Série I, volume II. 1ed.São Paulo – SP: Pimenta Cultural, 2020, v. 2, p. 51-68.

BRASIL, Neffar Jaquelini Azevedo Vieira de Assis ; POSSA, Leandra Bôer ; BRAGAMONTE, Patrícia L. A. A pesquisa como estratégia para a desnaturalização da violência na/da escola. In: Ana Carla Hollweg Powaczuk; Leandra Bôer Possa. (Org.). Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da Educação Básica e Superior. Série I, volume II. 1ed. São Paulo – SP: Pimenta Cultural, 2020, v. 2, p. 422-441.

FINGER, Sandro Rogério ; POSSA, Leandra Bôer . Gestão patrimonial e qualidade de vida do servidor da UFSM: a inclusão da ergonomia. In: Marilene Gabriel Dalla Corte; Elisiane Machado Lunardi. (Org.). Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da educação básica e superior. Série I, volume I. 1ed.São Paulo – SP: Pimenta Cultural, 2020, v. 1, p. 142-161.

BRAGAMONTE, Patrícia L. A.; POSSA, Leandra Bôer . Pesquisa implicada: relação, produção e invenção. In: Marilene Gabriel Dalla Corte; Elisiane Machado Lunardi. (Org.). Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da educação básica e superior. Série I, volume I. 1ed.São Paulo – SP: Pimenta Cultural, 2020, v. 1, p. 256-274.

POWACZUK, Ana Carla Hollweg; POSSA, Leandra Bôer (OrgS.). Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da Educação Básica e Superior. Série I, volume II. 1. ed. São Paulo – SP: Pimenta Cultural, 2020. v. 2. 489p .

UECKER, Taciana; POSSA, Leandra Bôer . Cirandando pelos pareceres pedagógicos na educação infantil: a produção da infância e da criança. 1. ed. Ijuí: Net.Copy, 2020. v. 1. 115p .

DALLA CORTE, Marilene Gabriel; SARTURI, Rosane Carneiro; POSSA, Leandra Bôer (OrgS.) . Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação. 1. ed. Pimenta Cultural, 2019.

GATTERMANN, Beatris ; POSSA, Leandra Bôer. Trabalho, profissão e a captura dos jovens para a educação profissional. In: Vantoir Roberto Brancher; Bruna de assunção Medeiros; Fernanda de Camargo Machado. (Org.). CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A INCLUSÃO I – Educação, Gênero e Ações afirmativas: dilemas do nosso tempo. 1ed.Curitiba, PR: APPRIS, 2018, v. 1, p. 19-41.

POSSA, Leandra Bôer; RODRIGUES, Martiéli S. . Inclusão e a produção de práticas educacionais: efeitos de discursos legitimadores para a constituição da escola e de sujeitos na contemporaneidade. In: Nalú Farenzena; Maria Goreti Farias Machado (organizadoras). (Org.). Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas. 1ed.Porto Alegre: UFRGS, 2018, v. 1, p. 247-259.

POSSA, Leandra Bôer; BRAGAMONTE, Patricia. L. A. ; DALLA LANA, Larissa. R.; RODRIGUES, Martiéli. S. ; UECKER, Taciana. Inclusão como articulação de estratégias: relações entre planos municipais e formação de professores. In: Vantoir Roberto Brancher; Paula Hosana Silveira Biazus; Eliana Quincozes Porto. (Org.). Caminhos Possíveis da Inclusão III: a educação especial e as políticas afirmativas. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2018, v. 1, p. 97-110.

POSSA, Leandra Bôer; BRASIL, Neffar Jaqueline A. V. A. Responsabilidade docente e violência na escola: rede de discursos que não se conectam com as estatísticas de desigualdade no Brasil. In: González Pérez, Inmaculada; Canales Serrano, Antonio Francisco. (Org.). Educación e Inclusión: Aportes y perspectivas de la Educación Comparada para la Equidad. 1ed.Tenerife – ES: La Laguna: Servicio de Publicaciones, Universidad de La Laguna, 2018, v. 1, p. 397-409.

POSSA, Leandra Bôer; BRAGAMONTE, Patrícia. L. A. Políticas públicas de inclusão e a privatização da responsabilidade docente na e pela formação de professores. . In: González Pérez, Inmaculada; Canales Serrano, Antonio Francisco. (Org.). Educación e Inclusión: Aportes y perspectivas de la Educación Comparada para la Equidad. 1ed.Tenerife – ES: La Laguna: Servicio de Publicaciones, Universidad de La Laguna, 2018, v. 1, p. 481-488.

POSSA, Leandra Bôer; RODRIGUES, Martiéli S. Modos de fazer da inclusão um imperativo educacional. In: González Pérez, Inmaculada; Canales Serrano, Antonio Francisco. (Org.). Educación e Inclusión: Aportes y perspectivas de la Educación Comparada para la Equidad. 1ed.Tenerife – ES: La Laguna: Servicio de Publicaciones, Universidad de La Laguna, 2018, v. 1, p. 489-498.

POSSA, Leandra Bôer. LA FORMACION DEL PROFESSOR DE LA EDUCACION ESPECIAL EM BRASIL E ESPAÑA. In: SENENT, Joan Maria; LÁZARO, Luis Miguel. (Org.). Jacarandá: escritos de Educación Comparada e internacional. 1ed.Valencia – España: Servei de Publicaciones de la Universitat de Valencia, 2016, v. 1, p. 77-101.

POSSA, Leandra Bôer; FRANÇA, Natascha Souto . AS CONTINGÊNCIAS DA CONTEMPORANEIDADE PARA EMERGÊNCIA DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL. In: BORIN, Marta; COSTAS, Fabiane Adela Tonetto. (Org.). Educação na escola de tempo integral: Programa Mais Educação. 1ed.Tubarão: COPIArt, 2016, v. 1, p. 87-106.

POSSA, Leandra Boer; NAUJORKS, Maria Inês. O USO DO CINEMA COMO POSSIBILIDADE DE SUBJETIVAÇÃO DOCENTE. In: PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: Referencias, percursos e abordagens.1 ed.Curitiba – PR : APPRIS, 2015, p. 257-268. ISBN: 978-85-8192-666-7.

POSSA, Leandra Boer; NAUJORKS, Maria Inês. PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO: GRAMÁTICA(S) ASSUMIDA(S) NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. In: Avaliação: Reflexões sobre o processo avaliativo no Atendimento Educacional Especializado.1 ed.Santa Maria : Editora Experimental pE.com UFSM, 2015, v.1, p. 149-157. ISBN: 9788567104096.

POSSA, Leandra Boer; NAUJORKS, Maria Inês. EFEITOS DE DOCUMENTOS INTERNACIONAIS NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL, ARGENTINA E CHILE In: Educação, Inclusão e Qualidade.1 ed.Santa Maria – RS : Laboratório de Pesquisa e Documentação – Centro de Educação – UFSM, 2014, v.1, p. 84-94. ISBN: 978-856112843-2.

POSSA, Leandra Boer. A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA NO PIBID DO CURSO DE PEDAGOGIA/UFSM. In: PIBID UFSM: experiências e aprendizagens.1 ed.São Leopoldo – RS : Oikos, 2013, v.1000, p. 102-112. ISBN: 9788578433246.

POSSA, Leandra Boer. EFEITOS DO FILME O ENIGMA DE KASPAR HAUSER PARA PENSAR A CONDIÇÃO DE POSSIBILIDADE DE UM MODELO EDUCACIONAL. In: CINEMA E DEFICIÊNCIA: a invenção da diferença.1 ed.Curitiba, PR : Editora CRV, 2013, p. 145-154. ISBN: 9788580427738.

POSSA, Leandra Bôer, FRANÇA, Natasha Souto França. AS CONTINGÊNCIAS DA CONTEMPORANEIDADE PARA EMERGÊNCIA DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL.

POSSA, Leandra Boer. EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E QUALIDADESanta Maria – RS : Laboratório de Pesquisa e Documentação – Centro de Educação – UFSM, 2014, v.1. p.110.

NAUJORKS, Maria Inês; POSSA, Leandra Boer. CINEMA E DEFICIÊNCIA: A INVENÇÃO DA DIFERENÇA. Curitiba, PR : Editora CRV, 2013, v.1000. p.180.

IOP, Cíntia Aline Schlindweis. A GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES VIA MULTIPLICADORES: PROMESSA DE (TRANS)FORMAÇÃO E CAPTURAS DO PROFESSOR/GESTOR. Monografia apresentada ao Curso de PósGraduação em Especialização Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), 2016.

IOP, Cíntia Aline Schlindweis. AS REDES DE SIGNIFICADOS (TEORIA E PRÁTICA) QUE VEM PRODUZINDO O TRABALHO PEDAGÓGICODO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIALNAS ESCOLAS INCLUSIVAS. Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), 2014.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.