Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Gênero e Saúde

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CULTURA, GÊNERO E SAÚDE (GEPACS)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

ufsmgepacs@gmail.com (55) 3220-9406 Prédio:74 Sala:2234

Linhas de Pesquisa

Reúne os estudos da Antropologia e Sociologia do Corpo e da Saúde, perscrutando os fatores estruturantes da construção das identidades sexuais, mecanismos de poder, representações e práticas operantes.

Docentes

Fátima Perurena                                             Jurema G. Brites
Zulmira N. Borges                                           Mari Cleise Sandalowski

Linhas temáticas

Docente: Zulmira Newlands Borges1 Antropologia do Corpo e da Saúde

2 Representações e práticas sobre saúde e doença
3 Gênero e sexualidadeDocente: Fátima Cristina V. Perurena1 Sociologia da Saúde:trata de estabelecer os vínculos entre saúde e condicionamentos sociais colocados pelos grandes grupos de diferenciações sociais através da reflexão teórica existente.
2 Epistemologia e Saúde: discute a produção de conhecimento desde o ponto de vista da saúde.
3 Gênero e sexualidadeDocente: Profa. Mari Cleise Sandalowski1. Sociologia da saúde: inovação social, tecnologias terapêuticas, bioética, profissões da saúde.

2. Sociologia jurídica: sistema judiciário, violência doméstica.Docente: Profa. Jurema Gorski Brites

1. Família, gênero e cultura: Investigar as formas culturais de vinculação entre a esfera privada e pública, procurando compreender os sentidos e sensibilidades nos contextos familiares e suas articulações com espaços políticos. Palavras-Chave: família, gênero, poder, classe, trabalho, sensibilidades

2. Trabalho doméstico, subalternidades e empoderamentos: Estudar as configurações do trabalho doméstico na América Latina, em termos das desigualdades de etnia, geração, gênero, classe e nacionalidades que articula, assim como compreender a linguagem simbólica que justifica tais relações. Investigar os sujeitos políticos que se constituem tanto na esfera privada dessas relações, como no campo da militância sindical dessa atividade.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.