Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Estudos em Materiais Sustentáveis na Construção

GRUPO DE ESTUDOS EM MATERIAIS SUSTENTÁVEIS NA CONSTRUÇÃO (GEMASC)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

gemasc@ufsm.br Prédio:10

Projetos

Pesquisa

O aproveitamento de diferentes resíduos da indústria cerâmica é uma prática amplamente utilizada. Sendo os resíduos de origem mineral utilizados principalmente como fontes alternativas de SiO2; Al2O3, e/ou Fe2O3. Os processos de tratamento de água geram um lodo que é disposto em aterros e que podem gerar um impacto ambiental á longo prazo. O presente projeto tem por objetivo avaliar e viabilizar o reaproveitamento destes resíduos industriais dentro da produção de materiais cerâmicos tradicionais. Será estudado como os resíduos podem afetar o desempenho dos elementos cerâmicos desde um ponto de vista técnico (resistências mecânicas, homogeneidade dimensional, estética e durabilidade em espécimes a escala laboratorial), assim como parâmetros de produção (extrudabilidade e eficiência do processo). Por tanto a integração entre efeitos do produto final com o impacto em processos produtivos potencializa a real inclusão e aproveitamento destes resíduos numa indústria cerâmica.

Existe uma ampla variedade de resíduos que podem ser reaproveitados pela indústria cerâmica, porém a aplicação de tratamentos de beneficiamento (além de custos relacionados a transporte) podem inviabilizar economicamente sua inclusão real em processos produtivos. Considerando a alta heterogeneidade nos tipos de resíduos, composição e características físicas, sua proporção como matéria prima varia significativamente e vai depender do impacto em aspectos técnicos (desempenho na produção e efeito nas propriedades do produto final), assim como aspectos ambientais (emissão de gases durante a queima e lixiviação de metais pesados na matriz cerâmica). É de ressaltar, que o avanço no aproveitamento destes resíduos na produção de tijolos/telhas desde um ponto de vista comercial e técnico está limitado a como a presença das matérias primas alternativas (ou substituição parcial de argilas/combustíveis) afeta as propriedades finais do produto obtido. Porém, seu efeito nos parâmetros de produção, como por exemplo, as mudanças na plasticidade e consistência da massa argilosa durante a moldagem ainda não tem sido estudada com muito detalhe. Mesmo que os tijolos e telhas de diferentes tamanhos e geometrias disponíveis no mercado são moldados principalmente a partir de processo de extrusão, existe poucos estudos que avaliam o efeito dos resíduos nos produtos cerâmicos obtidos através deste processo. O desempenho e eficácia do processo de extrusão depende das propriedades reológicas da massa plástica argilosa, assim como a configuração da maromba (ou extrusora). Distribuição de tamanho de partícula, teor de umidade, tipo/mineralogia e propriedades da mistura argilosa são os parâmetros de maior importância.

Desta forma, este projeto integrará uma avaliação completa de aspectos técnicos, ambientais e econômicos com objetivo de potencializar a real aplicação e aproveitamento de resíduos em cerâmica vermelha. A nível técnico será considerado a disponibilidade local de resíduos (pelo menos dois), o efeito nas propriedades reológicas da massa plástica argilosa durante a moldagem, retrações durante a secagem e calcinação, assim como as propriedades finais do produto (resistências mecânicas, porosidade, absorção, densidade, uniformidade dimensional, aspecto estético, entre outros).

Este projeto integrará a participação de diferentes alunos de pós-graduação (mestrado) e graduação (bolsistas de iniciação científica e tecnológica), assim como o fortalecimento das parcerias estratégicas do proponente com outros institutos de pesquisa nacionais e internacionais.

O desenvolvimento de materiais sustentáveis é uma área de pesquisa de significativa importância considerando os impactos positivos desde um ponto de vista econômico, social e ambiental. Neste sentido, a indústria da construção tem uma elevada contribuição na demanda de materiais derivados de processos altamente contaminantes e consumo energético. Entres estes materiais, é de ressaltar os cerâmicos e o cimento, como consequência dos tratamentos térmicos envolvidos durante a sua produção com temperaturas superiores aos 1000 ºC.

Igualmente, estes setores industriais são também reconhecidos pela capacidade de valorizar e reaproveitar diversos tipos de resíduos dentro dos processos produtivos e por tanto existe uma continua avaliação de novas fontes alternativas. O presente projeto tem por objetivo de avaliar e viabilizar o reaproveitamento de resíduos industriais dentro da produção de materiais cerâmicos tradicionais. Será estudado como os resíduos podem afetar o desempenho dos elementos cerâmicos desde um ponto de vista técnico (resistências mecânicas, homogeneidade dimensional, estética e durabilidade em espécimenes a escala laboratorial), assim como parâmetros de produção (extrudabilidade e eficiência do processo). Por tanto a integração entre efeitos do produto final com o impacto em processos produtivos potencializa a real inclusão e aproveitamento destes resíduos numa indústria cerâmica.

É importante ressaltar que análises de ciclo de vida dentro da indústria cerâmica mostram que os tratamentos térmicos a elevadas temperaturas são responsáveis numa porcentagem alta do impacto negativo em todas a categorias de estudo. Desse modo, por que não desenvolver materiais cerâmicos livres de processo de calcinação? Assim, a presente proposta também tem por objetivo desenvolver e avaliar cerâmicos quimicamente ligados (ou mais conhecidos como geopolímeros) produzidos em condições próximas as ambientais (temperatura máxima de 80 ºC) para a obtenção de um material que pode ser utilizado como matriz cerâmica em um produto aplicado na construção civil.

O cimento Portland é o principal material usado na indústria da construção, cuja produção esta associada a uma elevada emissão de gases efeito estufa. Isso tem incentivado o desenvolvimento de cimentos alternativos baseados em resíduos e subprodutos industriais conhecidos como cimento álcali ativados (geopolímeros), que se tornam uma alternativa interessante, uma vez que sua produção estimula a reciclagem e valorização de resíduo/subprodutos como escórias e cinzas da combustão de carvão e fornecem uma solução viável para produzir materiais que atingem as demandas e especificações técnicas (desempenho mecânico e durabilidade) com um custo reduzido.

Objetivo: Avaliar os parâmetros de síntese de sistemas geopoliméricos derivados da ativação alcalina de um resíduo/sub-produto industrial da queima do carvão e seu efeito nas principais propriedades em estado fresco e endurecido de concretos convencionais.