Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Estudos Interdisciplinares e de Pesquisas em Relações Internacionais

GRUPO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES E DE PESQUISAS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS (GEIPRI )

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

geipri@ufsm.br +5555981635560 Prédio:74C Sala:4246

Projetos

Extensão

Resumo

O Programa de Extensão Juca nas Escolas é uma iniciativa do curso de Relações Internacionais da UFSM e tem o intuito de levar às escolas de ensino médio e às comunidades dos nove municípios da Quarta Colônia, em parceria com o Geoparque, ações que visem o desenvolvimento educacional e de pesquisa de extensão, difundindo conhecimento e reflexão nos jovens cidadãos. O nome Juca se deu em homenagem ao apelido da adolescência de José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão de Rio Branco, ilustre personagem da história da Política Externa brasileira. No Projeto serão três ações desenvolvidas: palestras nas escolas municipais e estaduais acerca da História e da Ciência Política nas Relações Internacionais; produção de material para auxílio docente – em especial para os professores da área de história e geografia – e a realização de cine-debates junto às comunidades das cidades. É sabido que a política externa de um país é assunto de interesse do Estado, prerrogativa exclusiva do Presidente da República, no entanto, trata-se também de uma política pública acessível a toda a sociedade civil. Sendo assim, o Projeto tem o objetivo de, levando até as comunidades e aos estudantes de ensino médio, trazer importantes conceitos e reflexões sobre as Relações Internacionais no Brasil.

O projeto, portanto, caracteriza-se pelo desenvolvimento e apresentação de cinco palestras por semestre, totalizando dez palestras anuais. A produção de material – cartilhas e manuais – será executada com base em dados coletados em levantamentos das demandas requeridas. Os cine-debates ocorrerão em dois momentos ao decorrer do ano, sendo realizados uma vez por semestre. Buscar-se-á parceria e aproximação junto a CONDESUS e a Pró-Reitoria de Extensão para desenvolvimento das atividades na região do Geoparque Quarta Colônia.

Objetivos

Tem-se como objetivo geral do Projeto de Extensão levar o conhecimento de assuntos relacionados à política externa brasileira e seus conceitos básicos para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas da região da Quarta Colônia, sendo esta uma forma de difusão para a sociedade local dos temas estudados na Universidade Federal de Santa Maria, em especial do Curso de Relações Internacionais da instituição, por meio da promoção da extensionalidade e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Justificativa
A visão e objetivo primeiro do projeto Juca nas Escolas é de que a política externa é peça chave e elemento fundamental numa nação. Trazer este assunto para dentro da sala de aula é construir um ambiente político livre de ideologias e plenamente capaz de ponderação. Pelo lado dos estudantes universitários, constitui-se em instrumento para a formação do profissional de Relações Internacionais, além de contribuir com o Projeto Pedagógico do curso e seus objetivos junto aos estudantes. Ademais, é preciso reconhecer a dimensão que o Brasil tem no cenário internacional e se faz necessário maior envolvimento por parte da sociedade civil. A política externa pode e deve ser encarada no plano doméstico; afinal é uma política pública. Portanto, o Projeto Juca nas Escolas contribui para o aperfeiçoamento de disciplinas do ensino médio, tais como Geografia e História, mas também preza a interdisciplinaridade característica das Ciências Humanas.
Resultados esperados
Impacto no Estudante: propiciar aos estudantes do Ensino Médio conhecimentos gerais abrangentes e consolidados, com vistas a uma melhor preparação humanística e ética para a escolha da profissão; Impacto na sociedade: instigar o pensamento crítico, a fim de propiciar aos estudantes do ensino médio uma análise da sociedade. Impacto na Universalidade: difundir o nome da UFSM e do Curso de Relações Internacionais.

Resumo

O objetivo da presente ação de extensão é desenvolver suporte institucional externo ao Município de Santa Maria, na área de relações internacionais, voltado à comunicação para participação e engajamento comunitários, ao fomento ao empreendedorismo criativo e sustentável e à valorização e reconhecimento interno e externo da história e cultura locais a serem desenvolvidas com vistas a viabilizar a visibilidade e envolvimento, em âmbito interno, comunitário, e em âmbito externo, especialmente internacional, ao Distrito Criativo Centro/ Gare e atividades ali realizadas. Para tanto, buscar-se-á preparar, junto aos agentes municipais e demais atores envolvidos no Distrito Criativo, a inserção do Município em redes internacionais de cidades criativas, bem como a prospecção de parcerias para cooperação internacional junto a Distritos Criativos estrangeiros e captação de recursos internacionais para projetos e ações referentes aos objetivos do plano de ação do Distrito Criativo – Centro/Gare.

Bolsista

Bárbara Silveira Inácio Rocha (bolsa concedida pelo Edital n. 034/2023 PRE e PROINOVA UFSM)


Pesquisa

Resumo

Trata-se de projeto guarda-chuva, onde serão agregados subprojetos de ensino, pesquisa e extensão com atuação nos cursos de graduação e de pós-graduação da UFSM. O núcleo orientador deste projeto é a pesquisa das temáticas elencadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em agenda estabelecida para o ano de 2030 pelas Nações Unidas. A análise e a sistematização metodológica se darão por meio da leitura de espaços de experiência e de horizontes de expectativa da América Platina em leituras contemporânea e histórica. Nesse sentido, o tempo histórico do global ao local, e vice-versa, é o da cultura do cotidiano, da cultura não eurocêntrica e da cultura não centralizada no Estado-nacional. São conceitos-chave, para o direcionamento dos estudos produzidos no âmbito deste projeto, o patrimônio (material e imaterial) e a memória cultural de fronteira no espaço platino, sem, no entanto, serem esses conceitos tomados como limitadores do alcance a que se possa chegar com os projetos derivados dessa proposta geral.

Objetivos

Este projeto geral de pesquisa tem como objetivo estimular a ampliação do debate científico-acadêmico e social acerca da Agenda 2030 e acerca dos 17 ODS nas relações da América Platina, especialmente sobre os métodos, as características e as formas de atuação na dimensão do Patrimônio Cultual e na memória de países da região, em relação direta com as forças profundas das sociedades platinas.

Justificativa

Ao final da segunda década do século XXI as sociedades no espaço geopolítico da América Platina têm enfrentado inúmeros desafios que exigem a compreensão não apenas do tempo presente, senão também de experiências e expectativas próprias dos povos que aqui vivem. Destarte, a proposta inerente a este projeto é a de lançarmos olhar sobre nossas próprias histórias para podermos entender nosso lugar no mundo e nossa possível contribuição aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030.
Resultados esperados
Os produtos que resultarão deste projeto de pesquisa ao longo de cinco anos são: manuais técnicos, livro, capítulos de livros, artigos científicos, orientações na graduação e pós-graduação e evento acadêmico.

Resumo

Trata-se de projeto de ensino que denominamos integrado por estar vinculado às ações de outros dois projetos: Projeto de Extensão Juca nas Escolas (nº 058342); e Projeto de Pesquisa O global e o local enquanto dimensões transversais no patrimônio cultural da agenda 2030: estudos sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável na América Platina em perspectivas contemporânea e histórica (nº 058342). Por tratar-se de projeto de ensino, o nosso foco principal está nas atividades extraclasse de estudantes de graduação no preparo e execução de três ações (vinculadas à extensão) com alunos de escolas da Quarta Colônia acerca dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Palestras, cine debates e produção de 17 manuais são as ações que servem de ferramenta para o aprendizado dos estudantes da UFSM e dos alunos das escolas. Tudo será realizado por meio de pesquisa (vinculada ao projeto de pesquisa nº 058342) sobre os impactos da Agenda 2030 na realidade local dos nove municípios do Geoparque Quarta Colônia: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins.

Objetivos

O objetivo central deste projeto é o de integrar atividades de ensino relacionadas aos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, que é um plano de ação global adotado em setembro de 2015 pelos 193 Estados-Membros das Nações Unidas. Estas atividades serão transversais em relação à educação básica e superior. Propõe-se a pesquisa da Agenda 2030 pelos alunos do curso de Relações Internacionais (em parceria com estudantes e docentes de outros cursos) e, por meio de ações de extensão com estes mesmos alunos e docentes, levar ensino de qualidade a alunos da educação básica dos municípios da Quarta Colônia sobre os impactos de uma agenda internacional no cotidiano dessas localidades.

Justificativa

Um projeto de ensino sobre a aplicabilidade dos 17 ODS da Agenda 2030 pode ajudar a capacitar estudantes para se tornarem agentes de mudança em suas comunidades. Esse projeto pode promover a conscientização sobre questões globais e desenvolver habilidades essenciais para o desenvolvimento profissional e humanista dos envolvidos. A educação é o principal meio para promover a ação social em relação aos desafios globais enfrentados por pequenas comunidades. Nesse sentido, um projeto de ensino sobre os ODS pode ajudar a desenvolver habilidades importantes, como pensamento crítico, colaboração, resolução de problemas e comunicação. Essas habilidades são essenciais para enfrentar os desafios globais e para o sucesso na vida pessoal e profissional. Ao aprender sobre os ODS e as soluções inovadoras que estão sendo implementadas em todo o mundo para alcançá-los, os alunos podem se envolver em projetos locais, campanhas de conscientização e outras iniciativas para ajudar a promover o desenvolvimento sustentável. A maioria das escolas tem uma visão que inclui valores como cidadania global, responsabilidade social e liderança. Um projeto de ensino sobre os ODS alinha-se com essa visão e ajuda a promover esses valores entre os alunos, os professores e o município em que a escola está localizada.

Resultados esperados

Espera-se que os estudantes da UFSM e os alunos das escolas envolvidos no projeto tenham alcançado uma série de resultados, tais como: compreensão sobre cada um dos 17 ODS, incluindo suas metas e indicadores correspondentes; compreensão sobre a capilaridade e a transversalidade dos temas atinentes aos 17 ODS; conhecimento de soluções inovadoras para as políticas públicas em seus municípios; desenvolvimento de novas habilidades; engajamento em ações sociais; compromisso com o desenvolvimento sustentável; consciência da importância do trabalho colaborativo para enfrentar desafios globais; participação ativa nas comunidades em que estão inseridos.

 

Resumo

O projeto de pesquisa visa a identificar e analisar as contribuições da atuação de e das propostas apresentadas pelos governos locais e regionais e por redes subnacionais internacionais para a governança global, nas primeiras décadas do século XXI, com vistas a investigar se possuem condições de alterar a ordem internacional, trazendo o repensar das relações internacionais.

Objetivos

A) Identificar os atores locais e regionais envolvidos em paradiplomacia, bem como o “ecossistema” (ACUTO, LEFFEL, 2020) de redes subnacionais internacionais que os representam, examinando seus papéis e grau de participação no cenário internacional;

B) Verificar quais as estratégias e ações desenvolvidas e quais as propostas apresentadas pelos governos locais e regionais, e suas redes subnacionais, com
relação à governança global;

C) Analisar quais linhas de pensamento teórico das Relações Internacionais e sobre Governança Global podem ser mobilizadas para a compreensão destes atores, estratégias, ações e propostas;

D) Investigar quais são as condições de implementação e monitoramento das estratégias, ações e propostas trazidas por estes atores, a fim de verificar seus impactos para a alteração da ordem internacional atual.

Participantes Voluntários/as:

a) Estudantes de graduação:

Ana Julia Freitas Gomes (RI UFSM)
Bárbara Silveira Inácio Rocha (RI UFSM)
Gabrielli Morelato Hosono (Direito UFSM)
Laura Machado Ribas (RI UFSM)
Luiza Agnes Acosta (RI UFSM)
Victor de Lima Maffini (RI UFSM)

b) Estudante de pós-graduação:

Isabela Ambo Okusiro (PPGRI UFSM)

c) Pesquisador externo:

Gabriel Vieira de Macedo (Bacharel em RI pela UFSM)