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Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa

GRUPO DE ESTUDOS EM CAPACIDADE ESTATAL, SEGURANÇA E DEFESA (GECAP)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

gecap@ufsm.br +55 (55) 3220 9225 Prédio:74C Sala:4137

Projetos

Extensão

O Programa de Extensão “GAMEFICADOS: O Mundo Real nos Jogos Digitais”, vinculado ao Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP), constitui-se como programa articulador de ações de extensão (projetos, cursos, eventos, workshops, produtos), conectadas à pesquisa e ao ensino.

O Programa procura promover, por meio prioritariamente digital/virtual, o debate social amplo, com suporte científico, sobre os processos de gamificação do mundo real (jogos digitais presentes cada vez mais no nosso dia a dia da sociedade) e mundificação dos jogos digitais (jogos digitais propagando conteúdos político-sociais complexos e simulando dinâmicas reais).

A missão principal é construir pontes entre a Universidade e a sociedade de modo a contribuir para a compreensão conjunta sobre a relevância dos jogos digitais no mundo contemporâneo, como recurso de ensino-aprendizagem das Ciências Sociais e Humanas (no contexto das Humanidades Digitais), e como forma amplamente difundida de representação e veiculação de saberes históricos e contemporâneos por meio de práticas lúdicas e interativas.

 

Coordenador: Prof. Dr. Igor Castellano da Silva

Participantes

Caue Queiroz Santos (Colaborador)

Douglas Magalshi Sabino (Colaborador)

Frederico de Bortoli Beal (Colaborador)

Helena Rosch Barbosa (Colaborador)

Isabella Goldoni Paludo (Colaborador)

Karolayni Baldoni Costa (Colaborador)

Lauren Garcia Machado (Colaborador)

Larissa Vitória Cauduro Vieira (Colaborador)

Leonardo Andrada de Mello (Colaborador)

Lucas Conci Simoes (Colaborador)

Luiza Kosby Lira (Colaborador)

Manuela Roveder Dias (Colaborador)

Acesse o projeto na íntegra clicando aqui

 

Rock&RI é um projeto inovador que busca discutir a relação entre Rock and Roll (Rock) e as relações internacionais. O projeto tem como objetivo explorar como o Rock pode ser uma ferramenta para compreender questões de política internacional, economia, sociedade e cultura. A iniciativa é composta por uma série de eventos, caracterizados por saraus multimidia (espetáculos com música ao vivo, recursos audiovisuais e monólogo derivado de pesquisa científica). O Rock é adotado no nome do projeto como um exemplo de estilo musical originalmente contrahegemônico (em sentido gramsciano) e de projeção global inédita (por isso, claramente conectado às relações internacionais). No projeto, o conceito Rock também se conecta ao movimento de estruturas profundas no sistema internacional, haja vista o seu significado concomitante na língua inglesa, de rocha e mexer/movimentar. O objetivo geral do projeto é promover e disseminar entre estudantes de pós-graduação e graduação, bem como na comunidade local, regional e nacional a suscetibilidade para o conhecimento e o debate de temas interdisciplinares relacionados à cultura, arte e música e as suas conexões com as Relações Internacionais, principalmente aos desafios de desenvolvimento, segurança, direitos e justiça em regiões do Sul Global, com reflexos para o desenvolvimento sustentável local.

Coordenador: Prof. Dr. Igor Castellano da Silva

Participantes

Thomaz Francisco Silveira de Araujo Santos (Executor)

Caue Queiroz Santos (Colaborador)

Kaliel Dinarbel dos Santos (Colaborador)

Lucas Conci Simoes (Colaborador)

Luiza Calixto Pinto (Colaborador)

Theo Seligman (Colaborador)

Wesley Mateus Gulgielmin (Colaborador)

Acesse o projeto na íntegra clicando aqui

Objetivos:

Promover e disseminar entre estudantes de Relações Internacionais e áreas afins, bem como na comunidade local, a suscetibilidade para o conhecimento e o debate de temas relacionados às relações internacionais da África e do Oriente Médio, mormente vinculados às áreas da Capacidade Estatal, Segurança e Defesa.Para tanto, cabem os seguintes objetivos específicos:Debater temas das Relações Internacionais (história, cultura, política, economia, segurança e sociedade) relativos à África e ao Oriente Médio;Utilizar-se de elementos lúdicos, tais como entrevistas, cinema, arte, literatura e música, para instigar os participantes ao desenvolvimento de uma percepção crítica sobre a realidade de, e a produção de conhecimento sobre, África e Oriente Médio;Estimular a autonomia intelectual entre os participantes, buscando fazer com que se percebam enquanto sujeitos, quer no processo de produção do conhecimento ou em sua relação crítico-prática com a realidade;Debater, reavaliar e repensar as percepções correntes de alunos de graduação e pós-graduação e da comunidade em geral sobre a África e o Oriente Médio;Estimular a discussão e a produção de dossiês e relatórios sobre o tema.

Coordenador: Prof. Dr. Igor Castellano da Silva

 

PROGRAMA AFRORIENTE

 

O Afroriente é um programa de discussão a respeito de temáticas que envolvem as regiões da África e do Oriente Médio. O programa é transmitido todas terças-feiras na Rádio Universidade, ao vivo às 15 horas, com reprise aos domingos às 17h. E agora estará, também, na programação da UniFM 107.9, sendo transmitido toda quinta-feira às 13h10min.

Objetivos:

  • Debater aspectos culturais da região Africana e do Oriente Médio, a fim de compreender as problemáticas que envolvem ambas as regiões;
  • Criar um espaço amplo que fomente o debate de questões pertinentes à Africa e ao Oriente Médio;
  • Promover um espaço de diálogo com refugiados advindos dessas regiões em Santa Maria por meio de musicas e debates.

Capa Fanpage AfroOriente Fundo preto

Edições

​2016

 

Em 2016, o projeto Afroriente idealizado pelos estudantes bacharéis de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria, teve sua estreia no dia 16 de agosto na Rádio Universidade 800 AM. A partir de então, todas as terças-feiras, às 15:05 min, o programa é conduzido pelos estudantes.

Em seu ano de estreia o programa abordou temáticas como a imigração e migração, o papel das mulheres na África, a política externa brasileira voltada para a África, e também, a guerra ao terror.

Além, de contar com a presença de diversos pesquisadores da área, na programação, tal como a Prof. Dra. Analúcia Danilevicz Pereira, atualmente lecionando na UFRGS, sendo coordenadora do CEBRAFRICA e editora da Revista Brasileira de Estudos Africanos (RBEA); o Prof. Dr. Igor Castellano da Silva (UFSM), coordenador do Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) e a Prof. Dra. Giuliana Redin, especialista em imigrações e também, coordenadora do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional – Migraidh.

O Afroriente em 2016 foi composto pelo Prof. Dr. Igor Castellano da Silva como coordenador, a Ana Luiza Vedovato, a Arianne Teixeira de Lima, o Douglas Dilkin, a Maria Eduarda Piacentini como produtores e a Bruna Ribeiro Troitinho, o Douglas Felipe Gerhardt, o Gustavo Manduré, e o Victor de Carli Lopes como locutores.


2017

 

O Afroriente em 2017 foi conduzido pelos academicos de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria, e além de ser transmitido todas as terças ao vivo, das 15h05min às 16h na Rádio Universidade (800AM), conta também com a transmissão na Rádio UniFM 107.9, sendo transmitido toda quinta-feira às 13h.

Cada programa possui um tema que guia os debates e reportagens do dia. Além disso, fazem parte da programação quadros fixos, como o Sons do Oriente, em que são divulgadas mini-biografias de músicos oriundos do continente africano ou do Oriente Médio, e um quiz interativo, em que os ouvintes adivinham, por meio de dicas durante o programa, o país escolhido do dia. A ideia desses e de outros quadros é repensar esteriótipos sobre África e Oriente Médio e construir um conhecimento mais plural sobre essas regiões tão ricas e relevantes para o mundo contemporâneo.

O programa conta neste ano com entrevistas com mestranda Camila Hirt Munareto, que pesquisa a história e a sociedade do Irã; com Rodrigo Duque Estrada, um dos diretores do Documentário “Um Fio de Esperança”, a respeito do conflito e independência no Saara Ocidental, o Prof. Dr. Thomaz Santos, abordando as relações internacionais e jurídicas do continente africano; a Maria Rita Py Dutra, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/ UFSM), coordenadora do GT Negros: discutindo relações étnicos-raciais em Santa Maria, e autora de livros infanto-juvenis que trabalham questões raciais, abordando a obrigatoriedade do ensino de histórica e cultura afro-brasileira e africana nas escolas publicas e privadas.

O Afroriente neste ano foi composto pelo Prof. Dr. Igor Castellano da Silva como coordenador, a Ana Luiza Vedovato, Douglas Dilkin, a Maria Eduarda Piacentini, a Kellen Espindula, o Henri Oyama, a Bruna Ribeiro Troitinho, Gustavo Manduré e a Marina Zuchetto como colaboradores.

 


2018

 

O Afroriente em 2018 está sendo conduzido pelos academicos de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria. O programa é transmitido todas as terças ao vivo, das 15h05min às 16h na Rádio Universidade (800AM), conta também com a transmissão na Rádio UniFM 107.9, sendo transmitido toda quinta-feira às 13h.

A edição de 2018, além dos quadros já tradicionais da programação como entrevistas, musicas locais (Sons do Oriente) e quiz, conta esse ano com um novo formato de apresentação e novos quadros, o Momento Girô e o Boletim Semanal. O novo formato, segundo a acadêmica Laiza Siqueira, é um reflexo da necessidade de formar um programa mais dinâmico e reflexivo. Como aponta a loucutora do Afroriente, o grupo de alunos que compõem o projeto em 2018 desejavam um formato que fomentasse o debate e o diálogo ao mesmo tempo que promovesse conteúdo de fácil entendimento que pudesse chegar melhor ao ouvite e captasse a atenção durante toda a programação. Assim o grupo nesse ano está buscando integrar mais os estudantes como peça central da programação ao promover debates atuais baseados em notícias e pesquisas produzida pelos próprios integrantes.

O Afroriente neste ano foi composto pelo Prof. Dr. Igor Castellano da Silva como coordenador, Bruna Coutinho, Camille Costenaro, Muriel Block, Laiza Siqueira, Tais Chiquitelli, Yuri Bravo, Walter Buske.

Para conhecer mais sobre o programa vinculado ao ao Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP), acesse o Blog do Afroriente ou a pagina do Facebook do Afroriente.

O Café Defesa é uma atividade de extensão, realizada no âmbito do Programa de Extensão em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (PECAP), que busca direcionar o esforço de expansão do campo de debate em Defesa, criando um espaço aberto e mais amplo para que as temáticas envolvidas sejam expostas e discutidas num ambiente acadêmico, onde especialistas, estudantes e sociedade dialogarão de modo a melhor entender e aprofundar a temática. Os encontros são destinados a estudantes de cursos de graduação e pós-graduação em geral e membros da sociedade civil e militar, com interesses específicos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa.

A crescente consolidação de um campo de estudos acadêmicos com foco em Defesa no Brasil e a recente criação do curso de Relações Internacionais na UFSM criam em conjunção um espaço favorável à ação coordenada. Em que pese Santa Maria abrigue o segundo maior contingente militar do Brasil, o maior poder de fogo do Exército, uma base da Força Aérea e um polo da indústria de material de bélico em desenvolvimento, a discussão sistemática em Defesa ainda não alcança de forma eficaz o cotidiano dos cidadãos. Ao propor uma articulação entre academia, Forças Armadas e sociedade, o projeto de extensão visa preencher as condições necessárias para amenizar tal problema e, em longo prazo, construir um espaço permanente de conexão e diálogo.

Objetivos:

O objetivo geral do programa é fomentar o diálogo, no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria, entre representantes da sociedade civil (academia, setor público e empresariado) e militar com alunos e a comunidade em geral de modo a inserir a Defesa na agenda dos cidadãos, assim como qualificar os insumos para a discussão da temática.

Para tanto, cabem os seguintes objetivos específicos:

  • Ampliar o diálogo sobre Defesa na sociedade civil santa-mariense.
  • Cooperar para a instituição, consolidação e ampliação da cooperação entre UFSM, Forças Armadas, setor público, agências de apoio e empresas de Santa Maria.
  • Incentivar o interesse pela temática na comunidade acadêmica da UFSM.

Coordenadores: Prof. Dr. Igor Castellano da Silva e Prof. Dr. Júlio César Cossio Rodriguez

Oficina GECAP logo 4

Desde 2014, o GECAP desenvolve atividades de extensão no formato de cursos e workshop com o intuito de fornecer a estudantes, jovens pesquisadores de cursos de graduação e pós-graduação de Relações Internacionais e áreas afins, egressos, servidores, militares e sociedade civil em geral, interessados nas temáticas da Capacidade Estatal, da Segurança e da Defesa um espaço de discussão acerca de temas metodológicos e temáticos que possam auxiliá-los na iniciação, formulação, produção e execução de projetos de pesquisa e extensão, mediante seminários temáticos e exposições dialogadas que busquem auxiliar na demarcação de estratégias teórico-metodológicas para a pesquisa e extensão acadêmicas. As oficinas já tiveram vários nomes (OPRI, Oficina GECAP, Oficina GECAP Digital) e formato (workshop, curso presencial, curso à distância). Entrentanto, a diversidade segue princípios comuns, de procura adotar instrumentos pedagógicos integradores, que instiguem no aluno a função de protagonista de seus projetos, de partícipe fundamental nos projetos dos colegas e de agente da transformação social. A oficina é feita por estudantes e para estudantes.

Assim, o projeto tem relevância ao procurar contribuir para a formação de estudantes de graduação e pós-graduação enquanto pesquisadores, favorecendo a ampliação de estratégias e repertórios epistemológicos e metodológicos de pesquisa. Trata-se de um projeto de extensão interdisciplinar, que integra temas variados e professores de diferentes departamentos do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM. O projeto sustenta o seu diferencial ao visar à integração das áreas de ensino, pesquisa e extensão, mediante dois mecanismos principais. Primeiro, ao propor-se como atividade de extensão que incentiva o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e que lida com os repositórios de conhecimentos adquiridos no ensino metodológico. Em segundo lugar, ao propiciar o desenvolvimento de competências necessárias para a pesquisa e a extensão, uma vez que os alunos serão auxiliados na realização de suas pesquisas individuais e coletivas e instigados a comunicá-las em eventos acadêmicos de Relações Internacionais e áreas afins.

 

Objetivo:

O objetivo geral do curso é auxiliar na formação acadêmica e intelectual de estudantes, jovens pesquisadores de cursos de graduação e pós-graduação, egressos da academia, servidores públicos, militares e sociedade civil em geral, enfocando as competências e habilidades necessárias para as atividades de pesquisa e extensão, tanto individuais quanto coletivas.

Pata tanto, cabem os seguintes objetivos específicos:

  • Estimular o debate teórico-metodológico e o delineamento de estratégias de pesquisa.
  • Instigar e amparar a publicação de artigos e a sua exposição em eventos científicos.
  • Fomentar a autonomia intelectual participantes, com enfoque interdiciplinar e multidimencional (diferentes níveis de análise) dos problemas de política internaiconal.
  • Capacitar os estudantes  como jovens a fim  de desenvolverem pesquisas independentes e/ou integrarem as atividades do GECAP

Coordenadores: Prof. Dr. Igor Castellano da Silva e Prof. Dr. Júlio César Cossio Rodriguez

O TeóRIca é um curso de extensão gratuito e regular, realizado no âmbito do Programa de Extensão em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (PECAP), que busca promover o debate acadêmico na área de Teoria de Relações Internacionais por meio de grupos de trabalho e discussão organizados em torno da leitura de textos e de seminários dialogados. A atividade de extensão destina-se a alunos de cursos de graduação e pós-graduação em geral, com interesses específicos em Relações Internacionais, oriundos dos campos de Economia, Ciências Sociais, Direito, História, Relações Internacionais, entre outros.

O projeto possui relevância na medida em que procura contribuir para a apropriação acadêmica da produção teórica em Relações Internacionais, favorecendo o desenvolvimento de novos conhecimentos para atividades de pesquisa. Trata-se de um projeto de extensão destinado a expandir as formas de discussão e aprofundamento teórico para além das possibilidades fornecidas pelo ensino em sala de aula, algo possibilitado pela priorização, nas atividades, do diálogo multilateral e da troca de interpretações. Ademais, o caráter do presente projeto no curso de Relações Internacionais responde a uma demanda necessária à complementação da formação teórica proporcionada aos alunos, pois fomenta a utilização do conhecimento construído de forma autônoma.

Objetivos:

Complementar e aprofundar os debates teóricos de cursos de graduação e pós-graduação que abordem a área de Relações Internacionais, por meio de perspectivas interdisciplinares que avaliem de forma crítica o papel do Estado, da Segurança e da Defesa no mundo contemporâneo.

Para tanto, cabem os seguintes objetivos específicos:

  • Fomentar o desenvolvimento de um domínio crítico sobre os debates teóricos em Relações Internacionais, de forma a auxiliar os estudantes participantes no desenvolvimento de suas respectivas atividades de pesquisa.
  • Desenvolver as habilidades analíticas e o conhecimento individual em teoria.
  • Promover a discussão acerca da expansão e contribuição dos diferentes programas de pesquisa científica de Relações Internacionais.
  • Fomentar uma visão teórica multidimensional para a apropriação de cada debate, de modo a entender a conexão entre diferentes abordagens.
  • Avaliar o progresso teórico da disciplina, enfocando a emergência de novos estudos contemporâneos na área de Capacidade Estatal, Defesa e Segurança.

Coordenador: Prof. Dr. Igor Castellano da Silva


Pesquisa

A recente expansão do arcabouço normativo da Defesa Nacional impõe a responsabilidade e competência do Ministério da Defesa (MD) e das Forças Armadas (FAs) em pensar a sua transformação frente às incertezas do ambiente internacional contemporâneo, marcado por transições sistêmicas de escala macro-histórica e estrutural e a renovada relevância que potências regionais assumem na correlação de forças internacionais. Este contexto é marcado pela necessidade de perspectivas multidimensionais guiarem os esforços da competição sistêmica. Não há condições de se assegurar a Defesa Nacional sem amparo de um perfil de força adequado às ameaças fundamentais e às capacidades militares disruptivas, sem o suporte da inovação tecnológico que suporte as demandas deste perfil e sem o lastro econômico orçamentário (demanda contínua) e produtivo (oferta regular e adequada de produtos e serviços), que garantam soberania e autonomia para a modernização das forças armadas. A Força Terrestre é consciente dessas necessidades, haja vista o foco multidimensional de seus projetos estratégicos e a recorrência de iniciativas de integração com Universidades e Empresas, consolidadas na constituição do Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação (SISDIA) do Departamento de Ciência e Tecnologia.

De forma geral, o projeto de pesquisa busca desenvolver instrumentos analíticos que subsidiem a formulação de políticas e capacidades do Exército para a aquisição de sistemas de defesa aptos a apoiarem a dissuasão extrarregional. A luz dos instrumentos analíticos elaborados avaliar a contribuição potencial para a dissuasão extrarregional, bem como a viabilidade em vista das capacidades institucionais econômicas, tecnológicas e doutrinárias previstas, dos projetos estratégicos atuais e prospectivos sob responsabilidade do Exército.

Coordenador: Júlio César Cossio Rodriguez

Participantes

Igor Castellano da Silva (Pesquisador)

Peter Christopher Julius Vale (Participante)

Kevlin Roxani Gualberto da Silva (Participante)

Luiza Delaflora Cassol (Participante)

Acesse o projeto na íntegra clicando aqui

O campo das Relações Internacionais do Brasil apresenta atualmente importantes lacunas de conhecimento metodológico intermediário e avançando. Esta realidade destoa do que ocorre nas Relações Internacionais em âmbito internacional, que incopora avanços metodológicos importantes, desenvolvidos paralelamente em diversas áreas correlatas das ciências sociais. Destacam-se aqui novas propostas de estruturação de pesquisas científicas, bem como de obtenção e processamento de fontes e dados nas Relações Internacionais; o recurso explícito a metateorias científicas para problematização teórica nas Relações Internacionais; a formação e análise conceitual qualificada; o desenvolvimento de métodos qualitativos e híbridos inovadores (fsQCA, QDA, Event Data, Análise de Redes, etc); e o uso de ferramentas digitais de amparo à gestão e ao processamento da pesquisa científica (e.g. IRAMUTEQ, fsQCA, Atlas.ti, Zotero, Notion, Gephi, etc).

O presente projeto de pesquisa procura, portanto, investigar, descrever e analisar marcos metodológicos inovadores que possam para contribuir com o desenvolvimento científico do campo de Relações Internacionais em sua característica interdisciplinaridade, prioritariamente nos aspectos metateóricos, na análise conceitual, nos métodos qualitativos e híbridos, e no uso de ferramentas digitais de amparo à gestão e ao processamento da pesquisa científica.

Coordenador: Prof. Dr. Igor Castellano da Silva

Participantes

Ana Luiza Vedovato Rodrigues (Executor/Pesquisador)

Júlio César Cossio Rodriguez (Pesquisador)

Karolayni Baldoni Costa (Pesquisador)

Luiza Delaflora Cassol (Pesquisador)

Peter Christopher Julius Vale (Pesquisador)

Isabella Goldoni Paludo (Bolsista)

Luiza Kosby Lyra (Bolsista)

Eduarda Magagnin de Conto (Participante)

Frederico de Bortoli Beal (Participante)

João Paulo Moro Valcanover (Participante)

Jonatas da Rosa Lutckmeier (Participante)

Acesse o projeto na íntegra clicando aqui

A pesquisa trata consiste em realizar diagnósticos econômico, comercial, tecnológico e institucional de polos de defesa nacionais e internacionais, que propiciem ensinamentos e modelos virtuosos de desenvolvimento e governança para o caso do APL Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria. A problemática que guia a pesquisa é quais aspectos políticos, econômicos, tecnológicos e de governança têm produzido experiências virtuosas no desenvolvimento de polos de defesa nacionais e internacionais, mormente em casos semelhantes ao do APL Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria? A hipótese de trabalho é que experiências virtuosas de polo de defesa nacionais e internacionais tem sido fundadas em polos de conhecimento que recebem incentivos estatais diretos para a inovação e transferência tecnológica ao setor industrial, sustentada por significativas compras governamentais e acesso a mercados externos, ambos em contexto estratégico favorável. A pesquisa se caracteriza como estudo descritivo de abordagem hipotético-dedutiva que adota procedimento histórico-comparado, integrado por estudos de caso com comparações internas múltiplas (históricas e subcasos) que permitam a análise de unidades de observação relevantes para o teste das hipóteses de trabalho.

Integrantes:

  • Igor Castellano da Silva – Coordenador
  • Bibiana Poche Florio – Integrante
  • Gabriela Alves de Borba- Integrante
  • Julio Werle Berwaldt – Integrante
  • Marcelo Lopes Fernands – Integrante.

Financiador(es):

  • PROBIC – Programa Institucional de Pesquisa FAPERGS.

Projetos Vinculados:

 Esse projeto é um programa guarda-chuva que congrega outros projetos.

  • Polos de Defesa Nacionais: Um Estudo Comparativo: Com base no entendimento do fenômeno da formação de Arranjos Produtivos Locais, este Projeto tem como objetivo geral realizar diagnósticos comparativos aos níveis econômico, comercial, tecnológico e institucional de polos de defesa nacionais, que propiciem ensinamentos e o mapeamento de modelos virtuosos de desenvolvimento e governança desses arranjos partindo do exemplo matriz do APL Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria.
    • Integrantes: Igor Castellano da Silva – Coordenador; Bibiana Poche Florio – Integrante; Gabriela Alves de Borba- Integrante; Thaís de Campos Moreira – Integrante.
    • Financiador(es): PROBIC, PIBIC e FIPE.

Vigência: 2017 – Atual

O presente projeto propõe a realização de pesquisa de 36 meses sobre o impacto na guerra na construção dos Estados africanos. Ao contrário da previsão teórica decorrente do estudo seminal de Charles Tilly (1996) sobre coerção e capital na formação dos Estados Europeus, na África a profusão de conflitos armados não gerou incentivos positivos para a capacitação das instituições estatais. Pelo contrário, conflitos armados tenderam e tendem a degenerar instituições políticas, burocracia e políticas públicas de promoção do desenvolvimento. A hipótese de trabalho, que tenta solver esse paradoxo, é que a guerra não produziu os efeitos esperados de fortalecimento do Estado devido a variáveis intervenientes, que, de fato, definem quando o incentivo da guerra produzirá capacitação estatal. O estudo se desenvolverá na produção, apresentação e publicação de 7 (sete) artigos científicos que avaliarão diacronicamente as variáveis guerra e construção do Estado de forma isolada e relacionada; especificamente no caso africano como um todo (54 países), em casos internos emblemáticos (República Democrática do Congo e África do Sul), e em comparação com casos de resultados semelhante (Oriente Médio) e diferente (Estados Unidos da América). A pesquisa justifica-se pela relevância social da temática, haja vista as recorrentes crises humanitárias no continente africano decorrentes da incapacidade dos Estados de proverem segurança e desenvolvimento às suas populações. Além disso, conquanto haja crescente interesse público no Brasil sobre a realidade africana e ações de política externa em direção à cooperação técnica para o desenvolvimento, há ainda escassa produção acadêmica sobre tais temáticas contemporâneas de tamanha relevância e urgência.

Integrantes:

  • Igor Castellano da Silva – Coordenador
  • Pedro Txai Leal Brancher – Integrante
  • Camila Hirt Munareto – Integrante
  • Cecília Maieron Pereira – Integrante
  • Gustavo Manduré – Integrante
  • Marjorie Freidhen Foletto – Integrante
  • Matheus Dalbosco Pereira – Integrante
  • Victor de Carli Lopes – Integrante.

Financiador(es):

  • FIPE Júnior/UFSM
  • PIBIC CNPq
  • PROBIC FAPERGS

Vigência: 2016 – 2021

O presente projeto de pesquisa insere-se na área de Relações Internacionais, estando voltado especificamente à temática das estruturas e relações sistêmicas, dedicado especialmente ao estudo da ordem sistêmica. A pesquisa analisa a evolução do conceito de ordem nos estudos de Relações Internacionais, no âmbito do debate sobre sistemas. A compreensão de como o conceito vem sendo trabalhado e operacionalizado pelos teóricos da área permite-nos apontar os avanços e desafios encontrados no processo, possibilitando uma análise a respeito do papel da ordem nas dinâmicas e relações internacionais. Busca-se entender a relação da ordem nas estruturas e relações sistêmicas, nos âmbitos global e regional. Além de realizar a problematização do conceito e buscar estabelecer relações teórico-causais no debate, o trabalho contribui para a reflexão de como o conceito de ordem pode auxiliar a compreensão das Relações Internacionais.

Integrantes:

  • Igor Castellano da Silva – Coordenador
  • Ana Luiza Vedovato Rodrigues – Integrante
  • Arthur Lersch Mallmann – Integrante

Financiador(es):

  • FIPE ARD/UFSM
  • FIPE Júnior/UFSM
  • PIBIC CNPq
  • PROBIC FAPERGS

Vigência: 2016 – 2021

A pesquisa procura avaliar de que maneira as simulações militares no âmbito do Polo de Defesa de Santa Maria podem contribuir a inserção do Brasil na Era Digital. Busca descrever como os investimentos em simulação viva, virtual e construtiva tem impactado na capacitação militar e no desenvolvimento da Base Industrial de Defesa. Para tanto, vale-se de estudo bibliográfico, pesquisas de campo e entrevistas junto a agentes militares e civis que constituem a tríplice hélice identificada no município gaúcho.

Coordenador: Prof. Dr. Igor Castellano da Silva

A pesquisa trata sobre política externa na África Austral e Padrões de Cooperação-Conflito. Mais especificamente, sobre as mudanças e tendências no Padrão de Cooperação-Conflito no período pós-1989, momento da assinatura do Acordo Tripartite entre África do Sul, Angola e Cuba; a partir do qual se iniciou uma mudança significativa nos padrões de interação. Estudam-se os fatores estruturais (globais e regionais) e internos (processos e atores) que contribuíram para mudanças no Padrão de Cooperação-Conflito entre os países da África Austral no período do pós-1989. Os problemas que orientam a análise são: (1) como se caracterizam Padrões de Cooperação-Conflito na África Austral no período pós-1989, comparado ao período anterior (1975-88)?; (2) por que houve mudanças no Padrão de Cooperação-Conflito na região no período pós-1989?; e (3) qual elemento teve precedência lógica e cronológica como fator causal da nova realidade? Como hipóteses principais, tem-se: (1) O Padrão de Cooperação-Conflito da África Austral no período pós-Guerra Fria é caracterizado por (i) uma reduzida rivalidade relativa entre os antigos países rivais (Linha de Frente vs África do Sul); (ii) o surgimento de novos níveis de rivalidade entre os países da região dos Grandes Lagos (Uganda, Ruanda e Burundi) frente a Angola, Zimbábue e Namíbia; e (iii) a construção gradual de um ambiente cooperativo por parte da África do Sul. Este ambiente diferencia-se essencialmente de padrões históricos de rivalidade. (2) A alteração deste ambiente deveu-se, sobretudo, a: (i) mudanças estruturais globais decorrentes do fim da Guerra Fria, (ii) mudanças estruturais regionais (expansão das fronteiras do sistema regional, mudanças na polaridade e na polarização) e (iii) mudanças internas no principal pólo de integração da região (África do Sul), com o fim do Apartheid, e nos demais players regionais (Angola, Zimbábue, Moçambique e Namíbia). (3) O fator que teve precedência lógica e cronológica no processo de mudança no Padrão de Cooperação-Conflito da África Austral, foi a mudança na Política Externa da África do Sul para a região a partir de meados da década de 1980 que teve como marco transitório o Acordo Tripartite de 1989. Todavia este fator foi condicionado por constrangimentos externos e internos.

Coordenador: Prof. Dr. Igor Castellano da Silva

Financiador(es):

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa / Universidade Federal de Santa Maria – Outra.

Vigência: 2011 – Atual

Este projeto tem como tema central a Política Externa de cinco países da América Latina durante o período de 1945 até 2015. Pretende analisar por meio do Método Histórico-Comparativo (MHC), que inclui Mapeamentos de Processos, os Métodos de Sequenciamento Histórico, a Identificação de Condições Explicativas, a Verificação do Relacionamento entre as Condições Explicativas e, por fim, nutre de forma eficaz uma Análise Qualitativa Comparada (fsQCA).

Objetivos

O objetivo principal desta pesquisa, portanto, é compreender por meio do fsQCA (Fuzzy Set QCA) como operam as principais condições necessárias das mudanças na política externa de Argentina, Brasil, Chile, México e Venezuela. O propósito final é comparar as causas principais destas mudanças para perceber: (1) se as mudanças em suas políticas externas são condicionadas com mais força pelos fatores internos e qual o peso deles e/ou (2) se as mudanças em suas políticas externas são condicionadas pelos fatores externos e qual o peso relativo deles.

Objetivos Específicos

Em função das hipóteses causais do projeto define-se que a pesquisa tem como objetivos específicos:

(1) hierarquizar as condições explicativas principais da mudança na política externa de cada um dos países analisados (Necessárias, Suficientes, INUS e SUIN);

(2) definir com maior propriedade as variáveis causais principais (condições necessárias) destas mudanças para cada caso;

(3) refinar a forma de mensuração das variáveis encontradas, atribuindo àquelas que se relacionem com poder ou inserção, escalas ordinais simples (valores entre 0 e 1);

(4) comparar os casos de forma qualitativa para verificar as semelhanças e diferenças entre os casos e;

(5) aplicar o fsQCA (fuzzy set QCA) e os testes atinentes a tal aplicação na comparação dos casos.

Coordenador: Júlio César Cossio Rodriguez

Integrantes

Igor Castellano da Silva

Valentina Tâmara Haag

Rafaela Pelliccioli

Gabriela Tamiris Rosa Corrêa