COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL (GCINCO)
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Pesquisa
Com o aprofundar da midiatização da sociedade, as organizações têm repensado e ressignificado suas estratégias de comunicação, que cada vez mais, passam a ser orientadas ao relacionamento experiencial e imersivo entre uma marca e seu público de interesse. Tal repensar compreende os novos ou renovados movimentos sócio-organizacionais perpassados pela mídia, onde indivíduos sociais, agentes e atores organizacionais operam, de modo simétrico, os tensionamentos relacionais de influência no que tange o binômio conflito-cooperação. Ou seja, tanto o público quanto as organizações podem, de igual forma, apropriar-se dos ambientes midiáticos e utilizá-los para interferir nas lógicas relacionais e comunicacionais do sistema organização-públicos. Contexto que torna ainda mais sensível praticar Comunicação e Relações Públicas, especialmente em tempo de redes sociais imersivas e do aprofundamento das interações sócio-organizacionais mediadas. Dito isso, o presente projeto de pesquisa busca investigar as apropriações midiáticas em contextos organizacionais emergentes e suas implicações na configuração de estratégias de comunicação e de relações públicas. Para tanto, pretende-se caracterizar o atual contexto social midiatizado das organizações e seu ecossistema midiático, ao passo de desvelar as apropriações e usos da mídia, a partir de suas lógicas e affordances, por agentes e atores organizacionais. Ademais, interessa à pesquisa mapear as estratégias comunicacionais no contexto da midiatização sócio-organizacional e analisar tais apropriações e estratégias à luz das teorias da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas. Por se tratar de um projeto ‘extensivo’, cuja operacionalização dar-se-á por meio de pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mas vinculados ao Grupo de Pesquisa ‘Comunicação Institucional e Organizacional’ (CNPq/UFSM) e direcionados pela linha de pesquisa ‘Mídia e Estratégias Comunicacionais’, este projeto recorrerá ao método exploratório, com característica multicêntrica: diferentes objetos investigados sob as mesmas lentes, com protocolos convergentes para coleta e análise tanto de dados quanto de informações. Assim, espera-se, com sua consecução, fortalecer e ampliar as bases teórico-epistemológicas, teórico-metodológicas e teórico-práticas da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas, com vistas na atualização de seus processos frente aos contextos organizacionais emergentes.
A proposta desta pesquisa tem como tema as estratégias de comunicação em organizações de tecnologia educacional, delimitada na questão de visibilidade de seus atores organizacionais. A questão central proposta para problematizar é “que estratégias de comunicação organizacional são adotadas em contextos organizacionais plataformizados de tecnologia educacional emergentes?”. A justificativa de sua execução é o desenvolvimento de plataformas de cursos online, surgimento e crescimento de organizações ditas de tecnologia educacional e a consequente coevolução de seus atores, nesta proposta entendidos como professores, alunos e plataformas. Os objetivos específicos perpassam por: (I) Identificar como a sociedade 5.0 influencia as estratégias de comunicação utilizadas pelas organizações educacionais que atuam em plataformas digitais; (II) Conhecer o processo de plataformização de organizações de tecnologia educacional; (III) Descrever a ambiência midiática na qual as organizações tecnológicas estão imersas e; por fim, (IV) Analisar relações e expectativas dos atores organizacionais das plataformas enquanto organizações. A investigação terá como objeto empírico três cenários, a partir de três organizações, todas globais, com atuação nacional – no recorte dos enquadramentos empresa de tecnologia educacional; plataforma EaD e; plataforma de criadores de conteúdo. Utilizar-se-á um Estudo de Casos Múltiplos; diálogos e observação. Numa notável comuCom o aprofundar da midiatização da sociedade, as organizações têm repensado e ressignificado suas estratégias de comunicação, que cada vez mais, passam a ser orientadas ao relacionamento experiencial e imersivo entre uma marca e seu público de interesse. Tal repensar compreende os novos ou renovados movimentos sócio-organizacionais perpassados pela mídia, onde indivíduos sociais, agentes e atores organizacionais operam, de modo simétrico, os tensionamentos relacionais de influência no que tange o binômio conflito-cooperação. Ou seja, tanto o público quanto as organizações podem, de igual forma, apropriar-se dos ambientes midiáticos e utilizá-los para interferir nas lógicas relacionais e comunicacionais do sistema organização-públicos. Contexto que torna ainda mais sensível praticar Comunicação e Relações Públicas, especialmente em tempo de redes sociais imersivas e do aprofundamento das interações sócio-organizacionais mediadas. Dito isso, o presente projeto de pesquisa busca investigar as apropriações midiáticas em contextos organizacionais emergentes e suas implicações na configuração de estratégias de comunicação e de relações públicas. Para tanto, pretende-se caracterizar o atual contexto social midiatizado das organizações e seu ecossistema midiático, ao passo de desvelar as apropriações e usos da mídia, a partir de suas lógicas e affordances, por agentes e atores organizacionais. Ademais, interessa à pesquisa mapear as estratégias comunicacionais no contexto da midiatização sócio-organizacional e analisar tais apropriações e estratégias à luz das teorias da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas. Por se tratar de um projeto ‘extensivo’, cuja operacionalização dar-se-á por meio de pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mas vinculados ao Grupo de Pesquisa ‘Comunicação Institucional e Organizacional’ (CNPq/UFSM) e direcionados pela linha de pesquisa ‘Mídia e Estratégias Comunicacionais’, este projeto recorrerá ao método exploratório, com característica multicêntrica: diferentes objetos investigados sob as mesmas lentes, com protocolos convergentes para coleta e análise tanto de dados quanto de informações. Assim, espera-se, com sua consecução, fortalecer e ampliar as bases teórico-epistemológicas, teórico-metodológicas e teórico-práticas da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas, com vistas na atualização de seus processos frente aos contextos organizacionais emergentes.nhão entre comunicação, educação e tecnologia, a manifestação de potência de plataformas de cursos online, crê-se, deve desnudar verdadeiros ecossistemas instrucionais enquanto novos arranjos organizacionais educacionais, os quais acometem não só o (re)pensar e o (re)fazer de âmbitos de ensino e aprendizagem, mas da própria comunicação organizacional, que passa (ou funciona) por padrões midiáticos coevolutivos.
Nossa pesquisa objetiva compreender, nos âmbitos teórico-epistemológico, teórico-metodológico e teórico-prático, como o estudo de mídia-ambiência pode ser apropriado para desvelar as configurações midiáticas e qualificar as estratégias comunicacionais do ecossistema de inovação das universidades federais gaúchas. Ao entendermos a Ecologia da Mídia enquanto escola teórica da Comunicação, preocupada em estudar a mídia e seus efeitos nos ambientes humanos, nos apropriamos de suas lentes para analisar as relações interorganizacionais e sistêmicas que dão forma ao ecossistema inovativo, representado por diferentes ambientes científico-tecnológicos. No âmbito teórico-epistemológico, os pressupostos analíticos dos ecólogos da mídia, com destaque para a compreensão dos meios como ambiências, em nossa pesquisa, tornam-se vetores teórico-metodológicos para empreender análises prático-processuais da comunicação multinível do ecossistema de inovação dessas universidades, configuradas enquanto âmbito teórico-prático da pesquisa. Deste modo, objetivamos também investigar como se configura um ecossistema de inovação, as ambiências midiáticas em seu entornA proposta desta pesquisa tem como tema as estratégias de comunicação em organizações de tecnologia educacional, delimitada na questão de visibilidade de seus atores organizacionais. A questão central proposta para problematizar é “que estratégias de comunicação organizacional são adotadas em contextos organizacionais plataformizados de tecnologia educacional emergentes?”. A justificativa de sua execução é o desenvolvimento de plataformas de cursos online, surgimento e crescimento de organizações ditas de tecnologia educacional e a consequente coevolução de seus atores, nesta proposta entendidos como professores, alunos e plataformas. Os objetivos específicos perpassam por: (I) Identificar como a sociedade 5.0 influencia as estratégias de comunicação utilizadas pelas organizações educacionais que atuam em plataformas digitais; (II) Conhecer o processo de plataformização de organizações de tecnologia educacional; (III) Descrever a ambiência midiática na qual as organizações tecnológicas estão imersas e; por fim, (IV) Analisar relações e expectativas dos atores organizacionais das plataformas enquanto organizações. A investigação terá como objeto empírico três cenários, a partir de três organizações, todas globais, com atuação nacional – no recorte dos enquadramentos empresa de tecnologia educacional; plataforma EaD e; plataforma de criadores de conteúdo. Utilizar-se-á um Estudo de Casos Múltiplos; diálogos e observação. Numa notável comunhão entre comunicação, educação e tecnologia, a manifestação de potência de plataformas de cursos online, crê-se, deve desnudar verdadeiros ecossistemas instrucionais enquanto novos arranjos organizacionais educacionais, os quais acometem não só o (re)pensar e o (re)fazer de âmbitos de ensino e aprendizagem, mas da própria comunicação organizacional, que passa (ou funciona) por padrões midiáticos coevolutivos.o, e como tal configuração implica nas estratégias comunicacionais de agentes e atores. Identificar quais percepções o ecossistema inovativo tem sobre a mídia, a partir dos usos e apropriações que as lógicas e affordances midiáticas possibilitam ao fenômeno da inovação. Apontar possibilidades teórico-práticas para qualificar as configurações midiáticas e as estratégias comunicacionais de ecossistemas de inovação para, então, desenhar a metodologia da pesquisa, de modo a modelizar as possibilidades de apropriação do estudo da mídia como ambiência para futuras investigações no âmbito da inovação ou de fenômenos correlacionados. Dito isso, esperamos elaborar um quadro referencial-explicativo para aproximar o atual ecossistema midiático do atual ecossistema inovativo que, no contexto sócio-organizacional midiatizado, tem as tecnologias, como organismos necessários para sua organização, desenvolvimento, sustentação e visibilidade.
Partindo do princípio que as bases sociotecnológicas e midiáticas da atualidade residem sobremaneira nas relações de trabalho e nas estratégias pelas quais a comunicação se organiza nos diversos contextos da sociedade e compreendendo a necessidade de descrever as bases de desenvolvimento da sociedade atravessadas pelas relações de mercado, de consumo, da globalização, das redes, da internet, das plataformas e de políticas de desenvolvimento para o país, observa-se que o ambiente midiático e organizacional está diferente nas últimas décadas e é preciso pesquisar as novidades abrangidas por essa área da Comunicação. Os valores da sociedade orientam algumas importantes mudanças que estão projetando o modo como novas estratégias são desenhadas quanto a tecnologia, trabalho, valor e tempo do trabalho, corporações de mídias, arranjos e novos sentidos para as relações de comunicação e trabalho, assim como seus conflitos, mediações e valores organizacionais. Desse modo, o objetivo desse projeto reside em compreender como se configuram as relações midiáticas e as estratégias da comunicação organizacional, tendo como enfoque uma análise sistemática da literatura, assim como busca de contextos de outros grupos de pesquisa que se aproximem dessa temática. Repercutir o tema no Curso de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM e fortalecer as Dissertações e Teses, assim como promover a verticalidade dos estudos até a Graduação, são alguns de seus objetivos. Como resultados espera-se promover a ciência da Comunicação, mobilizar os alunos para a pesquisa, participar de discussões sobre o tema na Universidade e em diversos ambientes acadêmicos para aprofundar o conhecimento e trocar experiências. Espera-se que ao final do Projeto uma contribuição teórico-prática para o avanço das relações de comunicação e trabalho, para a formação acadêmica dos alunos envolvidos e para o desenvolvimento do campo da Comunicação aconteça e amplie o conhecimento atual sobre o tema.
A proposta desta pesquisa tem como tema a Política de Comunicação na Universidade, delimitada na comunicação dos veículos institucionais da UFSM à luz do Planejamento Estratégico e da Política Editorial. Sua questão central para problematizar o tema está definida na seguinte pergunta: como se deu a implementação da Política de Comunicação e o alinhamento estratégico nos veículos institucionais da UFSM? A justificativa para sua execução se dá pelo seu recorte inédito, que é analisar a Política de Comunicação e o alinhamento estratégico resultante deste processo. O objetivo geral deste estudo é investigar a implementação da Política de Comunicação e o alinhamento estratégico nos veículos institucionais da UFSM. Os objetivos específicos são: a) Caracterizar o PDI (2016-2026) da UFSM, destacando os seus desafios; b) Caracterizar a Política de Comunicação da UFSM, de modo a descrever suas diretrizes; c) Descrever os Veículos Institucionais da UFSM e sua Política Editorial; d) Identificar, por meio de entrevistas, como ocorreu o alinhamento estratégico entre a Política de Comunicação da UFSM e as Políticas Editoriais da Coordenadoria de Comunicação e dos seus veículos institucionais. Referente à metodologia trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, podendo ser definida quanto aos objetivos como pesquisa exploratória, referente aos procedimentos trata-se de um Estudo de Caso.
O projeto “Estratégias e práticas de comunicação: a construção da visibilidade e o processo de legitimação das organizações no contexto da atual ecologia midiática”, procurou complementar teórica e metodologicamente o projeto que lhe antecedeu intitulado “O processo de midiatização como matriz de práticas comunicacionais: estratégias em Comunicação Organizacional e Relações Públicas à luz da Media Ecology” (2016-2018). A partir dos resultados da pesquisa que encerro este ano e suas relações com as pesquisas que resultaram em seis (6) teses de doutorado orientadas por mim e defendidas no período, além de duas orientações de pós-doutorado e uma iniciação científica. Nesta proposta o processo de midiatização é pressuposto em suas nuances para evitar sua simples constatação e a consequente naturalização deste processo. Neste projeto, as práticas e estratégias são observadas em um ambiente onde o processo de midiatização já é um pressuposto que tem alterado práticas de relacionamento e estratégias de visibilidade e legitimação de organizações e indivíduos.