FILOSOFIA, CULTURA E EDUCAÇÃO (FILJEM)
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Prédio:16 Sala:3334A – Centro de EducaçãoProjetos
Extensão
Conversas Tremulantes: Educação, Culturas e Políticas trata-se de um projeto de extensão universitária, decorrente da parceria entre participantes do Grupo de Pesquisa Filosofia, Cultura e Educação? (FILJEM/CNPq) e algumas pessoas que fazem parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Infância (NEPEI/UFSM) . Tem como objetivo debater temáticas de interesse público que tem em comum a discussão sobre educação, considerada como direito universal. Desse modo, a metáfora tremulante foi escolhida no sentido de assinalar o movimento de perguntas e indagações de pesquisadores e pesquisadoras, estudantes de graduação, pós-graduação, professores e professoras do ensino superior, assistentes sociais, professoras da educação básica da rede pública de ensino tanto no sentido de estabelecer o diálogo como uma perspectiva de encontro com a sociedade brasileira quanto a defesa da educação pública, inclusiva, laica e de qualidade..
Curso de formação. A ideia do presente curso é fruto do momento que vivemos no campo da educação brasileira, em especial no Ensino Médio, que desde 2016 tornou-se objeto de embates políticos, por meio de normativas legais alterou a LDB/1996 e vem impondo mudanças significativas nos currículos e nas diretrizes acerca do ensino e da aprendizagem. Seu objetivo principal visa estabelecer relações de aproximação entre universidade e escola básica e construir espaços de reflexões sobre a BNCC Ensino Médio, o Ensino da Filosofia e sobre seus efeitos na organização curricular e nas práticas docentes. O curso será oferecido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Filosofia Cultura e Educação ? FILJEM, constituído por pesquisadores/as, vinculados/as ou egressos/as, da Universidade Federal de Santa Maria. Será estruturado em encontros síncronos e assíncronos, a partir do mês de setembro próximo, através da plataforma google meet e se estenderá até o mês de novembro. O curso prevê um total de vinte e quatro (24) horas distribuídas da seguinte forma: seis (06) encontros síncronos, com duração de duas (02) horas cada, e seis (06) atividades assíncronas, contabilizando horas de leitura e de estudo do material previamente disponibilizado aos participantes. Com a realização do referido curso espera-se a constituição de laços de amizade acadêmica entre professores/as formadores/as, pesquisadores/as e professores/as da escola básica, de modo fortalecer o sentido da universidade pública na comunidade em que está inserida; promover o esclarecimento e a compreensão crítica acerca da BNCC Ensino Médio e seus impactos nas aulas de filosofia, bem como promover o exercício crítico de professores e professoras de filosofia no que tange a BNCC para a sua implementação nas escolas. Objetivos ? Estabelecer relações de aproximação entre universidade e escola básica, em especial com professores/as do Ensino Médio para o exercício da reflexão e da crítica sobre temas centrais de nosso atual cenário educacional brasileiro. ? Construir espaços de reflexões sobre a BNCC Ensino Médio, o Ensino da Filosofia e sobre seus efeitos na organização curricular e nas práticas docentes. ? Problematizar os conceitos de Habilidade e Competência, seu contexto de emergência no campo educacional, bem como suas implicações nos modos de ensinar e aprender na escola; ? Abordar os documentos produzidos pela SEDUC/RS e pelo Conselho Estadual de Educação a partir da Reforma do Ensino Médio e da homologação da BNCC – Ensino Médio, bem como seus efeitos nas práticas curriculares das escolas, em especial nas áreas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e da Filosofia. Justificativa Nesse momento de tantos retrocessos, tendo como contexto a pandemia do coronavírus, que tem gerado consequências devastadoras para toda a sociedade brasileira, O encontro entre docentes para tratar de temas que têm gerado dúvidas, insegurança e dificuldades se apresenta como um potencial espaço de vivência solidária e de resistência. a oferta do curso indica nossa responsabilidade ética para com o fortalecimento da escola pública, desde a universidade pública. Trata-se, pois, de atender aos objetivos gerais da extensão universitária, entre eles ?atuar na reversão de problemas que afetam a população, em especial, nos espaços do entorno da universidade? (Resolução 25/08). Em especial, para com as questões que estão a demandar mudanças curriculares e novas perspectivas de ensino e aprendizagem desde que a reforma do ensino médio e a homologação da terceira versão da BNCC foram normatizadas – uma situação problemática que demanda nossa contribuição para com a escola básica. Resultados esperados
Pesquisa
Com a eminência e implantação da Base Nacional Comum Curricular no Ensino Médio, Grupo FILJEM cria observatório do Ensino de Filosofia para acompanhar a situação da filosofia como disciplina escolar na Região da 8ª Coordenadoria Regional de Educação.