Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

FAPEM: formação, ação e pesquisa em Educação Musical

FAPEM: FORMAÇÃO, AÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO MUSICAL (FAPEM)

Pesquisa Em Atividade

Orientações IC e TCC

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

2022
  • Caroline de Azevedo Echer. Ensino de música para bebês e crianças bem pequenas: saberes de professores do Rio Grande do Sul. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música – Licenciatura).
  • Beatrís Mengarda. Dilemas de uma professora de música em formação: experiências em uma Escola Montessori de Educação Infantil. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música – Licenciatura).
  • Gabriel Zeppe. Aprender música em família: um estudo sobre os processos de ensino e de aprendizagem musical na família Werlang Kronbauer. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música – Licenciatura).
  • Miguel Plentz Mestre. O estágio supervisionado de educação musical em tempos de isolamento social: propostas com percussão corporal e uso de cartões rítmicos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música – Licenciatura).
  • Thaynara Lima Lessing. Interações afetivas no contexto do estágio em música: narrativas de práticas. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música – Licenciatura).
2021
  • Bruna Tatiéli Silva dos Santos. Música na Educação Infantil: Concepções e ações de coordenadores pedagógicos de EMEIs de Santa Maria – RS. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia).

2020

  • Sarah D’avila Dalé Dutra Milder. A educação musical em inserções monitoradas de alunas do curso de Pedagogia/UFSM. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia).

2018

  • Bruno Levi de Castro. Educação musical no Programa Esporte e Lazer da cidade – povos e comunidades tradicionais (PELC/PCT/UFSM). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música – Licenciatura).
  • Daniela Silva. Prática Musical em conjunto na escola Acordes e Vozes – Silveira Martins/RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música – Licenciatura).
  • Daniel John Patias. Dilemas de um professor iniciante no ensino coletivo de violão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música – Licenciatura).
  • Gabriel Gonçalves Pereira. A Fisaorquestra Veneta de Silveira Martins: Música e acordeon. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música – Licenciatura).
  • Vinicius Ceratti Moreira. Educação Musical e repertório: O que tem sido usado em sala de aula? Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música – Licenciatura).

2015

  • Ana Carla Simonetti Rossato Tomazi. O PIBID-Música como dispositivo formador na construção docente de Licenciandos em Música/UFSM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música – Licenciatura).
  • Charles Medina Tones. O canto orfeônico na fronteira oeste do RS: Narrativas de professores de Música. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música – Licenciatura).
  • Filipe de Souza Lindenmaier. Oficina de Violão no PIBID: dilemas, conflitos e desafios na iniciação à docência. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música – Licenciatura).
  • Karoline Kunz. Música e bebês: um mapeamento na Revista da ABEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia).
  • Lucianne Cardoso Schneider. Pandorga da Lua: Concepções e vôos de um musical infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia).

2014

  • Leonardo Martins Sperb. Educação Musical na Educação Infantil: Sentidos e tensões. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música – Licenciatura).

2013

  • Iara Cadore Dallabrida. Educação Musical e unidocência: Um estudo com professoras da Educação Básica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música – Licenciatura).
  • Ronison Borba. Ensino de acordeom no Rio Grande do Sul: Mapeamento e análise de quatro métodos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música – Licenciatura).

2012

  • Franciele Maria Anezi. Uma história a duas vozes: memórias de iniciação musical da professora Mônica Pinz Alves. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música – Licenciatura).

2011

  • Karine Larissa Ströher. O ensino de flauta transversa no RS: formação e práticas de professores de nível superior. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música – Licenciatura).

2009

  • Josias Nascimento da Costa. Música na Educação Infantil: um relato de experiência sobre o uso de canções inéditas na turma Integração da Escola Ipê Amarelo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música – Licenciatura).

2008

  • Amanda Silva Pereira. As vivências musicais de crianças: um estudo no 3º ano do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia).
  • Daniela Silva Reis. “Eu sou Rebelde”: Conhecendo uma das preferências musicais de um grupo de crianças entre 6 e 7 anos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia).
  • Sabrina Silveira Spanavello. A educação musical em quatro municípios da Quarta Colônia de Imigração Italiana: um estudo sob a ótica de suas SMEDs. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia).

2007

  • Carmine Maria Arenhardt. A educação musical nos anos iniciais: uma pesquisa na escola Edna May Cardoso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia).
  • Frankiele Oesterreich. A inserção da música no curso de Pedagogia da UFSM (1984): Contribuições para a formação do professor não-especialista em música. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Kelly Werle. Vivências musicais de alunas da Pedagogia: um estudo de suas narrativas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia).
  • Marizane Medianeira de Moraes. Música na Educação Infantil: um estudo com professores de escolas públicas do bairro Camobi de Santa Maria/RS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia).

ESPECIALIZAÇÃO


2020

  • Carina Santana. Educação musical no Berçário: conversas com o professor de música e a professora referência. 2020. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) – UFSM.

2009

  • Alexandra Silva dos Santos Furquim. A educação musical em escolas municipais de Camobi – Santa Maria RS. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria.

2007

  • Maria Luisa Noriller. Educação musical nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) – Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

2004

  • Josele Costa. A presença da música na educação de crianças de 0-3 anos: um levantamento em escolas municipais de Santa Maria. 2004. 25 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) – Centro Universitário Franciscano.
  • Tania Maria Soares. Concepções musicais de professores unidocentes. 2004. 30 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) – Centro Universitário Franciscano.

2000

  • Ana Maria Filipini Rampelotto. A música como mediadora no aprendizado da língua de sinais por ouvintes. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA – Profa. Dra. Claudia Ribeiro Bellochio


2019

  • Alice de Paula Ghilsleni. Professores e educação musical na escola: modos de ser unidocente e pensar a música na escolarização dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2019. Iniciação Científica. (Graduando em Música – Licenciatura) – UFSM, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

2014

  • Vinicius Ceratti. Educação Musical e Pedagogia: sentidos, tensões e vicissitudes. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Música – Licenciatura) – UFSM.
  • Charles Medina Tones. Programa LEM Tocar e Cantar II. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Música – Licenciatura) – UFSM.

2013

  • Leonardo Martins Sperb. Educação musical e formação acadêmico-profissional na Pedagogia: sentidos, tensões e vicissitudes. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Música – Licenciatura) – UFSM, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.
  • Jessica Fritzen. Educação musical e formação acadêmico-profissional na Pedagogia: sentidos, tensões e vicissitudes. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Música – Licenciatura) – UFSM, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

2012

  • Edenise do Amaral Favarin. Educação musical e formação acadêmico-profissional na Pedagogia: sentidos, tensões e vicissitudes. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

2011

  • Iara Cadore Dallabrida. Representações sociais acerca de estágio supervisionado: um estudo com estagiários de música (USFM). 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Música – Licenciatura) – Educação (UFSM), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.
  • Iara Cadore Dallabrida. Educação musical e formação acadêmico-profissional na Pedagogia: sentidos, tensões e vicissitudes. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Música – Licenciatura) – UFSM, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.
  • Jeimely Heep. Educação musical e formação acadêmico-profissional na pedagogia: sentidos, tensões e vicissitudes. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Música – Licenciatura) – UFSM.

2010

  • Jeimely Hepp. Representações sociais acerca de estágio supervisionado: um estudo com estagiários de música (USFM). 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Música – Licenciatura) – UFSM, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
  • Daniel Stringini da Rosa. Representações sociais acerca de estágio supervisionado: um estudo com estagiários de música (USFM). 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Música – Licenciatura) – UFSM.

2008

  • Douglas Duarte. Representações sociais acerca do estágio supervisionado em música: um estudo na formação inicial de licenciandos em música da UFSM/RS. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Música – Licenciatura) – UFSM, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
  • Zelmielen Adornes. Representações sociais acerca do estágio supervisionado em música: um estudo na formação inicial de licenciandos em música da UFSM/RS. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Música – Licenciatura) – UFSM, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
  • Jeimely Heep. Representações sociais acerca do estágio supervisionado em música: um estudo na formação inicial de licenciandos em música da UFSM/RS. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Música – Licenciatura). UFSM, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.

2007

  • Amanda Silva Pereira. Necessidade formativas em educação musical: um estudo na Pedagogia UFSM. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

2006

  • Sabrina Silveira Spanavello. Necessidade formativas em educação musical: um estudo na Pedagogia UFSM/RS. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
  • Kelly Werle. Necessidades formativas em educação musical: um estudo na Pedagogia UFSM/RS. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

2005

  • Aruna Noal Correa. A prática educativa na formação do conhecimento prático do estagiário educador musical: oito estudos de caso. 2005. 210 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

2004

  • Alexandra Silva dos Santos. Ser professor de música: um estudo acerca da formação e concepções educacionais do educador musical. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Priscila Barbosa. Ser professor de música: um estudo acerca da formação e concepções educacionais do educador musical. 2004. 287 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
  • Priscila Barbosa. Ser professor de música: um estudo acerca dos saberes docentes do educador musical. 2004. 242 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

2003

  • Eliane da Costa Cunha. Concepções e realizações em educação musical. 2003. 378 f. Iniciação Científica. (Graduando em Música – Licenciatura) – Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.
  • Alexandra da Silva Santos. Concepções e realizações em educação musical: um estudo sobre a formação e a ação de professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental. 2003. 267 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

2002

  • Patrícia Lucion Roso. Concepções e realizações em educação musical: desafios do professor. 2002. 234 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.
  • Caroline Spanavello. Pensar e realizar em educação musical: desafios do professor. 2002. 268 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

2001

  • Marisa Gewehr. Pensar e realizar em educação musical: desafios do professor. 2001. 160 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
  • Cristina Bento Farias. Pensar e realizar em educação musical: a experiência de uma professora de séries iniciais. 2001. 36 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

1997

  • Iara Suzana Dahlke. O ensino de música nas séries iniciais: um estudo recortado pela análise de currículo de formação de professores no curso Normal e na Habilitação Magistério. 1997. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
  • Elisângela Gorete Fantinel. O ensino de música nas séries iniciais: um ensino recortado pela análise de currículo do curso normal e habilitação magistério. 1997. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

1996

  • Maria Isabel Santos. Estágio nas séries iniciais e pré-escola: a realidade da prática musical no cotidiano do educador em formação. 1996. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

1995

  • Elisângela Gorete Fantinel. Estágio nas séries iniciais e pré-escola: a realidade da prática musical do educador em formação. 1995. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

1992

  • Helenise Sangói Antunes. Resgate histórico e sociológico de canções italianas no município de Silveira Martins. 1992. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA – Profa. Dra. Luciane Wilke Freitas Garbosa


2012

  • Franciele Maria Anezi. Tecendo memórias, contando histórias: lembranças de iniciação musical de professores de música. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Música – Licenciatura) – Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

2008

  • Daniel Bohm. Lehrerseminar: Formação musical do professor comunitário. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Música – Licenciatura) – Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria.
  • Tamar Genz Gaulke. Lehrerseminar: Formação musical do professor comunitário. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Música – Licenciatura) – Universidade Federal de Santa Maria.

2007

  • Juliana Sueli Sehn. Lehrerseminar: Formação musical do professor comunitário. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Música – Licenciatura) – Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria.

2006

  • Juliana Sueli Sehn. Lehrerseminar: Formação musical do professor comunitário. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Música – Licenciatura) – Universidade Federal de Santa Maria.

2005

  • Adriano Kronbauer. Lehrerseminar: Formação musical do professor comunitário. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Música – Licenciatura) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Leonice Guedes Guimarães. Cadernos Didáticos de Música: Uma alternativa para a formação e a ação docente. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria.

2004

  • Gerson Rios Leme. Cadernos Didáticos de Música: Uma alternativa para a formação e a ação de docentes. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Música – Licenciatura) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Lucimar Marchi dos Santos. Caderno Didáticos de Música: Uma alternativa para a formação e a ação docente. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Música – Licenciatura) – Universidade Federal de Santa Maria.