ESTUDOS CULTURAIS E AUDIOVISUALIDADES
Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade
Publicações
Artigos em Periódicos
- Adolescer no Contexto Rural: construção identitária e tecnologias da informação e comunicação (2024)
- Perspectivas de desenvolvimento e a construção da identidade no território Geoparque Quarta Colônia (2024)
- Comunicação e desenvolvimento: estado da arte da produção editorial em PPGS do Rio Grande do Sul (2006-2022) – (2023)
- “Eu não consigo respirar”: paralelos entre o caso George Floyd e o episódio “Pontos Cegos” da série Supergirl (2023)
- Análise Cultural (Midiática) e Análise Textual (2023)
- Design e Identidade: Coleção de joias criada a partir de elementos de igrejas católicas do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO (2023)
- Geoparque: uma mobilização coletiva com foco no desenvolvimento sustentável (2023)
- Geoparque Quarta Colônia aspirante UNESCO: uma proposta de desenvolvimento territorial baseada na geoconservação da paisagem e do patrimônio no centro do estado do Rio Grande do Sul (Brasil) – (2022)
- Representações Femininas em Game of Thrones: Mediações entre os Sete Reinos e a Contemporaneidade (2021)
- Jornalistas comunitários no The Guardian: os impactos das Olimpíadas de 2016 nas favelas (2021)
- O cinema gay no Brasil: a representação dos homossexuais em Tatuagem e Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2021)
- Análise cultural das representações dos impactos das Olimpíadas Rio 2016 no The Guardian (2021)
- Feminismo e teledramaturgia: agenda feminista em produções brasileiras (2021)
- Contracepção e adolescência(s): revisão integrativa (2021)
- Análise cultural-midiática como protocolo teórico-metodológico de pesquisas em comunicação (2020)
- Contribuições dos Estudos Culturais para a construção de um protocolo de pesquisas voltado à produção de sentidos (2020)
- A política de extensão da UFSM e os avanços rumo à inserção da extensão nos currículos (2020)
- As histórias de superação dos jogadores da Seleção Brasileira no Jornal Nacional (2019)
- Jogadores de futebol no telejornalismo esportivo: uma análise das tipificações construídas na série “Jogadores da Seleção” do Jornal Nacional (2019)
- Representações LGBTQIA+ e estudos culturais: invisibilidades da diversidade de gênero em audiovisuais publicitários de moda (2019)
- Análise cultural-midiática no telejornalismo do Oeste Catarinense: A (re)configuração das identidades regionais (2019)
- Quem é o homem aranha: uma análise cultural-midiática da identidade nerd pelo viés dos Estudos Culturais (2018)
- Análise cultural-midiática no telejornalismo do Oeste Catarinense (2018)
- Perspectivas para pensar os estudos de recepção e a masculinidade a partir dos estudos culturais e de gênero (2017)
- Mulheres nos especiais Bah!: Identidade gaúcha e representação feminina (2017)
- A divisa como conexão: representações da fronteira em documentário (2017)
- Identidade e Gênero: Representações Femininas nos programas televisivos Bah! (2017)
- Character Types in Brazilian Reality Shows: Cultural Manifestation of a Media Protagonist Syndrome (2017)
- O discurso jornalístico e as estruturas de sentimento: relações e tensões de sentidos (2017)
- O cotidiano farroupilha construído pelo jornal de época O Povo (2016)
- Identidade e incubação: processos coletivos de trabalho e o caso da incubadora social da Universidade Federal de Santa Maria (2016)
- Semelhanças que aproximam: representação de uma identidade regional pampeana no documentário ?A Linha Fria do Horizonte (2016)
- Televisão e identidade gaúcha no Oeste Catarinense (2016)
- A telenovela brasileira: percursos e história de um subgênero ficcional (2015)
- Estudos Culturais aplicados a pesquisas em mídias audiovisuais: o circuito da cultura como instrumental analítico (2015)
- Identidade gaúcha e programa Bah!: entre o tradicional e o contemporâneo (2015)
- Relações públicas e economia criativa: aproximações entre a atuação profissional e as demandas do mercado cultural (2015)
- Estruturas de sentimento e formações discursivas: aproximações possíveis (2015)
- Brasil e Alemanha na semifinal da Copa do Mundo: representações sobre a derrota no discurso de Zero Hora (2015)
- Histórias de mulheres trabalhadoras, mídia e construção identitária: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal (2015)
- O estudo de práticas relacionadas à mídia junto a famílias de agricultores do tabaco: Uma reflexão teórico-metodológica (2014)
- Entre Campos: Os Intelectuais como Fontes Jornalísticas na Cobertura das Manifestações de Rua no Brasil (2014)
- A televisão e suas representações das manifestações de rua no Brasil: cidadãos ou personagens? (2014)
- O merchandising televisual, entre a sutileza e o explícito. Revista Comunicação Midiática (Online) – (2013)
- O marketing cultural como elemento de diferenciação: o case -bradesco – espetáculo como mensagem- (2013)
- Velhos amores: a representação dos homossexuais idosos em curtas contemporâneos (2013)
- A construção de identidades no futebol: análise de uma partida entre Grêmio e Flamengo (2013)
- A melhor idade: o curso de Relações Públicas da UFSM aos seus 40 anos (2013)
- Meio século de RBS TV: a construção de uma identidade gaúcha para si e seu público (2013)
- Identidade e história das equipes de futebol e os reflexos nas transmissões esportivas (2013)
- O esvaziamento de identidade do Grêmio na transmissão televisiva entre Grêmio x Flamengo (2013)
- Universidade e Rádios Comunitárias: a prática da responsabilidade social na apropriação do fazer midiático por Associações de Rádios Comunitárias (2013)
- Veja: como a publicação tornou-se hegemônica no mercado editorial brasileiro (2013)
- Melodrama e heroização: a mídia no relato biográfico (2013)
- Histórias de mulheres como narrativas identitárias: considerações teóricas e metodológicas (2013)
- A gauchidade midiática no RS: apontamentos sobre a cultura regional na mídia (2012)
- Linguagem televisual e significação no programa Galpão Crioulo (2012)
- Presenças da cultura regional nos telejornais estaduais (2012)
- A identidade juvenil do gaúcho contemporâneo presente na música Tudo Certo (2012)
- Publicidade na internet: o jogo das identidades da Natura (2012)
- Pensando as relações entre mídia e gênero através de histórias pessoais: O caso brasileiro (2012)
- O aporte de um clássico no debate sobre televisão e tecnologia (2012)
- Jornal do Almoço – uma análise sobre identidade e diferença cultural (2012)
- Somos todos convidados? (2011)
- As personagens-tipo da síndrome do protagonista midiático
- Circuitos de cultura/circuitos de comunicação: um protocolo analítico de integração da produção e da recepção (2008)
- Por que ler Para ler Raymond Williams? (2008)
Dissertações e Teses
As dissertações e Teses oriundas do grupo encontram-se disponíveis na aba “Egressos“.
Livros Publicados
UFSM no Distrito Criativo Centro-Gare (2024)
Comunicação & Desenvolvimento (2024)
Caminhos & (des)caminhos do Patrimônio Cultural (2024)
Estudos culturais, comunicação e patrimônio cultural (2023)
Progredir: cultura, turismo e sustentabilidade no Geoparque Quarta Colônia (2023)
UFSM no Distrito Criativo (2023)
Extensão universitária: gestão, comunicação e desenvolvimento regional (2022)
Quarta Colônia aspiring geopark: territory and heritage (2022)
Observatório de direitos humanos da Universidade Federal de Santa Maria: identidades, trajetórias e perspectivas (2022)
Estudos culturais na comunicação contemporânea (2019)
Cultura e identidade: subjetividades e minorias sociais (2018)
Estâncias Castilhenses: identidades e origens das primeiras famílias (2016)
Estudos Culturais e Interfaces (2016)
Politica, Medio e Identidad en Regiones Fronterizas (2016)
Conectando saberes: experiências de comunicação e cultura nas comunidades indígenas de Santa Maria (2015)
Birô de empreendedorismo cultural: gestão e produção cultural (2015)
Novos media e novos públicos (2015)
Histórias e reflexões da publicidade e propaganda e da comunicação institucional (2015)
Histórias da mídia: campos da publicidade e da comunicação institucional (2013)
Rádio: sociedade, fronteiras e educação (2013)