ESTÚDIO DE TROMPETE UFSM
Pesquisa Em Atividade
Material Adicional
Estúdio de Trompete
Programa de Estudos
AULAS INDIVIDUAIS DE TROMPETE
INFORMAÇÃO GERAL
Instrutor: Dr. Clayton Miranda
Escritório: Departamento de Música, Universidade Federal de Santa Maria
Phone: 55 (55) 981223451
clayton.miranda@ufsm.br
LIVROS E MATERIAS COMPLEMENTARES
Uma lista de repertório selecionado e classificado se encontra anexada a este programa de estudo. Esta lista não tem intenção de ser exaustiva e pode mudar dependendo das necessidades do estudante, das tendências atuais, dos requisitos para recitais, e questões técnicas. Uma lista individual será criada com base em cada uma das categoria: solos, estudos, trechos orquestrais, improvisação em jazz, methodos, e outros materiais. Todos os estudantes são esperados de comprar os materiais atribuídos. Fotocópias ou materiais da biblioteca da UFSM poderá ser utilizado como um meio temporário para a prática, mas não como uma alternativa para não comprar a música. Todas as performances devem ser com um exemplar original e não com uma fotocópias. Cada estudante deve possuir um metrônomo e um afinador. Além disso, alunos de música que tem o trompete como seu principal instrumento deve ser membros da International Trumpet Guild.
DESCRIÇÃO GERAL
As aulas individuais são projetadas para construir a proficiência técnica, repertório, e a consciência de vários problemas relacionados à performance do trompete e como resolvê-los. O objetivo deste curso é de expor o aluno aos principais aspectos da performance do trompete e desenvolver uma abordagem fundamental apropriado para o instrumento. Uma vez por semana os alunos serão espedados de abordar as seguintes áreas: técnica, rítmo, sonoridade, articulação, e afinação. Outras áreas a serem abordadas incluem respiração, transposição, jazz e trechos orquestrais, leitura a primeira vista, e improvisação. Para garantir que as metas individuais específicas sejam cumpridas, cada aluno participá da elaboração de seu plano semestre de estudo.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
- O estudante deve demonstrar uma ampla experiência musical baseado em uma compreensão abrangente da música.
- O estudante deve exibir a capacidade de realizar adequadamente performances de importante literatura de vários períodos, gêneros, e estilo. Ao fazê-lo, o estudante deve demonstrar o domínio de técnicas progressivamente mais difíceis e idiomáticas ao trompete.
- O estudante deve exibir a capacidade de executar uma variedade de exercícios técnicos idiomáticas ao trompete.
- O estudante deve desenvolver a capacidade de isolar áreas problemáticas em uma composição e desenvolver/reconhecer exercícios que irão abordar e, finalmente, resolver estes problemas, desenvolvendo assim bons hábitos de prática.
- O estudante deve desenvolver a capacidade de se apresentar com confiança em público, tanto como solista e em uma variedade de situações de grupos.
- O estudante deve desenvolver a capacidade de ler a primeira vista uma variadade de literatura em um nível adequado de dificuldade.
- O estudante deve demonstrar uma compreensão dos elementos musicais e como eles se relacionam com a expressão musical.
- O estudante deve apresentar um conhecimento geral da literatura, edições disponíveis de literatura e gravações disponíveis de trompetistas profissional.
- O estudante deve apresentar uma consciência de vários fabricantes e modelos de trompetes e recursos básicos relativos à construção do instrument.
- O estudante deve demonstrar a capacidade de avaliar sua própria performance musical.
- O estudante deve desenvolver um som característica do trompete.
MÉTODOLOGIA DE ENSINO
- O aluno receberá aulas semanais que variam entre 30 a 60 minutos de duração, dependendo do programa do estudante e disponibilidade de instrutor.
- Performances em recitais de estudantes, recitais do estúdio, e recitais individuais serão agendadas para que os alunos adquirem a necessária experiência de performance.
- Presença e participação em um determinado número de recitais e eventos musicais são necessários (veja abaixo).
- Gravaçôe serão recomendadas para ajudar o estudante a ganhar familiaridade com a literatura atual, bem como artistas profissionais.
- Acompanhantes serão utilizados para peças que requerem o conjunto. O acompanhante deve ser contactado pelo aluno e deve receber a música imediatamente após a determinação da literatura. O estudante deve agendar os ensaios em consulta comigo, com um mínimo de quatro (4) ensaios concluídos antes do recital, dois dos quais deverão ser feito comigo presente.
- O exame de performance será agendado no final de cada semestre. Por favor, consulte os procedimentos do exame final no site do Departamento de Música da UFSM.
AVALIAÇÃO
As notas serão determinadas com base nos seguintes critérios:
1. 70%: Aulas individuais semanais
a. Mateiral das aulas (incluindo solos, estudos, escalas, e teste de habilidades técnicas)
b. Presença em concertos (10 por semestre – submiter programa comprovando presença)
c. Attendance, including:
1. Aulas/Palestras
2. Concertos (Isso inclui performances dadas por seu instrutor e colegas de instrument de metais. Você deve adquirir na escritaria do Departamento de Música um calendário dos concertos no início do semestre. Por favor, use este calendário no início do semestre para determinar quaisquer conflitos com o seu horário de trabalho ou outras atividades extracurriculares)
3. Aulas de Metais (Coral de Metais)
4. Aulas do estúdio de trompete
d. Escuta,e outras atividades diversas
2. 20%: exame final
3. 10%: Outras performances durante o semester (2 por semestre)
a. Performances solo
b. Recitais de estudantes
4. Notas: 90%=A, 80%=B, 70%=C, 60%=D, below 60%=F
PRESENÇA
Cada aluno deverá apresentar um preciso cronograma semestre durante a primeira semana de aulas que serão usados para programar aulas semanais. Este calendário será publicado na porta do meu escritório. Um mínimo de 13 aulas serão dadas no semestre, o que leva em conta os feriados e funções oficiais fora do campus para o aluno, bem como para o instrutor. Cancelamentos e reagendamento de aulas devem ser notificados com 24 horas prévias. O não comparecimento (10 minutos de tolerância) será contado como ausente, o que acarretará em uma nota “F” para a semana. Aulas para a qual o estudante demonstra uma total falta de preparação serão encerradas, e a aula será tratado como uma ausência. Estúdio de metais, classe de trompete, e recitais são considerandos parte da aula individual, e ocorrerão uma vez por semana. Desde que estes são normalmente eventos que ocorrem somente uma vez, eles não podem ser reagendados.
LISTAS DE REPERTÓRIO
A seguinte lista selecionada de repertório contém solos, trechos de orquestra de jazz, e métodos e estudos que são representativos dos diferentes níveis de estudo do trompete. Esta lista é apenas um guia para a seleção de materiais adequados para os alunos de trompete. Uma vez que cada aluno tem diferentes necessidades e interesses, as “categorias de ano” são tratados sem muito rigor, e a lista pode ser alterada conforme necessidade. Os estudantes de Bacharelado em trompete bem como estudantes de pós-graduação, receberão uma intensificação desta programação de acordo com as necessidades individuais. Proficiência em vários tipos de trompete (C, Eb, e Piccolo) é esperado.
PRIMEIRO ANO
MÉTODOS, ESTUDOS SOLOS
Arban Complete Conservatory Method Arban Twelve Celebrated Fantasias
Bartold, ed. Classical and Modern Works, Vol. I Corelli-Fitzgerald Sonata VII
Bousquet-Goldman 36 Celebrated Studies Gibbons-Croft Suite
Clarke Technical Studies Goedicke Concert Etude
Concone-Sawyer Lyrical Studies for Trumpet Handel-Fitzgerald Aria con Variazioni
Gates Odd Meter Etudes Hovhaness Prayer of St. Gregory
Getchell-Hovey Practical Studies for the Trumpet Mager, ed. Nine Grand Solos for Cornet
Goldman Practical Studies for Trumpet Nagel, ed. Baroque Music for Trumpet
Irons 27 Groups of Exercises Nagel, ed. The Regal Trumpet
Schlossberg Daily Drills and Technical Studies Various Jazz Transcribed Solos
SEGUNDO ANO
MÉTODOS, ESTUDOS SOLOS
Bartold, ed. Classical and Modern Works, Vols. II-III Barat Andante et Scherzo
Bona Rhythmical Articulation Clarke Best of Herbert Clarke
Brandt-Vacchiano Etudes for Trumpet Emanuel Sonate
Caffarelli 100 studi melodici Latham Suite
Colin Advanced Lip Flexibilities Peeters Sonata
DavisTotal Trumpet Plog Animal Ditties
Dufresne-Voisin Developing Sight Reading Purcell Sonata
Small 27 Melodious and Rhythmical Exercises Robbins Mont St.Michel
Vizzutti Jazz Adventures Telemann Heroic Marches
Voxman Selected Studies Torelli Concerto in D Major
Williams Method of Scales Torelli Sinfonia
TERCEIRO ANO
MÉTODOS, ESTUDOS SOLOS
Balay 15 Etudes Bennett Rose Variations
Bartold, ed. Classical and Modern Works, Vols. IV – V Bitsch Four Variations on a Theme by D. Scarlatti
Bordogni Vingt-Quatres Vocalises Bozza Caprice
Haynie Development and Maintenance Bozza Rustiques
Nagel Speed Studies for Trumpet Cheetham Concoctions
Smith Lip Flexibility Copland Quiet City
Snidero Jazz Conception Enesco Legend
Stamp Warm-ups plus Studies Fantini 8 Sonatas
Vannetelbosch 20 Etudes Handel Suite in D Major
Verzari 16 Studi Caratteristici Ketting Intrada
Verzari Esercizi Giornalieri Mahler Posthorn Solo
Vizzutti Trumpet Method Books I, II, III Persichetti The Hollow Men
Voisin, ed. Classical and Modern Works, Vol. VI Starer Invocation
Viviani Two Sonatas
QUARTO ANO
MÉTODOS, ESTUDOS SOLOS
André 12 Etudes Caprices Dans le Style Baroque Arutunian Concerto
Bitsch Vingt Etudes Bloch Proclamation
Charlier 36 Etudes Transcendantes Blum Capriccio
Chavanne, H. 25 Etudes of Virtuosity Charlier Solo de Concours
Dokshitzer Romantic Pictures Dello Joio Sonata
Nagel Trumpet Skills Haydn Concerto
Sachse 100 Etudes for Trumpet Hindemith Sonate
Smith Top Tones for Trumpet Holmes Sonata
Tomasi 6 Etudes for Trumpet Hummel Concerto
Voisin, ed. Classical and Modern Works, Vols.
VII – X Ibert Impromptu
Werner 40 Studies Kaminski Concertino
Kennan Sonata
Neruda Concerto in E-flat Major
Ott Chroma IV
Pakhmutova Concerto
Plog Animal Ditties II
Presser Suite
Riisager Concertino
Stevens Sonata
Suderburg Ceremonies
Tartini Concerto in D Major
Tull Three Bagatelles
Turrin Caprice
Zaninelli Autumn Music
PÓS-GRADUAÇÃO
MÉTODOS, ESTUDOS, SOLOS
Bach-Guttler Complete Repertoire Vols. I – III Addison Concerto
Chaynes 15 Etudes Albinoni Concerto St. Marc
Handel-Minter Complete Repertoire Vols. I – IV Albrechtsberger Concertino
Johnson, G. 20th Century Orchestra Studies Antheil Sonata
Laurent Etudes Practiques, Bks. I, II, III Campo Times
McGregor Orchestral Repertoire Chance Credo
Purcell-King Complete Repertoire Chaynes Concerto
Reynolds 48 Etudes Davies Sonata
Stevens Changing Meter Studies Frackenpohl Sonatina for piccolo
Stevens Contemporary Trumpet Studies Friedman Solus
Strauss-Rossbach Orchestral Studies Gregson Concerto
Vizzutti Advanced Etudes Haydn, M. Concerto in D Major
Wagner-Hoehne Orchestral Studies Vols. I & II Henderson Variation Movements
Hertel Concerto No. 1
Honegger Intrada
Jolivet Concertino
Jolivet Concerto No. 2
Lovelock Concerto
Mozart, L. Concerto in D Major
Nelhybel Metamorphosis
Orr Concerto
Persichetti Parable
Powell Alone
Querfurth Concerto in E-flat Major
Richter Concerto
Sachse Concertino in E-flat Major
Sampson Litany of Breath
Sampson The Mysteries Remain
Sapievski Concerto “Mercury”
Telemann Concerto in D Major
Tomasi Concerto
Tomasi Semaine Sainte aCuzco
Tomasi Triptyque
Whittenberg Polyphony
Wolpe Solo Piece
Estúdio
Estúdio de Trompete da Universidade Federal de Santa Maria, 2016
Orientação ao Calouro
O Estúdio de Trompete da UFSM está sempre aberto a novos membros, seja na graduação ou extensão. Abaixo, informações sobre ingresso na UFSM, Estúdio de Trompete, Departamento de Música, Extensão e Assistência Estudantil.
O Departamento de Música da Universidade Federal de Santa Maria oferece os seguintes programas de graduação:
Bacharelado em Música– https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/musica/
Licenciatura Plena– https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/musica/
Música e Tecnologia– https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/musica/
Os candidatos interessados em algum desses cursos e que queiram participar do Estúdio de Trompete, favor siga as instruções abaixo:
1) Contactar Prof. Dr. Clayton Miranda através do e-mail clayton.miranda@ufsm.br ou ligue (55) 981223451.
2) Registre na disciplina Estúdio de Trompete ou Música de Câmara.
Candidatos ao curso de Bacharelado em Trompete:
O material para audição é flexível, porém deve demonstrar o seu melhor tanto técnico quando lírico.
- Escalas maiores e menores (natural, harmônica e melódica);
- Um estudo entre:
- Brandt: 34 Studies #1 ou #2;
- Arban: Fantasia Brilhante Alegro Maestoso e Tema;
- Roger Voisin: 11 Studies #1;
- V. Blazhevich Russian Etude #1.
- Um trecho de orquestra entre:
- Mussorgsky: Pictures at an Exhibition: Promenade Abertura;
- Respighi: Pines of Rome mov. 1, off stage solo;
- Brahms: Academic Festival Overture, solo (compassos 63 a 89).
- Uma obra de livre escolha.
OBS: Para as provas específicas de teoria e percepção, consulte o Site do Curso de Música e clique em ingresso – https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/musica/
PROVA DE LEITURA RÍTMICA E SOLFEJO
Esta prova é composta de duas partes:
1. Prova prática individual de leitura rítmica à primeira vista (50% da nota): será sorteada uma leitura rítmica dentre aquelas compostas especialmente para a prova, conforme nível de dificuldade indicado pela bibliografia.
2. Prova prática individual de solfejo tonal cantado à primeira vista (50% da nota): será sorteado um solfejo dentre aqueles compostos especialmente para a prova, conforme nível de dificuldade indicado pela bibliografia.
PROVA DE TEORIA E PERCEPÇÃO
Prova escrita coletiva de teoria (70% da nota) e percepção musical (30% da nota). As questões são relativas aos seguintes conteúdos:
– Notas musicais, pauta, claves;
– Figuras rítmicas, fórmulas de compasso;
– Tom e semitom;
– Acidentes, tonalidade e armadura;
– Ligadura, ponto de aumento;
– Intervalos;
– Métrica, compassos simples e compostos;
– Escalas maiores e menores, graus da escala;
– Inversão de intervalos;
– Tríades;
– Padrões melódicos tonais a uma voz;
– Padrões rítmicos a uma voz.
BIBLIOGRAFIA:
PRIOLLI, Maria Luiza M. Solfejos melódicos e progressivos. Vol. 1. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas.
LEMOINE, Enrique e CARULLI, G. Solfeos de los solfeos, Vol.1 A. Buenos Aires: Ricordi.
MED, Bohumil. Teoria da Música. Brasília: Musimed, 1996.
POZZOLI, Heitor. Guia Teórico Prático. Séries 1 a 5. São Paulo: Ricordi Brasileira S.A., 1983.
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
Para informações sobre os programas de assistência estudantil entre no site do Departamento de Música (http://w3.ufsm.br/cmusica/).