EDUCAÇÃO ESPECIAL E AUTISMO (EDEA)
Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade
Contato:
grupoedea@gmail.com Prédio: Prédio 16 Sala:sala 3240 – Coordenado pelo Prof. Dr. Carlo SchmidtPublicações
Teses e Dissertações
Dissertações de Mestrado Concluídas
- A inclusão de alunos com transtorno do Espectro Autista na perspectiva de seus professores: estudo de caso em quatro escolas de Santa Maria (2014)
- Envolvimento parental no contexto da educação infantil e séries iniciais de alunos com autismo (2014)
- Relações familiares e escolarização de irmãos adolescentes de pessoas com TEA (2015)
- Formação profissional para atuação educacional com pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (2015)
- Relações familiares e a escolarização de irmãos adolescentes de pessoas com TEA (2015)
- Plano educacional individualizado: implicações no trabalho colaborativo para inclusão de alunos com Autismo (2016)
- Intervenção centrada na família: influência nas habilidades comunicativas e interativas da criança com Transtorno do Espectro Autista e o Empoderamento Parental (2016)
- A comunicação casa escola no contexto da inclusão de pessoas com TEA (2016)
- Escolarização de crianças com Transtorno no Espectro Autista: A concepção do Educador numa perspectiva inclusiva (2016)
- Autismo e educação musical: uma proposta de formação de professores (2018)
- Elaboração e validação de um plano de avaliação para alunos com autismo (2018)
Teses de Doutorado Concluídas
- Consultoria colaborativa: influências na autoeficácia docente e no processo de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (2018).
- Grupo de orientação a pais de crianças com autismo: contribuições da psicologia para o contexto escolar (2019).
- Transtorno do espectro autista e intervenção mediada por pares: aprendizagem no contexto de inclusão (2019).
- A influência da intervenção implementada por pais sobre as habilidades sociocomunicativas de crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma abordagem formativa e centrada na família. (2023)
Artigos/Cap. Livros
- 2023 – Cap. Livro: Práticas pedagógicas no AEE para alunos com Transtorno do Espectro Autista
- 2023 – Plano Educacional Individualizado: implementação e influência no trabalho colaborativo para a inclusão de alunos com autismo
- 2023 – Bullying e Transtorno do Espectro Autista (TEA): o que nos revelam as autobiografias?
- 2023 – Caregiver Implemented Dialogic Reading: Impact on Children with and without Autism in Brazil
- 2022 – Estudo-piloto de validação do instrumento Cartoon Test no contexto brasileiro
- 2022 – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E AUTISMO: UMA APROXIMAÇÃO ÀS PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS (prePrint)
- 2022 – HISTÓRICO DO FÓRUM DE EDITORES DE PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL (2008-2021)
- 2021 – INTERVENÇÃO MEDIADA POR PARES: IMPLICAÇÕES PARA A PESQUISA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES COM ALUNOS COM AUTISMO
- 2020 -INTERVENÇÃO IMPLEMENTADA PELOS PAIS E EMPODERAMENTO PARENTAL NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
- 2020- Cap. Livro- Autoscopia como recurso na formação de pais para intervenção com seus filhos com autismo
- 2019- AUTOSCOPIA COMO RECURSO METODOLÓGICO EM INTERVENÇÕES COM AUTISMO: ASPECTOS EMPÍRICOS
- TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DA ESCALA DE AVALIAÇÃO DE AUTOEFICÁCIA DE PROFESSORES DE ALUNOS COM AUTISMO: AUTISM SELF-EFFICACY FOR TEACHERS (ASSET)
- TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS
- ENVOLVIMENTO PARENTAL E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO
- AUTOEFICÁCIA E DOCÊNCIA NO AUTISMO: O QUE A LITERATURA TEM A NOS DIZER?
- O ACOMPANHANTE ESCOLAR DE ALUNOS COM AUTISMO NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
- APROXIMAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM AUTISMO E O CAVALO NA EQUOTERAPIA: UM ESTUDO DE CASO
- INTERVENÇÃO MEDIADA POR PARES PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS NO AUTISMO: UMA REVISÃO NARRATIVA
- INCLUSÃO ESCOLAR E AUTISMO: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
- INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM AUTISMO NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA
- PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO E ESTRATÉGIAS DE COPING EM FAMILIAS DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
- DIFICULDADES DOS ALUNOS COM AUTISMO NA ESCOLA E ESTRATÉGIAS DE COPING DAS EDUCADORAS – Trabalho apresentado no Congresso Brasileiro de Educação Especial, São Carlos/SP
- RELAÇÕES ENTRE FAMÍLIA, ESCOLA E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM AUTISMO – Trabalho apresentado no Congresso Brasileiro de Educação Especial, São Carlos/SP
- TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO, PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO E ESTRATÉGIAS DA FAMÍLIA – Trabalho apresentado no Congresso Brasileiro de Educação Especial, São Carlos/SP
- A ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO – Trabalho apresentado no II Seminário Internacional ” Contributos da Psicologia em Contextos Educativos” – Universidade do Minho, Portugal
- TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO NA ESCOLA – PROTAGONISMOS NO PROCESSO INCLUSIVO
- INTERVENÇÃO NO AUTISMO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O PROGRAMA SON-RISE®
- AUTISMO E ESQUIZOFRENIA: COMPREENDENDO DIFERENTES CONDIÇÕES
- ATENDIMENTO AO AUTISMO: A EXPERIÊNCIA DE EGRESSAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
- INTERVENÇÃO PRECOCE E AUTISMO: ACOMPANHAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA
- CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ESQUIZOFRENIA E TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA
- LINGUAGEM E SÍNDROME DE ASPERGER: COMPREENDENDO A FALA DE UM ADOLESCENTE COM BASE NAS TEORIAS DA MENTE E DA COERÊNCIA CENTRAL
- ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO ESCOLAR: O ATENDIMENTO A ALUNOS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO NAS CLASSES INCLUSIVAS
- IMPACTO NA FAMÍLIA DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PRECOCE COM AUTISMO
- TEMPLE GRANDIN E O AUTISMO: UMA ANÁLISE DO FILME
- A INVESTIGAÇÃO DO IMPACTO DO AUTISMO NA FAMÍLIA: REVISÃO CRÍTICA DE LITERATURA
- ESTRATÉGIAS DE COPING DE MÃES DE PORTADORES DE AUTISMO: LIDANDO COM DIFICULDADES E COMA A EMOÇÃO
- ESTRESSE E AUTO-EFICÁCIA EM MÃES DE PESSOAS COM AUTISMO
- COPARENTALIDADE EM FAMÍLIAS DE ADOLESCENTES COM AUTISMO E COMPORTAMENTO AGRESSIVO – TESE DE DOUTORADO
- ESTRESSE, AUTO-EFICÁCIA E O CONTEXTO DE ADAPTAÇÃO FAMILIAR DE MÃES DE PORTADORES DE TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO – DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
- GRUPO DE FAMILIARES DE PESSOAS COM AUTISMO: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS PARENTAIS
- ESTRESSE E SAÚDE MENTAL DE MÃES DE PORTADORES DE AUTISMO
- INTERVENÇÃO PRECOCE E AUTISMO: UM RELATO SOBRE O PROGRAMA SON-RISE
- GRUPO DE FAMILIARES DE PESSOAS COM AUTISMO: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS PARENTAIS
- TRADUÇÃO E VALIDAÇÃO DA ADI-R (AUTISM DIAGNOSTIC INTERVIEW-REVISED) PARA DIAGNÓSTICO DE AUTISMO NO BRASIL
- INTERVENÇÃO MEDIADA POR PARES: IMPLICAÇÕES PARA A PESQUISA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES COM ALUNOS COM AUTISMO
- AUTOSCOPIA COMO RECURSO METODOLÓGICO EM INTERVENÇÕES COM AUTISMO: ASPECTOS EMPÍRICOS
- PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO PARA ESTUDANTES COM AUTISMO: UMA ANÁLISE CONCEITUAL
- SPECIAL EDUCATION AND AUTISM: FROM EVIDENCE-BASED PRACTICES TO SCHOOL
- O CONCEITO DE COPARENTALIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A PESQUISA E PARA A CLÍNICA
- INTERVENÇÃO IMPLEMENTADA PELOS PAIS E EMPODERAMENTO PARENTAL NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
- O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA OS EDUCANDOS COM AUTISMO NA REDE MUNICIPAL DE MANAUS-AM
- TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: PROPOSIÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS ÀS PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS
- CAREGIVER IMPLEMENTED DIALOGIC READING: IMPACT ON CHILDREN WITH AND WITHOUT AUTISM IN BRAZIL