DISCURSOS DE/SOBRE ACOLHIMENTO: SABER-PODER, REFÚGIO E ALTERIDADE (DIASPORA)
Pesquisa Em Atividade
Apresentação
O projeto ampara-se nos estudos brasileiros em análise de discurso e se volta à problematização das relações discursivas que constituem as chamadas práticas e políticas de acolhida a migrantes/refugiados, tomando como norte o retorno à noção de alteridade. De caráter interinstitucional, o projeto se volta à análise de corpora diversos, que contemplam desde textos que circulam nos âmbitos midiático e institucional até narrativas de vida, de experiência e narrativas sobre as migrações. Com as análises, busca-se compreender as singularidades dos movimentos migratórios contemporâneos a partir da visada discursiva.
Como objetivo geral, o projeto visa a contribuir com os estudos do discurso e das migrações no Brasil, por meio da problematização dos discursos de/sobre o que se considera acolhimento. Como objetivos específicos, busca-se:
a) tensionar, nos planos teórico, metodológico e analítico, as noções de discurso, saber-poder e alteridade;
b) aprofundar a reflexão sobre a noção de acolhimento (atribuída, por exemplo, à língua portuguesa), ao examinar o funcionamento discursivo da relação refúgio-acolhimento em diferentes corpora;
c) indagar acerca das especificidades das migrações entre/para os países do Sul Global e seus efeitos de sentido no que tange aos discursos de/sobre acolhimento;
d) analisar produções discursivas, nas esferas institucionais (como a acadêmica, a midiática, dentre outras), acerca das migrações e/ou do acolhimento.