Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

DIALOGUS: Educação, Auto(trans)formação e humanização com Paulo Freire

DIALOGUS: EDUCAÇÃO, AUTO(TRANS)FORMAÇÃO E HUMANIZAÇÃO COM PAULO FREIRE (DIALOGUS)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Apresentação

Objetivo:
O Grupo de Estudos e Pesquisa “Dialogus: Educação, Formação e Humanização com Paulo Freire”,
registrado junto à base do CNPq em 2011, busca, com suas pesquisas, ampliar, problematizar e aprofundar
questões que vão emergindo durante os processos de auto(trans)formação permanente (HENZ, 2014) com
professoras e professores a partir dos diálogos sobre as necessidades e as vivências explicitadas pelos
participantes.
O Projeto visa maior aproximação entre teoria e prática, ação-reflexão-ação, universidade e realidade
escolar sentida/pensada/transformada por docentes e discentes. Possibilitando vivências de processos
auto(trans)formativos e aprofundamentos teórico-conceituais sobre a proposta político-epistemológica dos
Círculos Dialógicos Investigativo-auto(trans)formativos como auto(trans)formação (HENZ, 2015)
permanente com professoras e professores. Visa ainda à humanização e cidadania na escola e na sociedade,
encorajando os profissionais a caminharem para si e a refletirem sobre suas práticas.
Concebe-se a auto(trans)formação permanente a partir do diálogo-problematizador e reflexivo,
tomando como referência teórico-conceitual, principalmente, Freire (1979, 1987, 1998), Imbernón (2009) e
Arroyo (2000, 2004, 2012), articulados com a perspectiva da pesquisa-formação proposta por Josso (2004,
2010); um espaço em que se possa, coletivamente, repensar sua própria prática, utilizando-se como ponto de
partida a história de vida de cada um desses professores e seus itinerários pessoais e profissionais.

Integrantes:
Coordenador/Líder do grupo: Prof. Dr. Celso Ilgo Henz
Participantes:
André Giovanni Klinkoski (Mestrando – Mestrado Profissional em Políticas Publicas e Gestão Educacional)
Ma. Arlete Pierina Calderan (Doutoranda em Educação)
Ma. Caroline da Silva dos Santos (Doutoranda em Educação)
Cristiane Garcez Noronha Duttel (Mestranda – Mestrado Profissional em Políticas Publicas e Gestão
Educacional)
Ma. Daniele Barros Vargas Furtado
Ma. Ivani Soares
Dra. Joze Medianeira dos Santos de Andrade
Dra. Juliana Goelzer
Dra. Larissa Martins Freitas
Me. Luiz Renato de Oliveira
Ma. Marli Almeida de Oliveira (Doutoranda em Educação)
Marilei Almeida de Oliveira (Mestranda – Mestrado Profissional em Políticas Publicas e Gestão
Educacional)
Ma. Melissa Noal da Silveira (Doutoranda em Educação)
Dra. Patricia Signor
Ma. Solange Mainardi de Souza
Ma. Taís Pulgati Trindade (Doutoranda em Educação)
Ma. Tamine Santos Sául (Doutoranda em Educação)
Vanessa Mallet Kepler (Mestranda – Mestrado Profissional em Políticas Publicas e Gestão Educacional)