CONSUMO E CULTURAS DIGITAIS
Pesquisa Em Atividade
Material Adicional
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03/05: HINE. Christine. Etnografia e Consumo Midiático. Estratégias para etnografia da internet em estudos de mídia. Niterói, 2016, p. 11-28.
18/05: MARKHAM, Annette. Remix(ando) métodos qualitativos para os contextos das mídias digitais e sociais. Rio de Janeiro, p. 97-116.
31/05:RABUSKE, Fárida. Crianças no youtube: infâncias e esfera pública digital. Santa Maria, 2017. (artigo construído no GP)
PAVANELLO, Alice. Comunicação na periferia: um mapeamento das manifestações populares nas plataformas digitais por comunidades em busca de visibilidade. Santa Maria, 2017. (artigo construído no GP)
07/06: HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Império. Rio de Janeiro, RJ: Editora Record, 2006, p.41 – 60.
2016.2
19/8: MACHADO, Rossana. Carta Capital. Precisamos falar sobre vaidade acadêmica. 2016. Dinsponível em <www.cartacapital.com.br/sociedade/precisamosfalarsobreavaidadenavidaacademica>
26/8: MILLER, Daniel. Tales from Facebook. Cambridge: Polity, 2011. p. 155-218.
09/9: MILLER, Daniel. Fifteeen theses on what Facebook might be. Cambridge: Polity, 2010.
23/9: RAMOS, Jair. Vivência: Revista de antropologia. Subjetivação e poder no ciberespaço. Da subjetivação e poder no ciberespaço da experimentação à convergência identitária na era das redes sociais. RJ: Niterói, n.45, 2015. p. 57-76
07/10: PEREIRA, Camila.”Como minha vida mudou depois dele”: sobre as implicações do consumo de smartphones no cotidiano de mulheres de classe popular. Santa Maria, 2016. (artigo construído no GP)
MACHADO, Alisson. “Lá eu posso ser mulher”: ser quem se é, truque, alfinetes e outras vivências travestis no Facebook. Santa Maria, 2016. (artigo construído no GP)
18/11: FRANÇA, Jonária. A participação política no Facebook e a SUG 08/2014 do Senado:inspirando mobilizações em rede. Santa Maria, 2016. (artigo construído no GP)
FRANÇA, Jonária. Sugestões Legislativas on-line: o cidadão na produção de leis. Santa Maria, 2016. (artigo construído no GP)
02/12: APPELT, Chaiane. Práticas de consumo em rede: grupos de ‘desapego’ no Facebook e as camadas populares. Santa Maria, 2016 (artigo construído no GP)
LIMA, Arianne. O Kbela que empodera: o consumo do conceito de empoderamento na obra da cineasta Yasmin Thayná por mulheres negras de Santa Maria. Santa Maria, 2016 (artigo construído no GP)
MINUZZI, Luciana. Ateliê Casa 9 – Laboratório de Arte-Gestão: Trajetórias, fluxos e circuitos de jovens do centro para a periferia. Santa Maria, 2016 (artigo construído no GP)
OLIVEIRA, Jozene. YouTube como fonte de conhecimento: Análise sobre como o YouTube auxilia na construção da vida profissional e na desintermediação das práticas em grupos de camada popular. Santa Maria, 2016 (artigo construído no GP)
2016.1
01/04: PEIRANO, Mariza. Etnografia não é método. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, n. 42, 2014. p. 377-391.
15/04: HINE, CHRISTINE. Ethnography for the Internet: Embedded, Embodied and Everyday. London: Bloomsbury, 2015. p. 1-41.
29/04: HINE, CHRISTINE. Ethnography for the Internet: Embedded, Embodied and Everyday. London: Bloomsbury, 2015. p. 41-70.
06/05: HINE, CHRISTINE. Ethnography for the Internet: Embedded, Embodied and Everyday. London: Bloomsbury, 2015. p. 70-88.
Miller, Daniel; Horst, Heather A. O Digital e o Humano: prospecto para uma Antropologia Digital. Revista Parágrafo, São Paulo, v.2, n.3, 2015, p. 91-111.
24/6: PAVANELLO, Alice. A busca da inclusão social e comunicativa: quando os cidadãos se apropriam de plataformas digitais para terem voz na sociedade. Santa Maria, 2016.
FLORES, Ana. A religião digital e a apologética católica na internet. Santa Maria, 2016. (TAC I)
03/6: Miller, Daniel; Horst, Heather A. O Digital e o Humano: prospecto para uma Antropologia Digital. Revista Parágrafo, São Paulo, v.2, n.3, 2015. (TAC I)
2015.2
07 de dezembro: WHYTE, William Foote. Sociedade de esquina. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005 [1943]. (Anexo A: “Sobre a evolução de Sociedade de Esquina”, p. 283-363)
23 de novembro: GROSSI, Miriam. A dor da tese. Revista Ilha. Florianópolis, v. 6, n. 1, 2004.
PEIRANO, Mariza. A teoria vivida: reflexões sobre a orientação em Antropologia. Revista Ilha. Florianópolis, v. 6, n. 1, 2004.
VELHO, Gilberto. Orientação e parceria intelectual: dilemas e perspectivas. Revista Ilha. Florianópolis, v. 6, n. 1, 2004.
26 de outubro: BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. Oeiras: Editora Celta, 2003.
21 de setembro: MILLER, Daniel; SLATER, Don. The internet: an ethnographic approach. Oxford: Berg, 2000. 217 p. (Capítulo 1: “Conclusions”, p. 1-25).
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998. (“Introdução geral”, p: 37-53; “Culturas populares”, p. 75-90; “Fazer com: usos e táticas”, p. 91-106)..
31 de agosto: ESS, Charles. Digital media ethics. Cambridge and Malen, MA: Polity Press, 2009. p. 200 ESS, Charles. Digital media ethics: all that is solid melts into air?. In: MEDIA AND COMMUNICATION RESEARCH AND EDUCATION, Uppsala, mai/2011. Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=forums&srcid=MDIyMTY3Mjc1MDgxNjcwMDE5NDABMTM4MDg1OTg5MjM0NDc5MzgwMzUBSnVFWm9QYnVCZ0FKATAuMgEBdjI>. Acesso em: 12 abr. 2016.
24 de agosto: FONSECA, Cláudia. Que ética? Que ciência? Que sociedade? In: FLEISCHER, Soraya; SCHUCH, Patrice (org.). Ética e regulamentação na pesquisa antropológica. Brasília: LetrasLivres: Editora Universidade de Brasília, 2010, p. 39-70.
SILVA, Sandra Rúbia. Do medo ao encontro etnográfico: etnografando práticas de consumo de telefones celulares em um bairro popular. In: GOIDANICH, Maria Elizabeth; MEZABARBA, Solange (org.). Etnografias possíveis: experiências etnográficas sobre consumo no ambiente urbano. Rio de Janeiro: Ponteio, 2014, p. 113-140.
17 de agosto: FONSECA, Cláudia. Quando cada caso NÃO é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 10, 1999.
2015.1
27 de março: ROCHA, Everardo. Os bens como cultura: Mary Douglas e a antropologia do consumo. In: DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004, p. 7-18.
DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004 (capítulo 3, “Os usos dos bens”, p. 101 – 118.
Texto complementar: TRAVANCAS, Isabel. Fazendo etnografia no mundo da comunicação. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. 2a. ed. São Paulo: Atlas, 2012, p. 98 – 109.
10 de abril: SAHLINS, Marshall. Cultura e razão prática. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. (capítulo “La pensée bourgeoise – a sociedade ocidental enquanto cultura”, p. 166 a 203, e “Conclusão – a utilidade e a ordem social”, p. 204 a 218)
24 de abril: MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2013. (capítulo 4″ Mídia: cultura imaterial e antropológica aplicada”, p. 164 a 199).
08 de maio: MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2013. (capítulo 5″ Questão de vida ou morte”, p. 200 a 230).
22 de maio: MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2013. (capítulo 5″ Questão de vida ou morte”, p. 200 a 230).
12 de junho: SLATER, Don. Cultura de Consumo & Modernidade. São Paulo: Nobel, 2002. (capítulo 5, “Os usos das coisas”, p. 147-169).
BARBOSA, Lívia. Cultura, consumo e identidade: limpeza e poluição na sociedade brasileira contemporânea. In: BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin (orgs.). Cultura, Consumo e Identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 107-138.
2014.2
02 de dezembro: apresentação dos artigos a serem publicados em 2015 pelas doutorandas Ana Cássia, Jonária e Darciele e pelo mestrando Romulo.
11 de novembro: BRAGA, Adriana A. ; GASTALDO, E. . Variações sobre o uso do Skype na pesquisa empírica em comunicação. Contracampo (UFF), v. 24, p. 4-18, 2012.
14 de outubro: CASTRO, Gisela. Comunicação e consumo nas dinâmicas culturais do mundo globalizado. pragMATIZES – Revista Latino Americana de Estudos em Cultura, Rio de Janeiro, UFF, Ano 4, número 6, semestral, março 2014, pp. 58-71.
Participaram do encontro a professora Adriane Roso, coordenadora do curso de Psicologia da UFSM, e estudantes de seu grupo de pesquisa, SMIC – Saúde, Minorias Sociais e Comunicação. Adriane realiza no momento pós-doutorado no POSCOM, sob supervisão da professora Dr.ª Sandra Rubia da Silva.
08 de outubro: GROSSI, Miriam. Na busca do outro, encontra-se a si mesmo. In: Trabalho de campo e subjetividade. Florianópolis, Programa de pós-graduação em Antropologia Social, 1992.
BUFFON, Rosieli. Encontrando uma tribo masculina de camadas médias. In: Trabalho de campo e subjetividade. Florianópolis, Programa de pós-graduação em Antropologia Social, 1992.
16 de setembro: HINE, Christine. Virtual Etnography. London: Sage, 2000 (capítulo 3: The virtual object of etnography, p. 41-66).
02 de setembro: HINE, Christine. Virtual Etnography. London: Sage, 2000 (capítulos 1 e 2).
19 de agosto: planejamento das atividades do semestre e apresentação do projeto de TCC da graduanda em Publicidade e Propaganda Amanda Levy.
2014.1
25 de junho: MILLER, Daniel; SLATER, Don. The internet: an ethnographic approach. Oxford: Berg, 2000 (capítulo 7: Religion, p. 173-195).
18 de junho: CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. (capítulo 6: A transformação do mundo na sociedade em rede, p. 157-174).
05 de maio: AMARAL, Adriana. Autonetnografia e inserção online: o papel do pesquisador-insider nas práticas comunicacionais das subculturas da Web. Revista Fronteiras: estudos midiáticos. São Leopoldo. v. 11, n. 1, p. 14-23, jan./abr. 2009.
BRAGA, Adriana. Etnografia segundo Christine Hine: abordagem naturalista para ambientes digitais. E-compós, Brasília, v. 15, n. 3, p.1-9, set./dez. 2012.
14 de abril: CAMPANELLA, Bruno. Os olhos do Grande Irmão: uma etnografia dos fãs do Big Brother Brasil. 1ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2012 (Introdução e Capítulo 1: As referências teóricas e o início da pesquisa. p. 7-69).
Leitura complementar: VELHO, Gilberto; KUSCHNIR, Karina (orgs.). Pesquisas urbanas: desafios do trabalho antropológico. 1ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003 (capítulo 1: O desafio da proximidade, p. 11-19).
2013.2
03 de dezembro: RAMOS, Jair. A sexualidade como campo de batalha na internet: grupos religiosos e movimentos feminista e LGBT na luta em torno dos direitos sexuais. Anais do 37º Encontro Anual da ANPOCS (ST 27: Ciberpolítica, ciberativismo e cibercultura).
12 de novembro: SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. (capítulo “Gim, televisão e excedente cognitivo’, p. 7-31).
29 de outubro: FREIRE-MEDEIROS, Bianca; MENEZES, Palloma. Fotografando a pobreza turística. Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 13, vol. 20 (1+2): 172-198, 2009.
2013.1
30 jul. 2013: FELINTO, Erick. Materialidades da Comunicação: por um novo lugar da matéria na teoria da comunicação. Ciberlegenda, n. 5, 2001. (sessão 2).
16 jul. 2013: FELINTO, Erick. Materialidades da Comunicação: por um novo lugar da matéria na teoria da comunicação. Ciberlegenda, n. 5, 2001. (sessão 1)
02 jul. 2013: CASTAÑEDA, Marcelo. Redes transnacionais de mobilização política com a internet: vínculos de pertencimento e campanhas da Avaaz. Anais da 28ª. Reunião Brasileira de Antropologia, São Paulo/SP, 02 a 05 de julho de 2012.
18 jun. 2013: PARREIRAS, Carolina. Altporn, corpos, categorias e cliques: notas etnográficas sobre pornografia online. Cadernos Pagu, (38), janeiro-junho de 2012:197-222.
04 jun. 2013: FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.
14 mai. 2013: CARRERA, Fernanda. Instagram no Facebook: uma reflexão sobre ethos, consumo e construção de subjetividades em sites de redes sociais. Animus, v. 11, n. 22, dez. 2012.
30 abr. 2013: SILVA, Sandra Rubia. Performances de masculinidade, práticas de subversão: o consumo de telefones celulares entre jovens de camadas populares. Comunicação, Mídia e Consumo, v. 9, n. 26, dez. 2012.
16 abr. 2013: SLATER, Don. Cultura do Consumo & Modernidade. São Paulo: Nobel, 2002. (cap. 6)
2012.2
20 nov. 2012: CARLI, Maria Fernanda Nedochetko. A construção da moda através do não-consumo: o blog Um ano sem Zara. Ciberlegenda, v. 26, p. 52-63, 2012.
13 nov. 2012: BARBOSA, Lívia. Cultura, consumo e identidade: limpeza e poluição na sociedade brasileira contemporânea. In: BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin (orgs.). Cultura, Consumo e Identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 107-138.
06 nov. 2012: BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin. O estudo do consumo nas ciências sociais contemporâneas. In: BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin (orgs.). Cultura, Consumo e Identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 21 – 44.
30 out. 2012: Atividade de busca de repertórios – todos os integrantes do grupo falaram sobre seus possíveis interesses de pesquisa.