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Consumo e Culturas Digitais

CONSUMO E CULTURAS DIGITAIS

Pesquisa Em Atividade

Material Adicional


Bibliografia

  • ACEVEDO, Claudia Rosa; TRINDADE, Luiz Valério de Paula. Imagens de indivíduos afrodescendentes em propagandas: análise da presença de estigmas e estereótipos nas formas de representações sociais. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo. v. 7, n. 18, p. 55-82, mar. 2010.
  • BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/educação: relações com o consumo. Importância para a constituição da cidadania. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo. v. 7, n. 19, p. 49-65, jul. 2010.
  • BARASSI, Veronica; TRERÉ, Emiliano. Does Web 3.0 come after Web 2.0? Deconstructing theoretical assumptions through practice. New media & society, Chicago. v. 14, n. 8, p. 1269-1285, dez. 2012.
  • BARROS, Denise Franca et al. Download, pirataria e resistência: uma investidação sobre o consumidor de música digital. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo. v. 7, n. 18, p. 125-151, mar. 2010.
  • BRAGAGLIA, Ana Paula. Comportamentos de consumo na contemporaneidade.Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo. v. 7, n. 19, p. 107-124, jul. 2010.
  • BRONSZTEIN, Karla Regina Macena Pereira Patriota. Nação dos 318: a religião do consumo na Igreja Universal do Reino de Deus. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo. v. 11, n. 30, p. 125-142, jan/abr. 2014.
  • CASAQUI, Vander; RIEGEL, Viviane. Google e o consumo simbólico do trabalho criativo. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo. v. 6, n. 17, p. 161-180, nov. 2009.
  • COLLINS, Richard. Three myths of internet governance: making sense of networks, governance and regulation. New media & society, Chicago. v. 14, n. 4, p. 721-725, jun. 2012.
  • DAVIS, Katie. Tensions of identity in a networked era: young people’s perspectives on the risks and rewards of online self-expression. New media & society, Chicago. v. 14, n. 4, p. 634-651, jun. 2012.
  • DYLKO, Ivan B.; BEAM, Michael A.; LANDREVILLE, Kristen D.; GEIDNER, Nicholas. Filtering 2008 US presidential election news on YouTube by elites and nonelites: an examination of the democratizing potencial of the internet. New media & society, Chicago. v. 14, n. 5, p. 832-849, ago. 2012.
  • ENNE, Ana. Juventude como espírito do tempo, faixa etária e estilo de vida: processos construtivos de uma categoria-chave da modernidade. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo. v. 7, n. 20, p. 13-35, nov. 2010.
  • GILMORE, Jason. Ditching the pack: digital media in the 2010 Brazilian congressional campaigns. New media & society, Chicago. v. 14, n. 4, p. 617-633, jun. 2012.
  • GONÇALVES, Elisabeth Moraes; NISHIDA, Neusa Fumie Kwabara. Publicidade e ética: um estudo da construção da imagem da mulher. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo. v. 6, n. 17, p. 49-72, nov. 2009.
  • GUSTAFSSON, Nils. The subtle nature of Facebook politics: Swedish social network site users and political participation. New media & society, Chicago. v. 14, n. 7, p. 1111-1127, nov. 2012.
  • MANDAJI, Carolina Fernandes da Silva. O gigante adormecido vem pra rua: construções iniciativas de Johnnie Walker e Fiat durante as manifestações brasileiras de 2013. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo. v. 11, n. 30, p. 107-121, jan/abr. 2014.
  • OLIVEIRA, Ana Cláudia de; FERNANDES, Cíntia SanMartin; SILVA, Simone Bueno da. A construção do corpo feminino na mídia semanal. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo. v. 6, n. 17, p. 11-36, nov. 2009.
  • OLIVEIRA, Josiane Silva de; VIEIRA, Francisco Giovani David. Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras.Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo. v. 6, n. 17, p. 73-99, nov. 2009.
  • LARSSON, Anders Olaf; MOE, Hallvard. Studying political microblogging: Twitter users in the 2010 Swedish election campaign. New media & society, Chicago. v. 14, n. 5, p. 729-747, ago. 2012.
  • REIMÃO, Sandra. Da TV ao livro: desdobramentos da ficção televisiva brasileira.Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo. v. 8, n. 22, p. 99-115, jul. 2011.
  • ROCHA, Everardo; AMARAL, Maria. Consumo e entretenimento: a loja de departamentos como espaço de sociabilidade (1830-1930). Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo. v. 6, n. 17, p. 143-160, nov. 2009.
  • ROSSETTI, Regina; FILHO, Gino Giacomini. Comunicação, consenso social e consumo sustentável. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo. v. 7, n. 18, p. 153-169, mar. 2010.
  • RÜDIGER, Francisco. As teorias da Cibercultura: perspectivas, questões e autores. Porto Alegre: Sulina, 2011.
  • SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 16a. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
  • SILVA, Melina Aparecida dos Santos; PAZ, Mônica de Sá Dantas. Distribuição gratuita de música digital como dádiva no ciberespaço. Animus, Santa Maria. v. 11, n.21, p. 20-47, jan/jun. 2012.
  • SILVA, Sandra Rubia. 24 Hours On Air : Gender and Mobile Phones in a Brazilian Low-Income Neighbourhood. International Journal of Science, Gender and Technology, v. 6, p. 165-181, 2014.
  • SILVA, Sandra Rubia. A fé está on-line: sobre Internet e telefones celulares nas práticas religiosas de um grupo popular. Animus (Santa Maria. Online), v. 11, p. 53-72, 2012.
  • SILVA, Sandra Rubia. ‘Com o celular é 24 horas no ar’: sobre relações de gênero e apropriação de tecnologias móveis em camadas populares. In Texto (UFRGS. Online), v. 2, p. 116-130, 2012.
  • SILVA, Sandra Rubia. Do ‘celular pai-de-santo’ ao ‘celular-orelhão’: humor, conflito e novas práticas socioculturais na apropriação do telefone celular em grupos populares. In Texto (UFRGS. Online), v. 1, p. 116-133, 2010
  • SILVA, Sandra Rubia. Eu não vivo sem celular : sociabilidade, consumo, corporalidade e novas práticas nas culturas urbanas. In Texto (UFRGS. Online), v. 17, p. 1-17, 2007.
  • SILVA, Sandra Rubia. Imaginários sociais, publicidade e telefones celulares no Brasil.Comunicação & Inovação, v. 10, p. 56-64, 2009.
  • SILVA, Sandra Rubia. ‘Mistura tudo, música, foto, rádio’: a domesticação do telefone celular em um bairro de camadas populares. Em Questão (UFRGS. Impresso), v. 19, p. 84-105, 2013.
  • SILVA, Sandra Rubia. O consumo no contexto da experiência urbana: reflexões sobre os telefones celulares. Revista de Ciências Humanas (UFSC), v. 43, p. 285-302, 2009.
  • SILVA, Sandra Rubia. Performances de masculinidade, práticas de subversão: o consumo de telefones celulares entre jovens de camadas populares.Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 9, n. 26, dez. 2012.
  • SORBRING, Emma; LUNDIN, Linda. Mothers’ and fathers’ insights into teenagers’ use of the internet. New media & society, Chicago. v. 14, n. 7, p. 1181-1197, nov. 2012.SOUZA, André Portela de. Políticas públicas de distribuição de renda no Brasil e o Bolsa Família. In: BACHA, Edmar Lisboa; SCHWARTZMAN, Simon (orgs.). Brasil: a nova agenda social. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

 


Artigos publicados em periódicos


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  • BAR, François; PISANI, Francis; WEBER; Matthew. Mobile technology appropriation in a distant mirror: baroque infiltration, creolization and cannibalism. In: Seminário sobre Desarollo Económico, Desarollo Social y Comunicaciones Móviles en América Latina. Buenos Aires: Fundación Telefónica, 2007. Disponível em: <http://abaporu.net> Acesso em: 20 jul. 2010.
  • BARROS, Carla. Apropriações de tecnologias digitais e usos de celulares nas camadas populares.In: Anais do XIV Congressso Brasileiro de Sociologia. Rio de Janeiro, 2009. 1CD.
  • BARZILAI-NAHON, Karine.; BARZILAI, Gad. Cultured technology: Internet and religious fundamentalism. Information Society, ano 21, n. 1, p. 25-40, ago. 2005.
  • BORELLI, Silvia Helena Simões; ROCHA, Rose de Melo. Juventudes, midiatizações e nomadismos: a cidade como arena. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, Escola Superior de Propaganda e Marketing, vol. 5, nr. 13, p. 27-40, jul.2008.
  • CARLI, Maria Fernanda Nedochetko. A construção da moda através do não-consumo: o blog Um ano sem Zara. Ciberlegenda, v. 26, p. 52-63, 2012.
  • CARRERA, Fernanda. Instagram no Facebook: uma reflexão sobre ethos, consumo e construção de subjetividades em sites de redes sociais. Animus, v. 11, n. 22, dez. 2012.
  • CASTAÑEDA, Marcelo. Redes transnacionais de mobilização política com a internet: vínculos de pertencimento e campanhas da Avaaz. Anais da 28a. Reunião Brasileira de Antropologia, São Paulo/SP, 02 a 05 de julho de 2012.
  • DONNER, Jonathan. Research approaches to mobile use in the developing world: a review of the literature. The Information Society, vol. 24, nr. 3, may 2008b. Disponível em: <www.jonathandonner.com> Acesso em: 20 dez. 2009.
  • DONNER, Jonathan. User-led innovations in mobile use in sub-Saharian Africa. Receiver, nr. 14, 2005. Disponível em: <http://www.receiver.vodafone.com> Acesso em: 18 ago. 2009.
  • FELINTO, Erick. Materialidades da Comunicação: por um novo lugar da matéria na teoria da comunicação. Ciberlegenda, n. 5, 2001.
  • FELINTO, Erick. Cibercultura: ascensão e queda de uma palavra quase mágica. E-Compós, Brasília v. 14, n. 11, jan./abr. 2011.
  • FONSECA, Claudia. Quando cada caso NÃO é um caso: pesquisa etnográfica e educação.Revista Brasileira de Educação, nr. 10, jan-abr. 1999, p. 58-78.
  • FREIRE-MEDEIROS, Bianca; MENEZES, Palloma. Fotografando a pobreza turística.Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 13, vol. 20 (1+2): 172-198, 2009.
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  • LEMOS, André. Mobile communication and new sense of places: a critique of spacialization in cyberculture. Revista Galáxia, São Paulo, n. 16, p. 91-108, dez. 2008.
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  • MESQUITA, Vânia. Um pé no reino e outro no mundo: consumo e lazer entre neopentecostais. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 13, n. 28, p. 117-144, jul./dez. 2007.
  • NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. Celulares: a emergência de um novo tipo de controle materno. Psicologia & Sociedade, 18(3), set/dez. 2006, p. 88-96. Disponível em: <www.scielo.com>. Acesso em: 20 jan. 2010.
  • PEIRANO, Mariza. A teoria vivida: reflexões sobre a orientação em Antropologia. Revista Ilha. Florianópolis, v. 6, n. 1, 2004.
  • PARREIRAS, Carolina. Altporn, corpos, categorias e cliques: notas etnográficas sobre pornografia online. Cadernos Pagu, (38), janeiro-junho de 2012:197-222.
  • PELLANDA, Eduardo Campos. Mobile communication: the Brazilian paradox. Wi: Journal of Mobile Media, nr.3, summer 2009. Disponível em: <http://wi.hexagram.ca> Acesso em: 14 ago. 2009.
  • SCHWARTZ, Gilson. “We are as we move on”: motoboys iconomic evolution in São Paulo. Wi: Journal of Mobile Media, nr.3, summer 2009. Disponível em: <http://wi.hexagram.ca> Acesso em: 14 ago. 2009.
  • SOUZA E SILVA, Adriana. Cell phone use among low-income communities – an initial study of technology appropriation in the favelas of Brazil. Receiver, nr. 20, 2008.Disponível em: <http://www.receiver.vodafone.com> Acesso em: 23 ago. 2009.
  • VINCENT, Jane. “I just can´t live without my mobile!”. Receiver, nr. 15, 2006. Disponível em: http://www.receiver.vodafone.com Acesso em: 18 ago. 2009.
  • VELHO, Gilberto. Orientação e parceria intelectual: dilemas e perspectivas. Revista Ilha. Florianópolis, v. 6, n. 1, 2004.
  • ZALUAR, Alba. Pesquisando no perigo: etnografias voluntárias e não acidentais. Mana, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, Oct. 2009 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132009000200009&lng=en&nrm=iso>. Access on 04 Mar. 2010. doi: 10.1590/S0104-93132009000200009.

 


Ebooks


 


Livros e capítulos de livros


  • AGAR, Jon. Constant Touch: a global history of the mobile phone. Cambridge: Icon Books, 2003.
  • AGIER, Michel. Antropologia da cidade: lugares, situações, movimentos. 1ª ed. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2011.
  • ALMEIDA, Miguel Vale de. Senhores de Si: uma interpretação antropológica da masculinidade. Lisboa: Fim de Século, 1995.
  • ANDERSON, Chris. A Cauda Longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. 1ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
  • ANTOUN, Henrique. Perspectiva histórica – de uma teia à outra: a explosão do comum e o surgimento da vigilância participativa. In: ANTOUN, Henrique (org.). Web 2.0: participação e vigilância na era da comunicação distribuída. Rio de Janeiro: Mauad, 2008.
  • APPADURAI, Arjun. Disjunção e diferença na economia cultural global. In: FEATHERSTONE, Mike (org.). Cultura Global: nacionalismo, globalização e modernidade. Petrópolis (RJ): Vozes, 1999, p. 311 – 327.
  • APPADURAI, Arjun. Introduction: commodities and the politics of value. In: APPADURAI, Arjun (org.). The Social life of things: commodities in cultural perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 1986, p. 3-63.
  • APPADURAI, Arjun. Modernity at Large: cultural dimensions of globalizationMinessota University Press, 1998.
  • ARAÚJO, Emanuel. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. 2ª ed. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 2008.
  • ASSOCIATION OF INTERNET RESEARCHERS. Ethical decision-making and internet research: recommendations from the AoIR Ethics Working Committee. 2002.
  • ASSOCIATION OF INTERNET RESEARCHERS. Ethical decision-making and internet research: recommendations from the AoIR Ethics Working Committee (Version 2.0). 2012.
  • BARBOSA, Lívia. Sociedade de Consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
  • BARBOSA, Lívia. Cultura, consumo e identidade: limpeza e poluição na sociedade brasileira contemporânea. In: BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin (orgs.). Cultura, Consumo e Identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 107-138.
  • BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin. O estudo do consumo nas ciências sociais contemporâneas. In: BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin (orgs.). Cultura, Consumo e Identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 21 – 44.
  • BARBOSA, Lívia; PORTILHO, Fátima; VELOSO, Letícia (Org.). Consumo: cosmologias e sociabilidades. 1ª ed. Rio de Janeiro: Mauad X; Seropédica: EDUR, 2009.
  • BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha; RUBLESCKI, Anelise (Org.). Pesquisa em Comunicação: olhares e abordagens. 1ª ed. Santa Maria: Facos – UFSM, 2014.
  • BARTHES, Roland. Mitologias. Rio de Janeiro: DIFEL, 2003.
  • BAUDRILLARD, Jean 1981. A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70.
  • BAUDRILLARD, Jean. O Sistema dos Objetos. São Paulo: Perspectiva, 1973.
  • BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
  • BELL, Genevieve. The age of the thumb: a cultural reading of mobile technologies from Asia. In: GLOTZ, Peter; BERTSANI, Stefan; LOCKE, Cris (orgs.). Thumb Culture: the meaning of mobile phones for society. Bielefeld, Germany: Transcript Verlag, 2005.
  • BLESSA, Regina. Merchandising no ponto-de-venda. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
  • BOAS, Franz. Antropologia cultural. 3ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
  • BOTSMAN, Rachel; ROGERS, Roo. O que é meu é seu: como o consumo colaborativo vai mudar o nosso mundo. 1ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
  • BOURDIEU, Pierre. La Distinction: critique sociale du jugement. Paris: Les Éditions de Minuit, 1979.
  • BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.
  • BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. Oeiras: Editora Celta, 2003.
  • BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
  • BRUNO, Fernanda; KANASHIRO, Marta; FIRMINO, Rodrigo (Org.). Vigilância e visibilidade: espaço, tecnologia e identificação. 1ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2010.
  • CAIAFA, Janice. Aventura das cidades: ensaios e etnografias. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007. (Parte 2, capítulo 1: A pesquisa etnográfica, p. 135-181).
  • CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. 1ª ed. São Paulo: Ed. 34; Edusp, 2000.
  • CAMPANELLA, Bruno. Os olhos do Grande Irmão: uma etnografia dos fãs do Big Brother Brasil. 1ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.
  • CAMPBELL, Colin. A Ética Romântica e o Espírito do Consumismo Moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
  • CAMPBELL, Heidi. Texting the faith: religious users and cell phone culture. In: KAVOORI, Anandam; ARCENEAUX, Noah (orgs.). The cell phone reader: essays in social transformation. New York: Peter Lang Publishing, 2006, p. 139-154.
  • CANEVACCI, Massimo. A cidade polifônica: ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana. 2ª ed. São Paulo: Studio Nobel, 2004.
  • CARDOSO, Ruth. Aventuras de antropólogos em campo ou como escapar das armadilhas do método. In: CARDOSO, Ruth (org.). A Aventura Antropológica: teoria e pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1986.
  • CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. O Trabalho do Antropólogo. 2ª ed. Brasília: Paralelo 15; São Paulo: Editora UNESP, 2000.
  • CARNEIRO, Sandra de Sá; SANT’ANNA, Maria Josefina Gabriel (org.). Cidade: olhares e trajetórias. 1ª ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
  • CARON, André H.; CARONIA, Letizia. Moving cultures: móbile communication in everyday life. Montreal: McGill-Queen ́s University Press, 2007.
  • CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
  • CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v.1). São Paulo: Paz e Terra, 2002.
  • CASTELLS, Manuel. Afterword. In: KATZ, James E. Handbook of Mobile Communication Studies. Cambridge: MIT Press, 2008, p. 447-451.
  • CASTELLS, Manuel; FERNÁNDEZ-ARDÈVOL, Mireia; QIU, Jack Linchuan; SEY, Araba. Mobile Communication and Society: a global perspective. Cambridge: MIT Press, 2007.
  • CASTELLS, Manuel. O Poder da Identidade. (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v.2). São Paulo: Paz e Terra, 1999.
  • CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
  • CASTRO, Gisela. Screenagers: entretenimento, comunicação e consumo na cultura digital. In: BARBOSA, Lívia (org.). Juventudes e Gerações no Brasil Contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2012.
  • CEVASCO, Maria Elisa. Para ler Raymond Williams. 1ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
  • CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira; GUARESCHI, Pedrinho Arcides; CAMPOS, Pedro Humberto Faria (org.). Textos e debates em representação social. 1ª ed. Porto Alegre: ABRAPSO, 2014.
  • COSTA, Eliane. Jangada Digital. 2ª ed. Rio de Janeiro: Beco do Azougue: 2011.
  • COSTA, Joan. A imagem da marca. Um fenômeno social. 1ª ed. São Paulo: Edições Rosari, 2011.
  • COSTA, Maria Cristina Castilho (Org.). Gestão da comunicação: terceiro setor, organizações não governamentais, responsabilidade social e novas formas de cidadania. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.
  • COVALESKI, Rogério. Publicidade híbrida. 1ª ed. Curitiba: Maxi Editora, 2010.DeCERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
  • DeCERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 2. Morar, cozinhar. 10ª ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
  • DELEUZE, Gilles. Foucault. 1ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.
  • DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.
  • DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2011.
  • DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação Pública: Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Público. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.
  • ECKERT, Cornelia; ROCHA, Ana Luiza Carvalho da. O Tempo e a Cidade. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005.
  • EGLASH, Ron. Technology as material culture. In: TILLEY, Christopher; KEANE, Webb; KÜCHLER, Susanne; ROWLANDS, Michael; SPYER, Patrícia (orgs.). Handbook of Material Culture. London: Sage, 2006, p. 329 – 340.
  • ELIAS, Norbert. A Sociedade de Corte: investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
  • ELLWOOD-CLAYTON, Bella. Unfaithful: reflections of enchantment, disenchantment… and the mobile phone. In: HÖFLICH, Joachim; HARTMANN, Maren (orgs.). Mobile Communication in Everyday Life: ethnographic views, observations and reflections. Berlim: Frank & Timme, 2006, p. 123 – 144.
  • ESS, Charles. Digital media ethics. Cambridge and Malen, MA: Polity Press, 2009. p. 200.
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  • EVANS-PRITCHARD, E.E. Trabalho de campo e tradição empírica. In: Antropologia Social. Lisboa: Ed. 70, 1978.
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  • SOUZA E SILVA, Adriana. Interfaces móveis de comunicação e subjetividade contemporânea de ambientes de multiusuários como espaços (virtuais) a espaços (híbridos) como ambientes de multiusuários. Tese (Doutorado em Comunicação Social), Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004.

 


Agenda de bibliografia


21/08: MACHADO, Rossana. Carta Capital. Precisamos falar sobre vaidade acadêmica. 2016. Dinsponível em <www.cartacapital.com.br/sociedade/precisamos­falar­sobre­a­vaidade­na­vida­academica>

04/09: ROCHA, Rosa de Melo, Essa noite encarnarei no teu objeto. São Paulo, 2017. 

18/09: SCHERER, Fernanda. RONSINI, Veneza. Somos seres humanos e merecemos todo respeito: consumo midiático na comunidade online Mundo T-Girl. Revista E-Compós. Brasília, v.20, n.2, 2017.

01/04: PEIRANO, Mariza. Etnografia não é método. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, n. 42, 2014. p. 377-391.

15/04: HINE, CHRISTINE. Ethnography for the Internet: Embedded, Embodied and Everyday. London: Bloomsbury, 2015. p. 1-41.

29/04: HINE, CHRISTINE. Ethnography for the Internet: Embedded, Embodied and Everyday. London: Bloomsbury, 2015. p. 41-70.

06/05: HINE, CHRISTINE. Ethnography for the Internet: Embedded, Embodied and Everyday. London: Bloomsbury, 2015. p. 70-88.

Miller, Daniel; Horst, Heather A. O Digital e o Humano: prospecto para uma Antropologia Digital. Revista Parágrafo, São Paulo, v.2, n.3, 2015, p. 91-111.

24/6: PAVANELLO, Alice. A busca da inclusão social e comunicativa: quando os cidadãos se apropriam de plataformas digitais para terem voz na sociedade. Santa Maria, 2016.

FLORES, Ana. A religião digital e a apologética católica na internet. Santa Maria, 2016. (TAC I)

03/6: Miller, Daniel; Horst, Heather A. O Digital e o Humanoprospecto para uma Antropologia DigitalRevista Parágrafo, São Paulo, v.2, n.3, 2015. (TAC I)

 

07 de dezembro: WHYTE, William Foote. Sociedade de esquina. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005 [1943]. (Anexo A: “Sobre a evolução de Sociedade de Esquina”, p. 283-363)

23 de novembro: GROSSI, Miriam. A dor da tese. Revista Ilha. Florianópolis, v. 6, n. 1, 2004.

PEIRANO, Mariza. A teoria vivida: reflexões sobre a orientação em Antropologia. Revista Ilha. Florianópolis, v. 6, n. 1, 2004.

VELHO, Gilberto. Orientação e parceria intelectual: dilemas e perspectivas. Revista Ilha. Florianópolis, v. 6, n. 1, 2004.

26 de outubro: BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. Oeiras: Editora Celta, 2003.

21 de setembro: MILLER, Daniel; SLATER, Don. The internet: an ethnographic approach. Oxford: Berg, 2000. 217 p. (Capítulo 1: “Conclusions”, p. 1-25).

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998. (“Introdução geral”, p: 37-53; “Culturas populares”, p. 75-90; “Fazer com: usos e táticas”, p. 91-106)..

31 de agosto: ESS, Charles. Digital media ethics. Cambridge and Malen, MA: Polity Press, 2009. p. 200 ESS, Charles. Digital media ethics: all that is solid melts into air?. In: MEDIA AND COMMUNICATION RESEARCH AND EDUCATION, Uppsala, mai/2011. Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=forums&srcid=MDIyMTY3Mjc1MDgxNjcwMDE5NDABMTM4MDg1OTg5MjM0NDc5MzgwMzUBSnVFWm9QYnVCZ0FKATAuMgEBdjI&gt;. Acesso em: 12 abr. 2016.

24 de agosto: FONSECA, Cláudia. Que ética? Que ciência? Que sociedade? In: FLEISCHER, Soraya; SCHUCH, Patrice (org.). Ética e regulamentação na pesquisa antropológica. Brasília: LetrasLivres: Editora Universidade de Brasília, 2010, p. 39-70.

SILVA, Sandra Rúbia. Do medo ao encontro etnográfico: etnografando práticas de consumo de telefones celulares em um bairro popular. In: GOIDANICH, Maria Elizabeth; MEZABARBA, Solange (org.). Etnografias possíveis: experiências etnográficas sobre consumo no ambiente urbano. Rio de Janeiro: Ponteio, 2014, p. 113-140.

17 de agosto: FONSECA, Cláudia. Quando cada caso NÃO é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 10, 1999.

 

DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004 (capítulo 3, “Os usos dos bens”, p. 101 – 118.

Texto complementar: TRAVANCAS, Isabel. Fazendo etnografia no mundo da comunicação. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. 2a. ed. São Paulo: Atlas, 2012, p. 98 – 109.

10 de abril: SAHLINS, Marshall. Cultura e razão prática. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. (capítulo “La pensée bourgeoise – a sociedade ocidental enquanto cultura”, p. 166 a 203, e “Conclusão – a utilidade e a ordem social”, p. 204 a 218)

24 de abril: MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2013. (capítulo 4″ Mídia: cultura imaterial e antropológica aplicada”, p. 164 a 199).

08 de maio: MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2013. (capítulo 5″ Questão de vida ou morte”, p. 200 a 230).

22 de maio: MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2013. (capítulo 5″ Questão de vida ou morte”, p. 200 a 230).

12 de junho: SLATER, Don. Cultura de Consumo & Modernidade. São Paulo: Nobel, 2002. (capítulo 5, “Os usos das coisas”, p. 147-169).

BARBOSA, Lívia. Cultura, consumo e identidade: limpeza e poluição na sociedade brasileira contemporânea. In: BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin (orgs.). Cultura, Consumo e Identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 107-138.

 

02 de dezembro: apresentação dos artigos a serem publicados em 2015 pelas doutorandas Ana Cássia, Jonária e Darciele e pelo mestrando Romulo.

11 de novembro: BRAGA, Adriana A. ; GASTALDO, E. . Variações sobre o uso do Skype na pesquisa empírica em comunicação. Contracampo (UFF), v. 24, p. 4-18, 2012.

14 de outubro: CASTRO, Gisela. Comunicação e consumo nas dinâmicas culturais do mundo globalizado. pragMATIZES – Revista Latino Americana de Estudos em Cultura, Rio de Janeiro, UFF, Ano 4, número 6, semestral, março 2014, pp. 58-71.

Participaram do encontro a professora Adriane Roso, coordenadora do curso de Psicologia da UFSM, e estudantes de seu grupo de pesquisa, SMIC – Saúde, Minorias Sociais e Comunicação. Adriane realiza no momento pós-doutorado no POSCOM, sob supervisão da professora Dr.ª Sandra Rubia da Silva.

08 de outubro: GROSSI, Miriam. Na busca do outro, encontra-se a si mesmo. In: Trabalho de campo e subjetividade. Florianópolis, Programa de pós-graduação em Antropologia Social, 1992.

BUFFON, Rosieli. Encontrando uma tribo masculina de camadas médias. In: Trabalho de campo e subjetividade. Florianópolis, Programa de pós-graduação em Antropologia Social, 1992.

16 de setembro: HINE, Christine. Virtual Etnography. London: Sage, 2000 (capítulo 3: The virtual object of etnography, p. 41-66).

02 de setembro: HINE, Christine. Virtual Etnography. London: Sage, 2000 (capítulos 1 e 2).

19 de agosto: planejamento das atividades do semestre e apresentação do projeto de TCC da graduanda em Publicidade e Propaganda Amanda Levy.

 

25 de junho: MILLER, Daniel; SLATER, Don. The internet: an ethnographic approach. Oxford: Berg, 2000 (capítulo 7: Religion, p. 173-195).

18 de junho: CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. (capítulo 6: A transformação do mundo na sociedade em rede, p. 157-174).

05 de maio: AMARAL, Adriana. Autonetnografia e inserção online: o papel do pesquisador-insider nas práticas comunicacionais das subculturas da Web. Revista Fronteiras: estudos midiáticos. São Leopoldo. v. 11, n. 1, p. 14-23, jan./abr. 2009.

BRAGA, Adriana. Etnografia segundo Christine Hine: abordagem naturalista para ambientes digitais. E-compós, Brasília, v. 15, n. 3, p.1-9, set./dez. 2012.

14 de abril: CAMPANELLA, Bruno. Os olhos do Grande Irmão: uma etnografia dos fãs do Big Brother Brasil. 1ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2012 (Introdução e Capítulo 1: As referências teóricas e o início da pesquisa. p. 7-69).

Leitura complementar: VELHO, Gilberto; KUSCHNIR, Karina (orgs.). Pesquisas urbanas: desafios do trabalho antropológico. 1ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003 (capítulo 1: O desafio da proximidade, p. 11-19).

 

03 de dezembro: RAMOS, Jair. A sexualidade como campo de batalha na internet: grupos religiosos e movimentos feminista e LGBT na luta em torno dos direitos sexuais. Anais do 37º Encontro Anual da ANPOCS (ST 27: Ciberpolítica, ciberativismo e cibercultura).

12 de novembro: SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. (capítulo “Gim, televisão e excedente cognitivo’, p. 7-31).

29 de outubro: FREIRE-MEDEIROS, Bianca; MENEZES, Palloma. Fotografando a pobreza turística. Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 13, vol. 20 (1+2): 172-198, 2009.

 

30 jul. 2013: FELINTO, Erick. Materialidades da Comunicação: por um novo lugar da matéria na teoria da comunicação. Ciberlegendan. 5, 2001. (sessão 2).

16 jul. 2013: FELINTO, Erick. Materialidades da Comunicação: por um novo lugar da matéria na teoria da comunicação. Ciberlegenda, n. 5, 2001. (sessão 1)

02 jul. 2013: CASTAÑEDA, Marcelo. Redes transnacionais de mobilização política com a internet: vínculos de pertencimento e campanhas da Avaaz. Anais da 28ª. Reunião Brasileira de Antropologia, São Paulo/SP, 02 a 05 de julho de 2012.

18 jun. 2013: PARREIRAS, Carolina. Altporn, corpos, categorias e cliques: notas etnográficas sobre pornografia online. Cadernos Pagu, (38), janeiro-junho de 2012:197-222.

04 jun. 2013: FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.

14 mai. 2013: CARRERA, Fernanda. Instagram no Facebook: uma reflexão sobre ethos, consumo e construção de subjetividades em sites de redes sociais. Animus, v. 11, n. 22, dez. 2012.

30 abr. 2013: SILVA, Sandra Rubia. Performances de masculinidade, práticas de subversão: o consumo de telefones celulares entre jovens de camadas populares. Comunicação, Mídia e Consumo, v. 9, n. 26, dez. 2012.

16 abr. 2013: SLATER, Don. Cultura do Consumo & Modernidade. São Paulo: Nobel, 2002. (cap. 6)

 

20 nov. 2012: CARLI, Maria Fernanda Nedochetko. A construção da moda através do não-consumo: o blog Um ano sem Zara. Ciberlegenda, v. 26, p. 52-63, 2012.

13 nov. 2012: BARBOSA, Lívia. Cultura, consumo e identidade: limpeza e poluição na sociedade brasileira contemporânea. In: BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin (orgs.). Cultura, Consumo e Identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 107-138.

06 nov. 2012: BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin. O estudo do consumo nas ciências sociais contemporâneas. In: BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin (orgs.). Cultura, Consumo e Identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 21 – 44.

30 out. 2012: Atividade de busca de repertórios – todos os integrantes do grupo falaram sobre seus possíveis interesses de pesquisa.