CONECTA – COMUNICAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO CRIATIVA (CONECTA)
Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade
Tendências em Produção Editorial
Projeto Tendências do campo editorial: produção, circulação e consumo (nº 059646)
A proposta de pesquisa considera a atual complexidade da indústria editorial, em especial as implicações que a revolução digital trouxe à produção, circulação e consumo de livros. Além das posições ocupadas por editoras, publicadores independentes e autopublicação no mercado, produtores de conteúdo e influenciadores digitais têm sido relevantes na construção de comunidades leitoras, com reflexos na venda de livros. Considerando as transformações ainda em curso, a presente proposta de pesquisa parte da seguinte problemática: Como investigar a configuração de tendências no campo editorial? Quais pistas as práticas de leitura mediadas por tecnologias, indiciam movimentos contemporâneos sobre a produção editorial no Brasil? O objetivo geral é investigar a configuração de tendências no campo editorial a partir de experimentação metodológica sobre a produção, circulação e consumo cultural. É vinculada aos estudos culturais latino-americanos, particularmente ao conceito de consumo cultural (GARCÍA CANCLINI, 1992, 1995, 2006), para observar as articulações entre práticas de leitura (CHARTIER, 1998; GARCÍA CANCLINI, 2014, 2015, 2017) e o mercado editorial (BOURDIEU, 2008, 2018; DE DIEGO, 2020; GARCIA CANCLINI; URTEAGA, 2012; THOMPSON, 2013, 2021). Metodologicamente, a pesquisa exploratória conta com integração das abordagens de pesquisa quantitativa e qualitativa, assumindo a diretriz de realizar experimentações metodológicas para mapear a configuração de tendências.
Coordenado pela professora Sandra Depexe, conta com a participação da professora Viviane Borelli, da mestra Marina Judiele dos Santos Freitas e das mestrandas Fernanda Redin Oliveira, Júlia Bortolin dos Santos e Lavínia Neres Feronato.