COMUNICAÇÃO, GÊNERO E DESIGUALDADES
Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade
Publicações
Artigos em periódicos
Desigualdades de gênero no subcampo científico da comunicação: o teto de vidro no quintal – MATRIZes (2023)
Um retrato, a mesma face: desigualdades de gênero no campo científico da Comunicação – Revista Esferas (2023)
Capítulos em livros
Maternidade preta, sapatão e da quebrada: entrelaçamento de marcadores de diferença em narrativas de si no Instagram
- Livro: Feminismos, mídia e subjetividades
- Autoras: Antônia Tâmara Haag, Carolina Guimarães Farneze e Nathalia da Silva Brum
- Disponível em: FACOS-UFSM
Romântica, real e ativa: narrativas pessoais e interações sobre a maternidade no Instagram
- Livro: Feminismos, mídia e subjetividades
- Autora: Milena Freire de Oliveira-Cruz
- Disponível em: FACOS-UFSM
Lugar de mulher é na ciência: um estudo acerca da desigualdade de gênero na ciência da comunicação
- Livro: Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?
- Autoras: Antônia Tâmara Haag, Giovana Parise, Julia Perez, Martina Irigoyen, Laura Wottrich e Milena Freire de Oliveira-Cruz
- Disponível em: Intercom
A maternidade “real” no Instagram: uma reflexão sobre as temáticas predominantemente compartilhadas por mães influenciadoras
- Livro: Maternidade nas Mídias
- Autoras: Milena Freire de Oliveira-Cruz, Camila Tatsch Ferrari, Kalliandra Conrad, Maria Eduarda Brendler Nosvitz e Marina Judiele dos Santos Freitas
- Disponível em: FACOS-UFSM
É trabalho ou função da mulher?: interações de gênero e classe na publicidade
- Livro: Publicidade e gênero: representações e práticas em questão
- Autora: Milena Freire de Oliveira-Cruz
- Disponível em: FACOS-UFSM
Trabalhos em eventos
Livros publicados
Feminismos, mídia e subjetividades
O livro Feminismos, mídia e subjetividades é fruto de um projeto coletivo, que nasceu das trocas e debates realizados entre pesquisadores e pesquisadoras de todo o Brasil, participantes do Simpósio Temático do Seminário Internacional Fazendo Gênero 12: lugares de fala, direitos, diversidades e afetos. A obra tem o objetivo de estimular o debate plural sobre a relação entre os feminismos e as mídias, voltando suas discussões para as práticas de consumo, produção, circulação, ativismo e constituição de subjetividades. Através dos capítulos, esperamos estimular o pensamento crítico sobre as representações de gênero os meios de comunicação e produtos midiáticos, tendo em vista a sua participação na construção dos diferentes modos de ser e de se reconhecer como mulher na contemporaneidade. Dessa forma, abre espaço para o debate de pesquisas que têm como objeto de estudos a mídia e os feminismos em contextos analógicos, digitais e de convergência midiática.
Organizadoras: Milena Freire de Oliveira-Cruz, Raquel de Barros Pinto Miguel, Soraya Barreto Januário.
Autoras: Antônia Tâmara Haag, Carolina Guimarães Farneze, Clarice Costa Pinheiro, Djenifer Samantha Marx, Júlia C. Versiani dos Anjos, Lina Maria Brandão de Aras, Luizy Aparecida da Silva Carlos, Maria Salett Tauk Santos, Melina de la Barrera Ayres, Milena Freire de Oliveira-Cruz, Milene Migliano, Nathália da Silva Brum, Olívia Pereira Tavares, Paulo Victor Santos Goetze Nunes, Raquel de Barros Pinto Miguel, Stéphanie Gomes de Medeiros, Soraya Barreto Januário.
Disponível em: FACOS-UFSM
Maternidade nas Mídias
Esta coletânea explora o tema da Maternidade nas Mídias considerando variadas questões de pesquisa, abordagens teóricas e metodológicas. Tendo em vista a interdisciplinaridade dos estudos maternos e a amplitude do cenário midiático atual, nossa proposta é investigar que imagens, mensagens e valores culturais têm circulado nas mídias sobre maternidades e maternagens. Além disso, debatemos como as mães interagem com as mídias para compreender os modos como elas se expressam, negociam ou criticam imagens e mensagens de formas coletivas ou individuais.
As autoras são pesquisadoras brasileiras de diferentes universidades e regiões do país, que atuam nos campos da comunicação, educação, psicologia, artes plásticas, literatura, saúde pública, filosofia, dentre outras áreas.
Organizadoras: Milena Freire de Oliveira-Cruz e Maria Collier de Mendonça.
Publicidade e gênero: representações e práticas em questão
Publicidade e Gênero: representações e práticas em questão encara o desafio de agrupar uma série de relatos, decorrentes de pesquisas e experiências, de pesquisadoras e pesquisadores que, de distintos pontos geográficos do país, convergem para as interfaces entre publicidade e questões de gênero, articulação que requer nossa atenção por muitos motivos.
Organizadora: Milena Freire de Oliveira-Cruz
Autores: André Iribure Rodrigues, Gilmara Joanol Ardnt, Juliana Petermann, Laura Hastenpflug Wottrich, Luciana Panke, Marcela Chacel, Maria Collier de Mendonça, Milena Freire de Oliveira-Cruz, Oscar Angel Cesarotto, Raquel de Barros Pinto Miguel, Soraya Barreto Januário
Disponível em: FACOS – UFSM
Publicidade e desigualdade: Leituras sobre gênero, classe e trabalho feminino
Como mulheres da classe trabalhadora observam as representações femininas na publicidade? De que modo lidam com a dupla jornada aliada às exigências dos papéis de mãe e dona de casa? Como negociam os ideais de consumo diante da escassez orçamentária?Questões como estas são abordadas em Publicidade e Desigualdade. O livro é fruto de uma etnografia da audiência e do consumo realizada com mulheres da classe trabalhadora, com o objetivo de compreender como a relação das receptoras com os anúncios colabora para a conformação dos seus habitus de classe e de gênero. Os dados foram coletados ao longo de um ano a partir de observação participante, entrevista em profundidade e assistência compartilhada de comerciais selecionados pelas informantes, relacionando e comparando a percepção que elas têm das representações do trabalho feminino na publicidade com suas próprias experiências e sua autorrepresentação.O estudo reflete como as mensagens publicitárias sustentam a dupla subordinação a que estão submetidas as mulheres da classe popular e aponta que, embora reconheçam a valorização do estilo de vida da classe média, a idealização do trabalho e a dominação masculina, há, entre as entrevistadas, uma tendência à apropriação destes valores circulantes na publicidade pela naturalização do espaço e do papel que ocupam socialmente como mulheres e como classe trabalhadora.
Autora: Milena Freire de Oliveira-Cruz
Disponível em: Editora Sulina