COMUNICAÇÃO, GÊNERO E DESIGUALDADES
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Maternidade nas Mídias
Esta coletânea explora o tema da Maternidade nas Mídias considerando variadas questões de pesquisa, abordagens teóricas e metodológicas. Tendo em vista a interdisciplinaridade dos estudos maternos e a amplitude do cenário midiático atual, nossa proposta é investigar que imagens, mensagens e valores culturais têm circulado nas mídias sobre maternidades e maternagens. Além disso, debatemos como as mães interagem com as mídias para compreender os modos como elas se expressam, negociam ou criticam imagens e mensagens de formas coletivas ou individuais.
As autoras são pesquisadoras brasileiras de diferentes universidades e regiões do país, que atuam nos campos da comunicação, educação, psicologia, artes plásticas, literatura, saúde pública, filosofia, dentre outras áreas.
Organizadoras: Milena Freire de Oliveira-Cruz e Maria Collier de Mendonça.
Publicidade e gênero: representações e práticas em questão
Publicidade e Gênero: representações e práticas em questão encara o desafio de agrupar uma série de relatos, decorrentes de pesquisas e experiências, de pesquisadoras e pesquisadores que, de distintos pontos geográficos do país, convergem para as interfaces entre publicidade e questões de gênero, articulação que requer nossa atenção por muitos motivos.
Organizadora: Milena Freire de Oliveira-Cruz
Autores: André Iribure Rodrigues, Gilmara Joanol Ardnt, Juliana Petermann, Laura Hastenpflug Wottrich, Luciana Panke, Marcela Chacel, Maria Collier de Mendonça, Milena Freire de Oliveira-Cruz, Oscar Angel Cesarotto, Raquel de Barros Pinto Miguel, Soraya Barreto Januário
Disponível em: FACOS – UFSM
Publicidade e desigualdade: Leituras sobre gênero, classe e trabalho feminino
Como mulheres da classe trabalhadora observam as representações femininas na publicidade? De que modo lidam com a dupla jornada aliada às exigências dos papéis de mãe e dona de casa? Como negociam os ideais de consumo diante da escassez orçamentária?Questões como estas são abordadas em Publicidade e Desigualdade. O livro é fruto de uma etnografia da audiência e do consumo realizada com mulheres da classe trabalhadora, com o objetivo de compreender como a relação das receptoras com os anúncios colabora para a conformação dos seus habitus de classe e de gênero. Os dados foram coletados ao longo de um ano a partir de observação participante, entrevista em profundidade e assistência compartilhada de comerciais selecionados pelas informantes, relacionando e comparando a percepção que elas têm das representações do trabalho feminino na publicidade com suas próprias experiências e sua autorrepresentação.O estudo reflete como as mensagens publicitárias sustentam a dupla subordinação a que estão submetidas as mulheres da classe popular e aponta que, embora reconheçam a valorização do estilo de vida da classe média, a idealização do trabalho e a dominação masculina, há, entre as entrevistadas, uma tendência à apropriação destes valores circulantes na publicidade pela naturalização do espaço e do papel que ocupam socialmente como mulheres e como classe trabalhadora.
Autora: Milena Freire de Oliveira-Cruz
Disponível em: Editora Sulina