CRIAÇÃO MUSICAL, EXPERIMENTAÇÃO E PESQUISA ARTÍSTICA (CM.ÊPA!)
Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade
Contato:
paulo.r.filho@ufsm.brInscrições
NOVAS TRÍADES:
semana da música contemporânea no RS – 2022
INSCRIÇÕES GERAIS NO “NOVAS TRÍADES”
Todos os participantes – apresentadores de trabalho ou não – devem efetuar sua inscrição no formulário geral de inscrição do Novas Tríades 2022, clicando no link a seguir: https://forms.gle/mxr2N3cSroptJYej8
Obs.: As inscrições nas oficinas devem ser feitas através dos links disponibilizados abaixo. Os participantes podem se inscrever em mais de uma oficina, mas devem ficar atentos aos choques de horário entre várias delas (a maioria das oficinas acontecem em paralelo), tendo eventualmente que escolher e informar, com antecedência, qual irão frequentar.
OFICINAS.
***
LISTAS DE INSCRITOS MODALIDADE PARTICIPANTE ATIVO:
Masterclass Composição | Os dois lados da partitura | O corpo na performance |
Nas demais oficinas, onde não há diferentes modalidades de participação, todos os inscritos, até o momento, têm sua participação confirmada. As inscrições seguem abertas!
***
Informações, pré-requisitos, públicos-alvos, formulários de inscrição
ATENÇÃO: A inscrição em oficinas não dispensa o preenchimento do formulário geral de inscrição, acima.
ATENÇÃO: As incrições para a modalidade participante ativo somente serão aceitas até as 23:59 do dia 09/09/2022. Se houver mais inscritos do que vagas, nesta modalidade, as submissões passarão por uma seleção. Os selecionados em cada oficina terão seus nomes divulgados até o dia 18/09/2022. Eventuais inscritos não selecionados poderão continuar participando das oficinas na modalidade ouvinte.
As inscrições nas oficinas, ressalvada a observação para a modalidade participante ativo, exposta acima, seguirão abertas até o término das respectivas vagas ou, se for o caso, até as 23:59 do dia 21/09/2022.
IMPORTANTE! As inscrições com solicitação de alojamento coletivo e acesso ao RU/UFSM também devem chegar até o limite das 23:59 do dia 09/09/2022. Após esse prazo, não serão mais aceitos os pedidos desses auxílios!
Escolha as oficinas em que deseja se inscrever, abaixo.
Masterclass de composição musical
23/09, 9h-11h: Prof. Antonio Carlos Borges Cunha (UFRGS) 24/09, 9h-11h: Prof. James Corrêa (UFPel) Audição, análise e comentário de obras dos inscritos, discutindo conceitos e técnicas relacionadas às peças apresentadas pelos alunos. Até 10 participantes. 3 ativos (submeter partitura). 7 ouvintes. Público-alvo: compositores, compositoras e estudantes de composição. |
Link para inscrições: https://forms.gle/5NyMgR7nCtbnQ5Dq8 |
Oficina “Os dois lados da partitura: um workshop para compositores e intérpretes”
23 e 24/09, 9h-11h: Profa. Catarina Domenici (UFRGS) Esse workshop objetiva oferecer uma reflexão teórica sobre o fenômeno musical, sobre as habilidades e os papéis dos agentes envolvidos, a natureza e a função do texto musical a partir de uma atividade prática conjunta entre compositores(as) e intérpretes. O material a ser utilizado nesse workshop compreende obras já acabadas, obras em processo de composição ou mesmo um esboço ou uma primeira versão a ser executada por um(a) intérprete que deve estar preparado(a) para executá-la no workshop. Até 20 participantes. 4 duplas de participantes ativos (compositor/a e instrumentista, que devem submeter breve proposta escrita). 12 ouvintes. Público-alvo: compositores, compositoras, instrumentistas e estudantes de composição e instrumento. |
Obs.: participantes ativos devem fazer suas inscrições em duplas (compositor/a + instrumentista). |
Link para inscrições: https://forms.gle/r8CKCcKWAWgtb6ycA |
Oficina “O corpo na performance musical: uma janela ou uma jaula?: algumas considerações sobre a postura”
23 e 24/09, 9h-11h: Prof. Raul Costa d’Avila (UFPel) Ainda que muitos pesquisadores e professores venham desenvolvendo seus estudos e orientações ao uso do corpo, de modo geral as atenções e abordagens às performances são mais voltadas às questões de natureza técnico interpretativa relacionadas aos instrumentistas. Como pensar sobre o uso do próprio corpo para minimizar os esforços no cotidiano de nossos estudos, tendo como máxima “menos é mais” a meta? O que fazer? A proposta desta oficina é desenvolver uma reflexão e conscientização sobre o uso do corpo aos instrumentistas em geral, harmonizando os gestos corporais aos musicais. Até 15 participantes. 6 ativos. 9 ouvintes. Público-alvo: instrumentistas em geral. |
Link para inscrições: https://forms.gle/4Rehyx4TALBMiaCH9 |
Oficina “Sobre vozes e corpos sonoros”
23/09, 9h-11h: Profa. Luciane Cuervo (UFRGS) Musicalidades da fala e do canto; princípios da improvisação vocal coletiva; tradição oral improvisatória e música nova. Jogos e brincadeiras. Método Paulo Freire na construção da linguagem musical e desenvolvimento da criatividade. Pré-requisito: uso de máscara de proteção. Até 15 participantes. Modalidade única de participação. Público-alvo: estudantes de música (licenciatura e bacharelado), educadores musicais, instrumentistas e compositores. |
Link para inscrições: https://forms.gle/UFU3ex7dNgPbDD437 |
Oficina “Soundpainting e improvisação livre: impulsionando o processo criativo através da exploração sonora e da interação”.
24/09, 9h-11h: Prof. Felipe Kirst Adami (UFRGS) A oficina abordará a improvisação musical livre e guiada como práticas que impulsionam o desenvolvimento da criatividade e que estão ao alcance de todos. Serão abordados diferentes aspectos técnicos da improvisação, culminando com o ensino de gestos de Soundpainting (improvisação guiada) e sua prática em conjunto. Pré-requisitos: Usar máscara para proteção contra covid. Levar um instrumento musical (podendo ser a própria voz). Caso toque instrumento de difícil transporte, como piano ou bateria, não é necessário levar instrumento. Serão disponibilizados um piano, teclado e alguns instrumentos de percussão na oficina. Instrumentistas de sopro poderão retirar as máscaras nos momentos em que tocarem em seus instrumentos. Até 15 participantes. Modalidade única de participação. Público-alvo: instrumentistas, compositores, educadores musicais e estudantes de música. |
Link para inscrições: https://forms.gle/2VYzSuCgtCMkGKsS6 |
Oficina “Som, experimentalismo e pensamento decolonial: algumas conexões e práticas possíveis”.
23 e 24/09, 9h-11h: Prof. Felipe Merker Castellani (UFPel) A oficina visa promover o debate sobre os efeitos e estratégias de perpetuação do racismo epistêmico na produção de conhecimento musical, assim como, apresentar estratégias de reação e de enfrentamento estético promovidas por artistas de diferentes campos das artes. Para tanto, lançamos mão de uma abordagem transdisciplinar, relacionando os campos da história social, dos estudos das relações raciais, dos estudos das musicalidades afrodiaspóricas e do experimentalismo artístico. Até 20 participantes. Modalidade única de participação. Público-alvo: estudantes de artes visuais, música, cinema, dança, artes cênicas, ciências humanas e sociais. |
Link para inscrições: https://forms.gle/1MU84eyfM25WgKTK6 |
*****
INSCRIÇÕES GRATUITAS!