GRUPO DE PESQUISA EM ENERGIA E SUSTENTABILIDADE NO AMBIENTE CONSTRUÍDO (CASE)
Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade
Contato:
isis.santos@ufsm.br Prédio:9F – Prédio curso ArquiteturaPublicações
Cartilhas publicadas:
Mulheres e as profissões das áreas da ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática: cartilha de atividades (2022):
O projeto Gurias de Energia se originou dentro do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM em parceria com o PROPAR da UFRGS com pesquisadoras mulheres com formação em Arquitetura e Engenharia Civil, e em contato com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena de Santa Maria – RS.
Este projeto pretende o desenvolvimento de atividades escolares para os anos iniciais (1º ao 5º ano) que trabalhem com temáticas da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo. As atividades propostas tem relação com as disciplinas de matemática, geografia, história e também desenvolvimento de tópicos de cidadania, como a relação com a cidade e a sustentabilidade. As atividades são norteadas pela apresentação de uma mulher como profissional expoente nas áreas da STEAM.
Mulheres e ocupações em ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática: livreto de atividades (2023):
Introdução A presença de mulheres nas carreiras STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) ainda é inferior à masculina. Vários programas em todo o mundo incentivaram projetos de mulheres em STEAM quando ainda eram meninas, para que se sentissem mais confiantes em seguir carreiras nessas áreas. SOBRE O PROJETO Curso de Graduação em Urbanismo da UFSM em parceria com o PROPAR/UFRGS por meio de bacharéis em Arquitetura e Engenharia Civil. A Escola de Ensino Fundamental Vicente Farencena, em Santa Maria, RS, foi a primeira instituição a abraçar as atividades propostas neste projeto comunitário, que visa desenvolver atividades para os anos iniciais (1º ao 5º ano) que trabalham com temas de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo Arquitetura. As atividades propostas estão relacionadas às disciplinas de matemática, geografia, história e também ao desenvolvimento de temas de cunho cívico, como a relação com a cidade e a sustentabilidade. As atividades são norteadas pela apresentação de uma mulher como profissional de destaque na área de STEAM.