Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Pesquisa em Energia e Sustentabilidade no Ambiente Construído

GRUPO DE PESQUISA EM ENERGIA E SUSTENTABILIDADE NO AMBIENTE CONSTRUÍDO (CASE)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

isis.santos@ufsm.br Prédio:9F – Prédio curso Arquitetura

Projetos

Extensão

A presença de mulheres nas carreiras STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) ainda é menor que a presença masculina. Diversos programas mundiais apoiam projetos de apoio às mulheres, ainda meninas, para que se sintam mais confiantes e enxerguem estas carreiras como possibilidades. Assim este projeto nasce dentro do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM em parceria com o PROPAR da UFRGS com pesquisadoras mulheres com formação em Arquitetura e Engenharia Civil, em contato com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena de Santa Maria-RS. Este projeto objetiva o desenvolvimento de atividades escolares para os anos iniciais (1o ao 5o ano) que trabalhem com temáticas da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo. As atividades propostas terão relação com as disciplinas de matemática, geografia, história e também desenvolvimento de tópicos de cidadania, como a relação com a cidade e a sustentabilidade. As atividades serão norteadas pela apresentação de uma mulher como profissional expoente nas áreas da STEM e após uma dinâmica com os alunos desenvolvendo o tema. Através deste projeto pretende-se conhecer melhor como está a percepção destes alunos sobre a participação das mulheres neste campo profissional, bem como demonstrar que existem diversas carreiras com a participação feminina e de referência. Em cada ação também tentará ser abordado algum elemento de sustentabilidade ambiental, como uma premissa básica da Arquitetura atual e também um dos grandes desafios do planeta atual Além disso, para as desenvolvedoras do projeto, será uma oportunidade de formação como docente e também desenvolvimento de linguagem e novos meios de explanar sobre a profissão.
Objetivos:
Desenvolver ferramentas e metodologias para estimular meninas nas carreiras STEM ao mesmo tempo que sensibilizar meninos sobre a participação feminina nestas carreiras.
Objetivos Específicos – Revisar metodologias existentes e projetos de ações similares que buscam o estímulo de meninas em idade escolar para a participação nas carreiras STEM; – Propor ações voltadas a presença de mulheres nas carreiras de STEM desenvolvendo conteúdos relacionados a arquitetura, urbanismo e paisagismo aliados a sustentabilidade ambiental; – Realizar as atividades propostas junto a escola EMEF em Santa Maria-RS observando a reação das crianças e dos professores – Analisar o desenvolvimento de cada atividade proposta bem como a reação de todos os envolvidos para propor adequações às atividades em futuras replicações.

Pesquisa

A partir de instalações reais e simulação dos sistemas fotovoltaicos, serão feitas análises da temperatura dos ambientes sombreados pelos mesmos, indicando como a geração fotovoltaica também pode ser utilizada como elemento de sombreamento e redutor da carga térmica recebida pelo interior das edificações. Será analisada a relação entre desempenho do sistema em geração de energia comparado com a melhoria da eficiência energética da edificação, salientando o quanto o sistema fotovoltaico pode contribuir com a edificação além da geração de energia. Assim, este projeto destina-se ao acompanhamento de dados do sistema fotovoltaico instalado no colégio Politécnico e também a análise de sustentabilidade e conforto ambiental de outras edificações da cidade de Santa Maria-RS.
Objetivos:
Objetivo geral: Realizar análise reais e de simulação sobre geração fotovoltaica sustentabilidade, conforto e eficiência energética nos edifícios da Universidade Federal de Santa Maria.
Objetivos específicos: – Monitorar o funcionamento do sistema de 3,5kWp instalado no colégio Politécnico da UFSM para analisar seu desempenho; – Avaliar consumo energético e potencial de geração fotovoltaica de outros edifícios da UFSM e da cidade; – Avaliar critérios de sustentabilidade e conforto ambiental na arquitetura, urbanismo e paisagismo na cidade de Santa Maria – RS.