Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Pesquisa Artes Visuais e Criatividade

GRUPO DE PESQUISA ARTES VISUAIS E CRIATIVIDADE (AVEC )

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

flavia.p.vasconcelos@ufsm.br Prédio:40 Sala:1022 – Laboratório de Criatividade e Inovação em Artes Visuais

Projetos

Extensão

Este projeto de extensão tem como objetivo desenvolver atividades como oficinas, mini-cursos, exposições e construção de materiais didáticos a partir de experiências de mediação com a Arte Contemporânea para todas as idades no Laboratório de Criatividade e Inovação em Artes Visuais. Buscará correlacionar essas atividades com o Laboratório de Iniciação e Criatividade em Artes – LICA, a partir da Escolinha de Artes da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e do Projeto Escola Verde da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, em parceria com o Prof. Dr. Paulo Ramos. Com enfoque no público infantil, mas também com ações integradas para adultos, em ensino, desenvolverá ateliês criativos nos quais haverá espaços específicos para linguagens em Desenho, Pintura, Escultura, entre outras das Artes Visuais, assim como da Arte/Educação Ambiental, dando espaço para inclusive a formação continuada de professores. Em pesquisa, procurará construir reuso criativo, materiais para educação inclusiva ambiental em Artes e inovação. Em extensão, articulará parcerias e colaborações com a secretarias municipais e estaduais de Educação, na formação de professores, debate com artistas e mostras de estações. Como base epistemológica para a apropriação e construção didática, dialogará com teóricos que defendem na experiência artístico/educativa, ou seja, nos processos de pensar ao representar em Artes que educam formas de ser/estar/olhar/perceber, a Educação Contextualizada, a neurodidática e a criatividade em técnica, expressão e cognição, dialogando diretamente com o passado histórico da escolinha, revistando-o para a contemporaneidade. Assim, intenta não somente a promoção das atividades supracitadas, mas também um possível diálogo e fortalecimento da Escolinha de Artes, tornando-a um espaço expandido de compartilhar saberes e fazeres em ensino, pesquisa e extensão, espaço apropriador de teorias e práticas em práxis ativas e inovadoras.

Este projeto de extensão visa a promoção de diálogos transversais com os campos de conhecimento das Artes Visuais, Biologia, Química, entre outras, por intermédio de articulações com a conscientização ecológica nos processos criativos da Arte/Educação Ambiental. Como produtos do processo investigativo, desenvolverá atividades de ateliês criativos, oficinas, debates abertos e materiais didáticos que tenham como base uso de elementos naturais encontrados nos espaços da UFSM, com cuidado e num processo de preservação a partir da coleta, reuso e replantio do que é retirado da natureza. Assim, entre colaboração e coletividade proporciona o cunho extensionista na formação de docentes, discentes e público atendido, de modo que o processo de investigação e as possibilidades criativas de conectar áreas de conhecimento, possibilitem qualitativamente a inovação da universidade à comunidade.


Pesquisa

Este projeto de pesquisa tem como objetivo aprofundar o estudo e a investigação em e sobre teorias das Artes Visuais, com enfoque na reflexão crítica sobre artistas e obras de Arte contemporâneas na América Latina. Busca também um diálogo aproximado com os processos e experiências no projeto de extensão do Laboratório de Criatividade e Inovação em Artes Visuais – LACRIA. Diante disso, intenta investigar os processos criativos e a mediação, na memória e na história, construindo pontes entre poéticas e inovação do olhar do artista, do espaço expositivo e do público. Por meio da multiplicidade de metodologias da Pesquisa Baseada nas Artes Visuais, analisa os territórios da produção artística que se conhece na bibliografia já existente e da que não está registrada, dando vez e voz aos artistas latino-americanos e a um diálogo que possibilite o desenvolvimento de estratégias para se reaver o processor criador a partir de uma crítica ética, estética e política. Para tal, traduz as diferentes perspectivas teóricas no campo da Arte Contemporânea em um laboratório do pensar sobre o fazer, relendo materiais, ferramentas e meios, tecendo e compartilhando outras formas de ver, e com isso, contextualizando na práxis investigativa os desafios e pontos de contato entre criação e inovação em Artes Visuais