GRUPO DE PESQUISA AGROTECNOLOGIA (AGROTEC)
Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade
Contato:
+55 (55) 3220-8850 Prédio:75 – Núcleo de Ensaios de Máquinas Agrícolas (NEMA)Ensaios de Tratores Agrícolas
VOCÊ SABIA?
O ENSAIO DE TRATORES AGRÍCOLAS tem como principal objetivo gerar dados sobre desempenho do motor, eficiência energética, sistema de transmissão, capacidade de tração, ergonomia, estruturas de proteção e desempenho do sistema hidráulico, de modo que se forneça informações confiáveis para a sua certificação e homologação (LANÇAS et al., 2020; MIALHE, 1996; SCHLOSSER, 1997).
Logo, são requisitos fundamentais de um ensaio, a especificidade, comparabilidade, reprodutibilidade e confiabilidade (MIALHE, 1996). A especificidade diz respeito à identificação do espécime ensaiado, seu enquadramento em classe definida e procedimentos específicos. Por outro lado, a comparabilidade objetiva que seja possível a comparação de espécimes diferentes sob a mesma norma, em diferentes centros de ensaios e países. Do mesmo modo que, o efeito repetição, isto é, a reprodutibilidade, não deve influir no resultado do ensaio, consequência da padronização das condições operacionais, do ambiente e do material utilizado. Por fim, a confiabilidade, advém da idoneidade dos centros e laboratórios de ensaios.
Os ensaios de tratores e máquinas agrícolas podem ser conduzidos em três tipos de ambientes: laboratório, campo e dispositivos de simulação (DONALDSON, 1970), apresentando os resultados de forma padronizada e devidamente organizados em um documento denominado relatório de ensaio (MIALHE, 1996). Ademais, permitem a geração de dados com precisão e imparcialidade que podem ser julgados segundo uma metodologia pré-estabelecida e padronizada (normas de ensaio) (LANÇAS et al., 2020).
Consequentemente, os ensaios de tratores e máquinas agrícolas, quando realizados no âmbito da certificação ou inspeção, precisam ser conduzidos em centros ou laboratórios devidamente credenciados, os quais devem apresentar imparcialidade, competência e confiabilidade, tanto por parte da instituição como por parte do pessoal utilizado na realização dos ensaios ou inspeções (MIALHE, 1996).
Os ensaios de tratores e máquinas agrícolas geralmente são de responsabilidade dos fabricantes e órgãos governamentais, além de instituições de pesquisa, como universidades e centros especializados devidamente credenciados (MIALHE, 1996). De acordo com Lanças et al. (2020), alguns dos principais centros de ensaios são: o Nebraska Tractor Test Laboratory (NTTL), nos Estados Unidos; Estación de Mecánica Agrícola (EMA), na Espanha; Centre National d’Etudes et d’Experimentation de Machinisme Agricole (CNEEMA), na França; Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA), na Argentina; Deutsche Landwirtschafts-Gesellschaft (DLG), na Alemanha; e Istituto per le Macchine Agricole e Movimento Terra (IMAMOTER), na Itália.
Já a normatização, está a cargo de entidades nacionais como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no Brasil, American Society of Agricultural and Biological Engineers (ASABE) nos Estados Unidos e Asociación Española de Normalización y Certificación (AENOR) na Espanha. Além de organizações internacionais como a Organisation for Economic Co-Operation and Development (OECD) e a International Organization for Standardization (ISO).
Portanto, quando os ensaios são realizados por agências independentes dos fabricantes de tratores agrícolas a concorrência estabelecida entre as marcas tende a promover melhorias nos produtos (SRIVASTAVA; GOERING; ROHRBACH, 1993). Inclusive, obriga os governos a tomarem medidas visando o controle das máquinas agrícolas produzidas (MIALHE, 1996), garantindo aos usuários condições mínimas de operação e durabilidade das máquinas (LANÇAS et al., 2020).
- Confira aqui o banco de dados com as principais características dos tratores agrícolas ensaiados segundo o Código 2 da OECD.
REFERÊNCIAS
DONALDSON, Graham Francis. Farm machinery testing: scope and purpose in the measurement and evaluation of farm machinery. 8 Ed. Otawa: Royal commission on Farm Machinery, 1970. 92 p.
LANÇAS, Kléber Pereira et al. Agricultural Tractor Test. Revista Ciência Agronômica, v.51, Special Agriculture 4.0, p. 1-18, 2020.
MIALHE, Luiz Geraldo. Máquinas Agrícolas: Ensaios e certificação. Piracicaba, SP: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, 1996. 722p.
SCHLOSSER, José Fernando. Motores e tratores agrícolas. Santa Maria: Departamento de Engenharia Rural, Universidade Federal de Santa Maria, RS. 1997. 76p. (Caderno didático).
SRIVASTAVA, Ajit K.; GOERING, Carroll E.; ROHRBACH, Roger P. Engineering Principles of Agricultural Machines. St. Joseph, USA: ASAE, 1993. 601p.