Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Filosofia, Cultura e Educação

FILOSOFIA, CULTURA E EDUCAÇÃO (FILJEM)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

Prédio:16 Sala:3334A – Centro de Educação

Notícias FILJEM
Professora Elisete M. Tomazetti recebe homenagem com título de Emérita no V Encontro Nacional do PROF-FILO (V ENPROF-FILO), pela sua luta em defesa do Ensino de Filosofia.
No mês de agosto passado, a professora Elisete M. Tomazetti esteve em Palmas, na Universidade Federal de Tocantins, para receber o título de Professora Emérita, durante o V Encontro Nacional…
21/10/2024 – 16:25
Grupo FILJEM participará do XX Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) – De 30/09 à 04/10 de 2024 em Recife – PE.
  Integrantes do grupo de pesquisa e estudos Filosofia, Cultura e Educação (FILJEM) irão participar e apresentar uma prévia dos resultados de suas pesquisas em andamento, desenvolvidas no âmbito do…
30/09/2024 – 17:18
Grupo FILJEM cria Observatório do Ensino da Filosofia na Região da 8ª CRE
Em um contexto de incerteza para o ensino de filosofia nos currículos escolares, marcado por reformas educacionais, notadamente Reforma do Ensino Médio – Lei 13. 415/2017 e Base Nacional Comum…
11/11/2021 – 13:22
Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Ciência!!
#SOSCIÊNCIA #SOSEDUCAÇÃO  O 2º Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Ciência, ocorre nesta terça-feira, 26 de Outubro. Já são 27 atividades confirmadas, em 16 estados e no Distrito Federal,…
26/10/2021 – 13:42

Apresentação

O Grupo de Estudos e Pesquisas ‘Filosofia e Educação’ entrelaça temáticas sobre educação contemporânea, políticas curriculares, ensino de filosofia, infância e juventudes. Em especial tem-se como objetivo problematizar as transformações da escola, atreladas às questões culturais e sociais. Os estudos e pesquisas do Grupo pautam-se, em grande medida, na análise dos discursos acerca da atual situação e das possíveis perspectivas acerca da escola. Esperam-se, também, significativas repercussões nas discussões sobre os atuais paradigmas de pensamento e de subjetividade que sustentam as perspectivas de ensino e aprendizagem e os processos de subjetivação que daí decorrem.