8ª Oficina Transdisciplinar do Curso de Arquitetura e Urbanismo & 1ª Oficina de Desenho Urbano de Santa Maria

Técnico-Científicos Publicado: 9 setembro 2013 - 16:21 Última modificação: 7 agosto 2018 - 16:35 Ouvir

UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria

09/09/2013 00:00 - 13/09/2013 00:00

X OFICINA TRANSDISCIPLINAR | TECNOPARQUE: Um parque tecnológico.

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria realiza anualmente a Oficina Transdisciplinar, com o envolvimento de todos os alunos do curso, objetivando a interação entre alunos e professores de todos os semestres mediante estudos e propostas arquitetônicas e urbanísticas. Neste ano ocorrerá a 10ª Oficina Transdisciplinar, tendo como tema o Paisagismo do Centro Tecnológico de Santa Maria, também oportunizando a participação de alunos e professores de outros cursos de Arquitetura e Urbanismo.

TEMA

Paisagismo do TECNOPARQUE: problematização e propostas

OBJETIVO GERAL

EIXOS DE DISCUSSÃO

Paisagismo. Tecnologia. Percepção . Morfologia . Inovação. Futuro. Arquitetônico.

Palestras, visita técnica à área de estudo, discussões, exposição.

9/9/2013 (segunda-feira):

MANHÃ (9h00 – 12h00) . Palestras

Arq. Urb. Me. Ana Paula Wickert – Secretária de Planejamento de Passo Fundo e Profa. do CAU/UPF.

Arq. Urb. Sheila Comiran – Diretora do Escritório da Cidade / PMSM.

Arq. Urb. Me. Gian Salamoni – Arq. da Caixa Econômica Federal.

TARDE (13h30 – 17h00) . Palestras

Arq. Urb. Dr. Antônio Tarcísio Reis – Prof. do Depto. de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da FAU/UFRGS.

Arq. Urb. Dra. Ana Lúcia Goelzer Meira – Superintendente no Iphan-RS e Profa. do Curso de Arquitetura e Urbanismo – UNISINOS

Sociol. Dr. Éber Marzulo – Prof. do Depto. de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS e do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da FAU/UFRGS.

INTERVALO – Coffe Break

(17h30- 19h00)  Palestra Arq. Urb. Dr. Geraldo Gomes Serra – Prof. da Universidade de São Paulo e pesquisador do NUTAU – Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquiteturae Urbanismo da USP.

10/9 (terça-feira):

MANHÃ (9h00 – 12h30) . Oficina de Expressão e representação do espaço urbano

Arq. Urb. Me. Carlos Fraga – Prof. do Depto. de Expressão Gráfica do CT/UFSM

Arq. Urb. Dra. Taís Peixoto Alves – Profa. do Depto. de Expressão Gráfica do CT/UFSM

TARDE (14h30 – 18h00) . Oficina de Apreensão e Representação – Registros

Visita à área de estudo: Vila Belga, Edifícios da Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea, Gare, Bairro Itararé, Avenida Rio Branco, Rua do Acampamento (origem da cidade)

11/9 (quarta-feira):

MANHÃ (8h30 – 12h00) . Oficina de Desenho Urbano Análises e problematizações

TARDE (13h30 – 17h30) . Oficina de Desenho Urbano Desenvolvimento das Propostas

12/9 (quinta-feira):

MANHÃ (8h30 – 12h00) . Oficina de Desenho Urbano Desenvolvimento das Propostas

TARDE (13h30 – 17h30) . Oficina de Desenho Urbano Desenvolvimento das Propostas