Estudos Editoriais | Série Caleidoscópio | Volume 02
Estudos Editoriais, Volume II – eBook, reúne 12 capítulos, provenientes de trabalhos de conclusão do Curso de Comunicação – Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria.
Provenientes de Trabalhos de Conclusão de Curso dos acadêmicos de Comunicação Social ─ Produção Editorial, da Universidade Federal de Santa Maria e seus respectivos orientadores membros do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, os capítulos reunidos trazem a temática editorial sob o olhar caleidoscópico dos estudantes do Curso de Comunicação Social – Produção Editorial, em momento de profunda reflexão. O cabedal teórico expande-se e permeia as mídias digitais, o audiovisual, a produção científica, dentre outros ângulos do conhecimento. Percebe-se, a cada “folheada”, um prisma com cores, efeitos e luzes próprias, em todos os textos e formas de expressar a multimídia nestes tempos de convergência.
Baixe o Livro: Estudos Editoriais Volume II
Desafios - editoração em tempos de convergência
2017
Organização: Cláudio Regina Ziliotto Bomfá
O livro aborda temas fundamentais à discussão sobre o mercado editorial em tempos de convergência, com ênfase para a repercurssão das novas formas de editar, publicar, ler e distribuir livros. Estudos provenientes de pesquisas de abrangência nacional e internacional tecem os fios da editoração com o intuito de explorar os desafios ao processo editorial.
Estudos Editoriais | Série Caleidoscópio | Volume 01
Estudos Editoriais, Volume I, inaugura a Série Caleidoscópio, que consiste na publicação bienal de obras dedicadas às pesquisas sobre o campo da edição. O livro reúne uma entrevista e onze artigos. Para abrir a obra, o leitor conta com a entrevista de nosso convidado, o pesquisador Aníbal Bragança.
Os artigos são provenientes de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC|2014/2015), dos acadêmicos de Comunicação Social ─ Produção Editorial, da Universidade Federal de Santa Maria e seus respectivos orientadores membros do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM. A Série Caleidoscópio contempla múltiplos olhares a respeito da editoração atendendo critérios interdisciplinares: audiovisual, produção em impresso e digital, estudos de periódicos, marketing e mídias sociais, educomunicação, dentre outros eixos instigantes sobre o tema.
Baixe o Livro: Estudos Editoriais
Turismo: potencialidades e desafios
Turismo – Potencialidades e Desafios
2016
Organizadoras: Dalva Maria Righi Dotto e Mônica Elisa Dias Pons
A intenção dos organizadores e autores deste livro é ampliar os estudos e as discussões sobre a complexidade desta temática. O título, que destaca os termos “potencialidades” e “desafios”, reflete a percepção de que o setor de turismo, como atividade produtiva, ainda tem uma exploração aquém de seu potencial, e, também, que o incremento desta atividade requer um esforço dos vários atores envolvidos no processo, tais como as empresas que oferecem serviços relacionados ao turismo, pesquisadores, Instituições de ensino e o poder público, nas instâncias municipal, estadual e federal.
Acredita-se que as concepções teóricas e verificações empíricas apresentadas convergem numa ampla análise da temática do turismo, proporcionando aos leitores uma visão abrangente e atual, no intuito de contribuir para a consolidação, difusão e aprofundamento das discussões do tema e disseminação dos benefícios das atividades turísticas para a sociedade, promovendo o desenvolvimento das regiões
A coletânea traz nove artigos de pesquisadores da área abordando temas como cultura, comunicação, alocação de recursos públicos, turismo de eventos, atratividade de centros urbanos, qualidade do emprego em destinos turísticos, gestão ambiental de hotelaria, governança de meios de hospedagem e destinos turísticos, redes de cooperação e regionalização, todos de grande relevância para o tema em debate.
Baixe o livro: Turismo – Potencialidades e Desafios
VII Seminário o Negócio do Livro: mercado editorial em debate
Organização: Clô Barcellos e Marília de Araujo Barcellos
- CELSO KIPERMAN – De editora à empresa de educação (Palestra | Perguntas)
- GERMANO WEIRICH – A importância das livrarias independentes (Painel | Perguntas)
- ELISA VENTURA – A importância das livrarias independentes (Painel | Perguntas)
- EDUARDO ACÁCIO CUNHA – Informação e tecnologia para a distribuição de livros (Palestra | Perguntas)
- REJANE DIAS – A trajetória do Grupo Autêntica(Entrevista)
- BRUNO ZOLOTAR – Tendências de marketing para editoras (Palestra | Perguntas)
Pense:produção editorial em sua essência
2016
Organizadores: Luiz Henrique Coletto; Marília Araujo Barcellos; Acadêmicos da disciplina Edição e Produção de Livros
O livro aborda o contexto profissional e acadêmico em Produção Editorial fornecendo informações simples e esclarecedoras para interessados na área da edição. Reúne depoimentos de agentes que compõem a cadeia do livro tanto do impresso, quanto digital. A obra é um roteiro que conduz aos caminhos da edição em suas rotinas, desafios e potencialidades em tempos do século XXI. Resultado da disciplina de Edição e Produção de Livros do curso de Comunicação Social- Produção Editorial UFSM, trata das questões que contribuem para o entendimento do que é e qual o campo de atuação na área.
Itinerário da Edição
Autoras: Camila Ü Jaeger e Gabrielle B. Adolfo
O objetivo da obra é de contribuir para um dos espaços que permite o exercício da elaboração de produtos editoriais do corpo discente e docente do Curso de Produção Editorial. A primeira edição do Itinerário da Edição provém de nossa pretensão constante de qualificação e consolidação do padrão da Editora Experimental pE.com junto aos principais envolvidos na criação de nossas obras.
Baixe o livro: Itinerário da Edição
Pense: Produção editorial em sua essência
Título: Pense: Produção editorial em sua essência
Organizadores: Luiz Henrique Coletto, Marília de Araujo Barcellos, Acadêmicos da disciplina de Edição e Produção de Livros
Ano: 2015
Resumo: O livro aborda o contexto profissional e acadêmico em produção editorial fornecendo informações simples e esclarecedoras para interessados na área de edição. Reúne depoimentos de agentes que compõe a cadeia do livro tanto impresso quanto digital. A obra é um roteiro que conduz aos caminhos da edição em suas rotinas, desafios e potencialidades em tempos do século XXI. Resultado da disciplina de Edição e Produção de Livros do Curso de Comunicação Social – Produção Editorial UFSM e com produção textual dos próprios alunos, trata questões que contribuem para o entendimento de o que é e qual o campo de atuação em Produção Editorial.
Ecologia da Mídia
Título: Ecologia da Mídia
Organizadores: Anelise Rublescki; Eugênia Mariano da Rocha Barichello
Referências: RUBLESCKI, Anelise; BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha. Ecologia da Mídia. Santa Maria: Editora FACOS- UFSM, 2013. 176p.
Resumo da obra: O livro Ecologia da Mídia parte de uma perspectiva da mídia como ecossistema, incluindo os novos formatos que têm como suporte as tecnologias digitais. São processos de circulação das informações caracterizados pela superação das dicotomias entre emissor/receptor, meio/mensagem, sujeito/mídia, presentes nos estudos sobre os meios de comunicação de massa, procurando compreendê-los sob a perspectiva de uma nova ambiência e do processo de midiatização da sociedade contemporânea, no qual as lógicas midiáticas parecem regular as interações sociais. A obra conta com a contribuição de importantes interlocutores internacionais na temática da Ecologia da Mídia. Suporte:Impresso Resumo dos autores:Anelise Rublescki: Jornalista, mestre em Comunicação e Ciência da Informação pela UFRJ/IBICT, doutora em Comunicação e Informação (UFRGS). Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM. Bolsista Capes- Fapergs.anelise_sr@hotmail.com. Eugenia Mariano da Rocha Barichello: Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora e professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).eugeniabarichello@gmail.com.