Práticas educacionais inclusivas na educação básica
Ana Cláudia Oliveira Pavão e Sílvia Maria de Oliveira Pavão (organizadoras)
“Essa obra tem como objetivo apresentar as práticas desenvolvidas por professores da Educação Básica e por pesquisadores que colaboram, por meio de sua prática profissional, com esse nível de ensino e, que buscam incluir todos os estudantes, entendendo que a exclusão pode ser motivada por diferentes aspectos do desenvolvimento do ser humano em uma determinada cultura. A obra, com 18 trabalhos de pesquisa, apresenta diferentes nuances de atuação profissional, tendo em vista os pressupostos das políticas educacionais inclusivas. Isso, conforme, os próprios autores descreveram ao apresentar o resumo de suas pesquisas, cujas palavras-chave, ora apresentada por meio de uma nuvem de palavras, ilustra a abertura dessa obra.” (Apresentação)
“Essa obra tem como objetivo apresentar as práticas desenvolvidas por professores da Educação Básica e por pesquisadores que colaboram, por meio de sua prática profissional, com esse nível de ensino e, que buscam incluir todos os estudantes, entendendo que a exclusão pode ser motivada por diferentes aspectos do desenvolvimento do ser humano em uma determinada cultura. A obra, com 18 trabalhos de pesquisa, apresenta diferentes nuances de atuação profissional, tendo em vista os pressupostos das políticas educacionais inclusivas. Isso, conforme, os próprios autores descreveram ao apresentar o resumo de suas pesquisas, cujas palavras-chave, ora apresentada por meio de uma nuvem de palavras, ilustra a abertura dessa obra.” (Apresentação)
Acesso à obra
Publicação:
2019 / 1ª edição
ISBN: 978-85-8384-073-2
Referência:
PAVÃO, Ana Cláudia Oliveira; PAVÃO, Sílvia Maria de Oliveira (Org). Práticas Educacionais Inclusivas na Educação Básica. Santa Maria: Facos UFSM, 2019. 370 p. (Recurso eletrônico)
- I – Apresentação;
- 1 – Boas práticas na inclusão: o teatro como possibilidade de mobilizações interdisciplinares/transdisciplinares;
- 2 – A prática docente na Educação Especial na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo;
- 3 – O lúdico na formação de conceitos: o brincar da criança com cegueira congênita;
- 4 – Objeto de aprendizagem: o lúdico como aquisição de saberes para alunos com Altas Habilidades/Superdotação;
- 5 – Intervenção mediada por pares como prática pedagógica para alunos com autismo;
- 6 – A educação mediada por animais como estratégia desenvolvente na sala de recursos multifuncional;
- 7 – Políticas inclusivas e a significação das práticas de educação especial na escola comum;
- 8 – Educação e emoção: caminhos teóricos para prática do afeto no processo de ensino-aprendizagem;
- 9 – Práticas pedagógicas inclusivas: aproximações entre a Educação Especial e a Educação Matemática;
- 10 – Educação inclusiva: a importância do currículo funcional para alunos com necessidades educacionais especiais;
- 11 – Aplicativos de leitura e escrita e a deficiência intelectual: uma análise para o nível pré-silábico;
- 12 – A Educação Matemática para alunos com deficiência intelectual no contexto da escola inclusiva;
- 13 – Habilidades sociais em crianças com deficiência visual – necessidade na prática inclusiva: estado da arte;
- 14 – Reflexões sobre estágio supervisionado curricular: uma experiência do Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno;
- 15 – Impactos da formação em tecnologia assistiva na prática de professores da educação básica;
- 16 – Direito à educação dos estudantes com altas habilidades/superdotação: articulando as políticas públicas e o atendimento educacional;
- 17 – Acompanhamento psicopedagógico como prática de inclusão;
- 18 – Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contexto escolar.
Ana Cláudia Oliveira Pavão,
Ana Paula Rodrigues Machado,
Andressa Machado,
Ângela Balbina Neves Picada,
Angélica Regina Schmengler,
Carlo Schmidt,
Daiane Flores Pereira,
Daniela Camila Froehlich,
Daniele Dos Anjos Schmitz,
Daniele Denardin De Bittencourt,
Denise Medina Fidler,
Eliana Da Costa Pereira De Menezes,
Elita De Cassia Rocha Santos,
Fabiane Adela Tonetto Costas,
Fabiane Dos Santos Ramos,
Fabiane Romano De Souza Bridi,
Fernanda Lucia Paulino,
Glaucimara Pires Oliveira,
Idamara Carvalho Siqueira,
Jaqueline Daise Kaufmann,
Josefa Lídia Costa Pereira,
Karla Andressa De Morais Rossi De Souza,
Karolina Waechter Simon,
Kelen Conrado De Souza Santos,
Letícia De Lima Borges,
Lorena Inês Peterini Marquezan,
Maíra Da Silva Xavier,
Maria Stella Coutinho De Alcantara Gil,
Mariane Carloto Da Silva,
Marília Urach Becker,
Miriam Adalgisa Bedim Godoy,
Sabrina Chaves Domingues,
Sabrina Fernandes De Castro,
Sílvia Maria De Oliveira Pavão,
Tatiane Negrini.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Para ver uma cópia desta licença, visite: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/