Pesquisa em Comunicação: olhares e abordagens
Eugenia Mariano da Rocha Barichello e Anelise Rublescki (organizadoras)
“Se é o objeto que demanda o percurso metodológico em qualquer pesquisa, também é verdadeiro que sempre há múltiplos caminhos e olhares possíveis de acordo com a formação teórica e epistemológica dos autores. O livro Pesquisas em Comunicação: olhares e abordagens reúne nove capítulos de importantes pesquisadores que contribuem, a partir de sua experiência de pesquisa e com questionamentos inovadores, para ampliar a discussão metodológica na Comunicação.” Trecho retirado da Apresentação.
“Se é o objeto que demanda o percurso metodológico em qualquer pesquisa, também é verdadeiro que sempre há múltiplos caminhos e olhares possíveis de acordo com a formação teórica e epistemológica dos autores. O livro Pesquisas em Comunicação: olhares e abordagens reúne nove capítulos de importantes pesquisadores que contribuem, a partir de sua experiência de pesquisa e com questionamentos inovadores, para ampliar a discussão metodológica na Comunicação.” Trecho retirado da Apresentação.
Acesso à obra
Publicação:
2014 / 1ª edição
ISBN: 978-85-66301-28-1
Referência:
BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha; RUBLESCKI, Anelise (Org.). Pesquisa em comunicação: olhares e abordagens. Santa Maria/RS: FACOS-UFSM. 2014. 232 p.
- Apresentação;
- Dimensiones sociales de la Comunicación; dimensiones comunicacionales de lo social: líneas y problemáticas de investigación;
- A Semiótica como prática de pesquisa;
- Produção midiática: o ir e vir entre teoria, metodologia e análise;
- A análise de conteúdo nas pesquisas brasileiras em comunicação: aplicações e derivações do método;
- Subjetividades, estranhamentos e situacionalidades: contribuições da antropologia para a pesquisa em jornalismo;
- Netnografia e análise de redes sociais: métodos para investigação de inclusão social via socialização online de pessoas com necessidades especiais;
- Aproximações a uma abordagem teórico-metodológica a partir do newsmaking;
- Socioanálise comunicacional como dispositivo de análise, diagnóstico e intervenção;
- Sobre a possibilidade de ensinar o labor científico da investigação: indagações acerca da prática metodológica acadêmica.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Para ver uma cópia desta licença, visite: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/