Pautando a efetividade da produção científica em ações afirmativas: Programa Pré-Acadêmico Abdias Nascimento
Sílvia Maria de Oliveira Pavão (organizadora)
“É com satisfação que concluímos esse importante material fruto da ação coordenada de um grupo de pessoas atentas, interessadas e comprometidas com as causas inclusivas. Esse livro, contém as produções temáticas direcionadas aos objetivos do Programa de formação pré-acadêmica Abdias Nascimento.
O trabalho é resultante de ações coordenadas de uma equipe, iniciado com a publicação do Edital n.º 01 de 28 de maio de 2014 da Secretaria de Educação Superior – SESu e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, do Ministério da Educação, para seleção de Instituições de Educação Superior – IES públicas federais, estaduais e comunitárias para adesão à formação pré-acadêmica de acesso à pós-graduação do programa de desenvolvimento acadêmico Abdias Nascimento (EDITAL N.º 01 DE 28 DE MAIO DE 2014. MEC-SESU, SECADI). O propósito da equipe para esse edital, foi a formação pré-acadêmica, elaborando uma proposta de curso preparatório para ingresso no Pós-Graduação de sujeitos das ações afirmativas, pretos, pardos, indígenas, com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades superdotação, surdos para o acesso aos cursos de mestrado e doutorado.” (Apresentação)
“É com satisfação que concluímos esse importante material fruto da ação coordenada de um grupo de pessoas atentas, interessadas e comprometidas com as causas inclusivas. Esse livro, contém as produções temáticas direcionadas aos objetivos do Programa de formação pré-acadêmica Abdias Nascimento.
O trabalho é resultante de ações coordenadas de uma equipe, iniciado com a publicação do Edital n.º 01 de 28 de maio de 2014 da Secretaria de Educação Superior – SESu e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, do Ministério da Educação, para seleção de Instituições de Educação Superior – IES públicas federais, estaduais e comunitárias para adesão à formação pré-acadêmica de acesso à pós-graduação do programa de desenvolvimento acadêmico Abdias Nascimento (EDITAL N.º 01 DE 28 DE MAIO DE 2014. MEC-SESU, SECADI). O propósito da equipe para esse edital, foi a formação pré-acadêmica, elaborando uma proposta de curso preparatório para ingresso no Pós-Graduação de sujeitos das ações afirmativas, pretos, pardos, indígenas, com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades superdotação, surdos para o acesso aos cursos de mestrado e doutorado.” (Apresentação)
Acesso à obra
Publicação:
2019 / 1ª edição
ISBN: 978-85-8384-083-1
Referência:
PAVÃO, Sílvia Maria de Oliveira (Org.). Pautando a efetividade da produção científica em ações afirmativas: programa pré-acadêmico Abdias Nascimento. Santa Maria/RS: FACOS-UFSM, 2019. 268 p. (Recurso eletrônico)
- Apresentação;
- Prefácio;
- 1 – Ações afirmativas: políticas de acesso à Pós-Graduação;
- 2 – Intervenção literária, como experiência fundamentada no ensino de uma educação antirracista, numa escola de quilombo;
- 3 – In/exclusão digital das pessoas com deficiência: desafios e possibilidades;
- 4 – Ações afirmativas de inclusão: sistema de cotas raciais em concursos públicos e a autodeclaração;
- 5 – Preceitos da escola de Chicago-EUA como possibilidade de políticas públicas e ações afirmativas para redução de violência em comunidades periféricas do Brasil;
- 6 – A justiça restaurativa como instrumento eficiente na (re) construção de uma nova cultura frente aos conflitos: uma análise a partir das atividades da Central de Práticas Restaurativas Ivanise Jann de Jesus no CEJUSC;
- 7 – Educação continuada de estudantes com deficiência na educação superior;
- 8 – Educação superior: políticas e ações voltadas à inclusão;
- 9 – Acesso e permanência de estudantes público-alvo da educação especial na Pós-Graduação: uma revisão sistemática;
- 10 – Os porquês das políticas inclusivas para estudantes com deficiência na educação superior;
- 11 – O Atendimento Educacional Especializado na Universidade Federal de Santa Maria;
- 12 – Modificabilidade Cognitiva Estrutural-(MCE): uma proposta de intervenção psicopedagógica no nível superior;
- 13 – LIBRAS: alternativas que favorecem o processo de inclusão nas aulas de língua inglesa;
- 14 – Ações afirmativas: uma década de inclusão na UFSM;
- Autores.
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