Os casos excluídos da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva
Ana Cláudia Oliveira Pavão e Sílvia Maria de Oliveira Pavão (organizadoras)
A obra tem como objetivo discutir os temas atinentes às áreas de estudo da Educação Especial que não foram contempladas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), nos diferentes níveis de ensino no âmbito nacional. Como consequência dessa política, uma série de ações colocadas em prática, permanecem modificando o cenário educacional brasileiro. Os recursos públicos, destinados à execução das ações, desde a tradução e operacionalização dos programas do Governo Federal aos serviços educacionais, levam à discussão que se amplia e não é finita. A exclusão de temas, a que se refere a presente obra, está invariavelmente associada ao público alvo, cuja política, definiu como os alunos com características e necessidade muito específicas de aprendizagem. Dessa forma, uma gama ampla de outras características de aprendizagem, ficaram a descoberto. Nesse contexto, mesmo tendo passados dez anos da publicação da Política, a obra apresentada discute temas que ousam disputar com as políticas inclusivas um espaço de escuta, ganhando sonoridade, em meio a um cenário de muitos silenciamentos.
A obra tem como objetivo discutir os temas atinentes às áreas de estudo da Educação Especial que não foram contempladas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), nos diferentes níveis de ensino no âmbito nacional. Como consequência dessa política, uma série de ações colocadas em prática, permanecem modificando o cenário educacional brasileiro. Os recursos públicos, destinados à execução das ações, desde a tradução e operacionalização dos programas do Governo Federal aos serviços educacionais, levam à discussão que se amplia e não é finita. A exclusão de temas, a que se refere a presente obra, está invariavelmente associada ao público alvo, cuja política, definiu como os alunos com características e necessidade muito específicas de aprendizagem. Dessa forma, uma gama ampla de outras características de aprendizagem, ficaram a descoberto. Nesse contexto, mesmo tendo passados dez anos da publicação da Política, a obra apresentada discute temas que ousam disputar com as políticas inclusivas um espaço de escuta, ganhando sonoridade, em meio a um cenário de muitos silenciamentos.
Acesso à obra
Publicação:
2019 / 1ª edição
ISBN: 978-85-8384-078-7
Referência:
PAVÃO, Ana Cláudio Oliveira; PAVÃO, Sílvia Maria de Oliveira (Org.). Os casos excluídos da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Santa Maria/RS: FACOS-UFSM, 2019. 258 p. (Recurso eletrônico)
- Prefácio;
- 1 – Inclusão/exclusão: onde estão os estudantes com dificuldades de aprendizagem frente às políticas de inclusão?;
- 2 – Alunos com fissura lábio palatina: ‘abrindo a boca’ para este público;
- 3 – A práxis pedagógica em educação de jovens e adultos a partir das experiências no estágio supervisionado;
- 4 – A exclusão do aluno com dislexia na perspectiva da política nacional de educação especial;
- 5 – Impacto da respiração oral e dos distúrbios respiratórios do sono no desenvolvimento e aprendizagem infantil;
- 6 – Estatuto da pessoa com deficiência: a produção de discursos sobre 6 os sujeitos;
- 7 – Cardápio em libras: espaço de acessibilidade e diferença;
- 8 – Lugares (in)visíveis da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva: discussões acerca da ‘interseccionalidade e lugar de fala’;
- 9 – Possibilidades ao pensar a educação ambiental no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE);
- 10 – Resiliência de universitários com deficiência;
- 11 – Acessibilidade e comunicação entre surdos e ouvintes;
- 12 – In/exclusão dos estudantes com altas habilidades/superdotação nas políticas públicas e nas práticas educacionais.
Adriana Gonçalves Maders,
Ana Cláudia Oliveira Pavão,
Ana Paula Dos Santos Ferraz,
Ane Carine Meurer,
Bruna De Assunção Medeiros,
Camyla Antonioli,
Caroline Froehlich Lopes,
Cássia De Freitas Pereira,
Daniela Camila Froehlich,
Eliana Da Costa Pereira De Menezes,
Elisane Maria Rampelotto,
Elizângela Rolim Da Silva,
Fabiane Adela Tonetto Costas,
Glorismar Gomes Da Silva,
Liziane Forner Bastos,
Lorena Inês Peterini Marquezan,
Maria Eliza Rosa Gama,
Maria Stella Coutinho Alcântara Gil,
Miriam Adalgisa Bedim Godoy,
Morgana Christmann,
Natana Pozzer Vestena,
Pedro Henrique Machado,
Silvia Maria De Oliveira Pavão,
Tatiane Negrini.
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