Estratégias pedagógicas inclusivas na educação superior
Ana Cláudia Oliveira Pavão e Sílvia Maria de Oliveira Pavão (organizadoras)
A obra tem como objetivo apresentar e discutir práticas, metodologias, estratégias pedagógicas que visam à inclusão do estudante no Ensino Superior. Diferentes abordagens e temas convergem para essa finalidade, posto tratar de uma complexidade de fatores que se inter-relacionam para a análise, descrição, explicação e compreensão dos processos de aprendizagem. Dentre esses temas estão: políticas de inclusão, gestão educacional, altas habilidades, surdez, deficiência intelectual, ensino de libras, educação a distância dentre outros que se originam ou se entrelaçam aos mencionados. Um manancial de discursos que certamente podem vir a colaborar para ações e práticas inclusivas mais democráticas e que favoreçam a aprendizagem das pessoas que frequentam universidade e incentivem os profissionais da educação nesse nível de ensino – Educação Superior – a redesenhar práticas e estratégias educacionais.
A obra tem como objetivo apresentar e discutir práticas, metodologias, estratégias pedagógicas que visam à inclusão do estudante no Ensino Superior. Diferentes abordagens e temas convergem para essa finalidade, posto tratar de uma complexidade de fatores que se inter-relacionam para a análise, descrição, explicação e compreensão dos processos de aprendizagem. Dentre esses temas estão: políticas de inclusão, gestão educacional, altas habilidades, surdez, deficiência intelectual, ensino de libras, educação a distância dentre outros que se originam ou se entrelaçam aos mencionados. Um manancial de discursos que certamente podem vir a colaborar para ações e práticas inclusivas mais democráticas e que favoreçam a aprendizagem das pessoas que frequentam universidade e incentivem os profissionais da educação nesse nível de ensino – Educação Superior – a redesenhar práticas e estratégias educacionais.
Acesso à obra
Publicação:
2018 / 1ª edição
ISBN: 978-85-8384-069-5
Referência:
PAVÃO, Ana Cláudia Oliveira; PAVÃO, Sílvia Maria de Oliveira (Org.). Estratégias pedagógicas inclusivas na educação superior. Santa Maria: FACOS UFSM, 2018.
- Prefácio;
- 1 – Altas habilidades e deficiência intelectual: práticas e pensamentos em uma instituição privada de ensino superior;
- 2 – Políticas de inclusão e ensino profissionalizante: a gestão da educação especial no IFFar;
- 3 – Alunos com deficiência no ensino superior: a política de inclusão da UFSM;
- 4 – Representações dos professores sobre o surdo e a surdez no curso de capacitação de AEE;
- 5 – Estratégias para acesso e permanência de alunos surdos no ensino superior;
- 6 – A disciplina de libras no ensino superior: reflexões após a primeira década da obrigatoriedade legal;
- 7 – Revisitando o processo inclusivo em uma turma de educação especial na modalidade a distância;
- 8 – A experiência visual nas produções culturais bilíngues;
- 9 – Educação superior inclusiva: nuances de um processo em expansão;
- 10 – Estratégia inclusiva no ensino superior: plano educacional individual;
- 11 – Transição entre ensino médio público e educação superior: discussão sobre o público-alv
o da educação especial; - 12 – Universidade inclusiva/ acessível: estratégias de captura e permanência do estudante surdo no ensino superior;
- 13 – Atuação do educador especial na educação superior: estratégias pedagógicas inclusivas;
- 14 – Inclusão do aluno surdo no ensino superior: sobre práticas, estratégias e perspectivas;
- 15 – A contribuição do ensino superior na formação a distância de professores para a educação inclusiva;
- 16 – Resiliência de universitários com deficiência.
Ana Cláudia Oliveira Pavão e Sílvia Maria de Oliveira Pavão
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Para ver uma cópia desta licença, visite: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/