Espaços entre teorias e práticas em AH-SD
Ana Cláudia Oliveira Pavão, Sílvia Maria de Oliveira Pavão e Tatiane Negrini (organizadoras)
O livro intitulado Espaços entre teorias e práticas em AH/SD, que foi organizado por Ana Cláudia Oliveira Pavão, Sílvia Maria de Oliveira Pavão e Tatiane Negrini, é composto por duas seções, a saber: I Ação pedagógica na aprendizagem: dos elementos da didática tradicional às construções de saberessintetizadores para a aprendizagem; II Elementos discursivos e instrumentais de práticas em AH/SD, esta última, subdividida em quarenta e dois artigos. Esses textos reunidos foram produzidos por colaboradores que atuaram no curso de aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado para o estudante com altas habilidades/superdotação– AEE AH/SD, da Universidade Federal de Santa Maria/RS.
Esta obra, alcança com surpreendente seriedade, temas relacionados a área das altas habilidades/superdotação no que diz respeito ao encontro sobre o aluno com altas habilidades/superdotação na perspectiva da educação inclusiva; propostas de intervenção pedagógica, dialogando e referendando a importância da formação continuada dos professores para bem atuarem com esse alunado, indicando caminhos possíveis como o Atendimento Educacional Especializado – AEE, oficina criativa de produção às inteligências múltiplas; tendo como foco, o processo de identificação e avaliação de estudantes com altas habilidades/superdotação, com o intuíto de divulgar para (in) formar com vistas à eliminação da mitificação de suas bases teóricas e práticas pedagógicas.
O livro intitulado Espaços entre teorias e práticas em AH/SD, que foi organizado por Ana Cláudia Oliveira Pavão, Sílvia Maria de Oliveira Pavão e Tatiane Negrini, é composto por duas seções, a saber: I Ação pedagógica na aprendizagem: dos elementos da didática tradicional às construções de saberessintetizadores para a aprendizagem; II Elementos discursivos e instrumentais de práticas em AH/SD, esta última, subdividida em quarenta e dois artigos. Esses textos reunidos foram produzidos por colaboradores que atuaram no curso de aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado para o estudante com altas habilidades/superdotação– AEE AH/SD, da Universidade Federal de Santa Maria/RS.
Esta obra, alcança com surpreendente seriedade, temas relacionados a área das altas habilidades/superdotação no que diz respeito ao encontro sobre o aluno com altas habilidades/superdotação na perspectiva da educação inclusiva; propostas de intervenção pedagógica, dialogando e referendando a importância da formação continuada dos professores para bem atuarem com esse alunado, indicando caminhos possíveis como o Atendimento Educacional Especializado – AEE, oficina criativa de produção às inteligências múltiplas; tendo como foco, o processo de identificação e avaliação de estudantes com altas habilidades/superdotação, com o intuíto de divulgar para (in) formar com vistas à eliminação da mitificação de suas bases teóricas e práticas pedagógicas.
Acesso à obra
Publicação:
2019 / 1ª edição
ISBN: 978-85-8384-076-3
Referência:
- Prefácio (p. 11);
- Apresentação (p. 13);
- PARTE I – Ação pedagógica na aprendizagem: dos elementos da didática tradicional às construções de saberes-sintetizadores para a aprendizagem (p. 15);
- PARTE II – Elementos discursivos e instrumentais de práticas em AH/SD (artigs/textos p. 29-453).
Aline Dal Bem Venturini,
Aline Daltro Lago,
Ana Cláudia Oliveira Pavão,
Ana Cleia Gonçalves dos Santos,
Ana Lucia Hertzog Rodrigues,
Andréa Asti Severo,
Andréia Jaqueline Devalle Rech,
Anelise dos Santos da Costa,
Angélica Regina Schmengler,
Anna C. Ferreira Del Lhano Lamha,
Caroline Chequim,
Carolina Terribile Teixeira,
Caroline Corrêa Fortes Chequim,
Carina de Juli,
Carlos Henrique Barbosa,
Celestina Martins da Silva,
Célia Souza da Costa,
Charline Fillipin Machado,
Cleusa Bernardete Pinto Pavan,
Daniela Fernanda Flores,
Danieli Wayss Messerschmidt,
Darléia Machado Ziegler,
Denise Medina Fidler,
Eliane Menegotti,
Emelise de Silveira Dorini,
Érica Furukawa,
Ernane Kuhn,
Eva Loreni de Castilhos,
Fernanda Lantz,
Giuseppina Antonia Sandroni,
Grasiela Maria Silva Rios,
Jocieli Manzoli,
Juliana Cristina da Silva,
Juliana Durand de Oliveira Campos,
Juliane Riboli Corrêa,
Laura Andréia dos Santos Gonçalves,
Leandra Costa da Costa,
Letícia Teixeira,
Liziane Forner Bastos,
Luciana de J. Botelho Sodré dos Santos,
Luciana Morales,
Maiandra Pavanello da Rosa,
Marcelo Peixoto Marques,
Maria do Carmo V. de Q. Cavalcanti,
Marcia Nunes Bittencourt,
Marileusa Schmitz Pereira,
Marilú Mourão Pereira,
Margarete Totti,
Mirelle Melo Ferreira Duarte,
Nara Joyce Wellausen Vieira,
Patrícia Farias Fantinel Trevisan,
Patricia Vesz,
Priscila Fonseca Bulhões,
Roberto Ribeiro dos Santos,
Rosane Cardoso Garcia,
Rosângela Remião Russo,
Sheila Anete Rodrigues Pereira,
Silvana Hollerweger,
Sílvia Helena Almeida Muniz,
Sílvia Maria de Oliveira Pavão,
Simone Barbieri,
Solange Parizotto,
Susana Maria Ladeira Borges,
Susely Rodrigues Rivero,
Tatiane Negrini,
Vantoir Roberto Brancher,
Walkyria de Araújo Milhomem.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Para ver uma cópia desta licença, visite: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/