Educação superior: desafios para a não compartimentação dos saberes
Bruna Pereira Alves Fiorin e Sílvia Maria de Oliveira Pavão (organizadoras)
“Os paradigmas educacionais são permanentemente questionados face às inúmeras mudanças sociais, políticas e culturais. Em uma concepção sistêmica, compreender o mundo e os fatores que afetam os seres humanos em seu desenvolvimento e convivência é, talvez, a causa mais complexa que os envolve. De um âmbito de análise macro ao micro, muitos são os elementos que perpassam, e muitos são aqueles em que não se tem alcance. Nesse sentido, e em uma tentativa de compreender os processos educacionais, reporta-se às universidades.” (Apresentação)
“Os paradigmas educacionais são permanentemente questionados face às inúmeras mudanças sociais, políticas e culturais. Em uma concepção sistêmica, compreender o mundo e os fatores que afetam os seres humanos em seu desenvolvimento e convivência é, talvez, a causa mais complexa que os envolve. De um âmbito de análise macro ao micro, muitos são os elementos que perpassam, e muitos são aqueles em que não se tem alcance. Nesse sentido, e em uma tentativa de compreender os processos educacionais, reporta-se às universidades.” (Apresentação)
Acesso à obra
Publicação:
2017 / 1ª edição
ISBN: 978-85-8384-055-8
Referência:
FIORIN, Bruna Pereira Alves; PAVÃO, Sílvia Maria de Oliveira (Org.). Educação superior: desafios para a não compartimentação dos saberes. Santa Maria/RS: FACOS-UFSM, 2017. 327 p. (Recurso eletrônico)
- Apresentação
- Educação especial: contextos e políticas voltadas à inclusão
- Origem e sentido da universidade
- “O meu mundo é diferente pode ter certeza”
- A experiência na monitoria de neuroanatomia como forma de ensino, aprendizagem e pesquisa
- A formação do professor de educação física na perspectiva inclusiva
- A presença de pessoas com deficiência nos ambientes de ensino aprendizagem de artes cênicas: problematizações e desafios
- A trajetória histórica da constituição do arcabouço legal das ações afirmativas e o serviço social
- Acessibilidade em acervos arquivísticos: uma experiência na UFSM
- Ações de uma universidade acessível/inclusiva
- Adaptações curriculares e aprendizagem: o que dizem os documentos da universidade
- Amor e docência: questões sobre o perfil do profissional educador
- Atendimento psicopedagógico na educação superior: recursos e estratégias de apoio à aprendizagem
- A permanência do estudante com deficiência na educação superior: discutindo uma revisão
- Ciência da informação e acessibilidade no Brasil: reflexões e práticas
- Circuito de intervenções metodológicas: uma proposta de inclusão
- Da teoria à prática: as experiências do processo de ensino-aprendizagem no estágio curricular supervisionado
- Deficiência e saúde
- Formação de professores na educação superior: diretrizes curriculares para “mudar um país”?
- Formação em rede no ensino superior a distância
- Glossário em libras
- Grupo de apoio: uma monitoria que visa à permanência e aprendizagem
- Inclusão do surdo na sociedade e construção da identidade do tradutor intérprete: uma revisão de literatura
- Inclusão e acessibilidade promovidas pelas tecnologias 221
educacionais em rede - Inclusão educacional: desafios e possibilidades do ensino colaborativo
- Ingresso e permanência de estudantes cotistas no ensino superior: um constante desafio
- Metodologias ativas de ensino-aprendizagem em um programa de pós-graduação: um relato de experiência
- O uso dos jogos computacionais como metodologia de tratamento da leitura em crianças e jovens diagnosticados com dislexia
- Políticas públicas e pessoas com deficiência: o ensino superior na ênfase do contexto brasileiro
- Prática docente: uma perspectiva do trabalho articulado como mecanismo de uma educação inclusiva
- Refletir, criar e ensinar na diversidade
- Revisitando a resiliência em diferentes contextos e suas implicações no processo de formação de professores
- Deficiência visual e acessibilidade na escola de educação infantil
- O debate sobre as ações afirmativas no serviço social: uma análise a partir dos periódicos da área
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Para ver uma cópia desta licença, visite: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/