Educação Patrimonial em Territórios Geoparques: uma visão interdisciplinar na Quarta Colônia
Maria Medianeira Padoin, Adriano Figueiró e Jorge Alberto Soares Cruz (organizadores)
Esta obra se constitui em um dos instrumentos educacionais que dá suporte ao plano educativo que embasa a perspectiva do Geoparque Aspirante Quarta Colônia. Busca-se colaborar na qualificação continuada dos professores do Ensino Básico que atuam nas escolas do território, com vistas a suprir uma demanda do Geoparque em termos de educação patrimonial, entendida esta nos seus mais diferentes aspectos, que envolvem desde o patrimônio fossilífero, passando pela biodiversidade, paisagem, história e cultura, até a perspectiva da linguagem como um patrimônio identitário da sociedade que constrói o território. Os capítulos foram escritos por pesquisadores da UFSM envolvidos diretamente com a II Jornada Interdisciplinar de Educação Patrimonial, que ocorreu de julho a setembro de 2020 e complementam e aprofundam os debates pautados naquele evento, buscando oferecer principalmente às escolas e Secretarias de Educação dos nove municípios que compõe o território da Quarta Colônia, um material que contribua para o fortalecimento do componente curricular e de uma política de educação patrimonial.
Esta obra se constitui em um dos instrumentos educacionais que dá suporte ao plano educativo que embasa a perspectiva do Geoparque Aspirante Quarta Colônia. Busca-se colaborar na qualificação continuada dos professores do Ensino Básico que atuam nas escolas do território, com vistas a suprir uma demanda do Geoparque em termos de educação patrimonial, entendida esta nos seus mais diferentes aspectos, que envolvem desde o patrimônio fossilífero, passando pela biodiversidade, paisagem, história e cultura, até a perspectiva da linguagem como um patrimônio identitário da sociedade que constrói o território. Os capítulos foram escritos por pesquisadores da UFSM envolvidos diretamente com a II Jornada Interdisciplinar de Educação Patrimonial, que ocorreu de julho a setembro de 2020 e complementam e aprofundam os debates pautados naquele evento, buscando oferecer principalmente às escolas e Secretarias de Educação dos nove municípios que compõe o território da Quarta Colônia, um material que contribua para o fortalecimento do componente curricular e de uma política de educação patrimonial.
Acesso à obra
Publicação:
2021 / 1ª edição
ISBN: 978-65-5773-021-8
Referência:
PADOIN, Maria Medianeira; FIGUEIRÓ, Adriano; CRUZ, J. A. Soares (org.). Educação patrimonial em territórios geoparques: uma visão interdisciplinar na Quarta Colônia. Santa Maria/RS: FACOS-UFSM, 2021. 180 p. (Recurso eletrônico)
- Prefácio;
- Mapa Quarta Colônia;
- Apresentação;
- Antes da história: a Quarta Colônia no tempo profundo;
- Bicho do Mato da Colônia: somos todos Mata Atlântica;
- Primeiros habitantes da Quarta Colônia: os povos tradicionais;
- História, Território E Política: A Construção Da Quarta Colônia;
- Patrimônio natural e educação para a paisagem no Geoparque Quarta Colônia: um território de descobertas;
- Patrimônio rural – por entre memórias e esquecimentos;
- Educação Patrimonial: Língua e Alteridade;
- Educação Patrimonial e os Arquivos Públicos e Históricos Municipais;
- A educação patrimonial como uma estratégia de reconhecimento e valorização cultural e identitário;
- Autores e autoras.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Para ver uma cópia desta licença, visite: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/