(Des)Encontros no Ensino e na Aprendizagem remotos em tempos de distanciamento social
Tania Micheline Miorando e Aruna Noal Correa (organizadoras)
“Das dependências da Universidade para nossas residências, passamos a nos encontrar olhando por janelas virtuais. Em nossos encontros, ideias criativas inventariam jeitos cheios de nossa força inventiva! A Comissão de Avaliação Institucional do Centro de Educação/ Comissão Setorial de Avaliação do Centro de Educação (CAICE/CSA-CE), desafiada pela Direção do Centro de Educação, passou a se reunir para organizar o II Ciclo de Formação em Avaliação – (Des)Encontros no Ensino e na Aprendizagem remotos em tempos de distanciamento social: um encontro virtual para agregar forças e aprendizagens para este tempo. Sob o mesmo tema, articulamos de forma colaborativa, a efetivação do III Ciclo Institucional Permanente sobre a Docência na UFSM – CIPED 2020.”
“Nesta obra, reunimos o registro de cada um dos encontros pelas escritas que configuraram as apresentações, na voz dos palestrantes, mediadores e convidados a compor a memória do evento. As abordagens discutidas desencadearam temas aos quais somamos nossas contribuições: Avaliação na Pós-Graduação e Graduação em condição de ensino e de aprendizagem remota; acessibilidade tecnológica e tecnologias assistivas para estudantes em condições especiais de formação; enfrentamento de questões psíquicas e emocionais; e, Educação Popular. Em cada um dos temas procuramos articular as possibilidades de um trabalho de reconhecimento da educação que fazemos neste Centro e nesta Universidade.”
Trechos retirados de Apresentação.
“Das dependências da Universidade para nossas residências, passamos a nos encontrar olhando por janelas virtuais. Em nossos encontros, ideias criativas inventariam jeitos cheios de nossa força inventiva! A Comissão de Avaliação Institucional do Centro de Educação/ Comissão Setorial de Avaliação do Centro de Educação (CAICE/CSA-CE), desafiada pela Direção do Centro de Educação, passou a se reunir para organizar o II Ciclo de Formação em Avaliação – (Des)Encontros no Ensino e na Aprendizagem remotos em tempos de distanciamento social: um encontro virtual para agregar forças e aprendizagens para este tempo. Sob o mesmo tema, articulamos de forma colaborativa, a efetivação do III Ciclo Institucional Permanente sobre a Docência na UFSM – CIPED 2020.”
“Nesta obra, reunimos o registro de cada um dos encontros pelas escritas que configuraram as apresentações, na voz dos palestrantes, mediadores e convidados a compor a memória do evento. As abordagens discutidas desencadearam temas aos quais somamos nossas contribuições: Avaliação na Pós-Graduação e Graduação em condição de ensino e de aprendizagem remota; acessibilidade tecnológica e tecnologias assistivas para estudantes em condições especiais de formação; enfrentamento de questões psíquicas e emocionais; e, Educação Popular. Em cada um dos temas procuramos articular as possibilidades de um trabalho de reconhecimento da educação que fazemos neste Centro e nesta Universidade.”
Trechos retirados de Apresentação.
Acesso à obra
Publicação:
2021 / 1ª edição
ISBN: 978-65-5773-033-1
Referência:
MIORANDO, Tania Micheline; CORREA, Aruna Noal (Org.). (Des)encontros no ensino e na aprendizagem remotos em tempos de distanciamento social. Santa Maria/RS: FACOS-UFSM, 2021. 177 p. (Recurso eletrônico)
- Apresentação;
- Estratégias de enfrentamento de questões emocionais durante a pandemia de Covid-19: algumas considerações;
- Enfrentamento de questões psíquicas e emocionais em tempos de pandemia: desafios compartilhados;
- Educação Popular no contexto do distanciamento social: ressignificações possíveis pela educação e pela vida;
- Educação Popular no contexto do distanciamento social: em busca de linhas de vida;
- Possibilidades acessíveis: recursos de tecnologia assistiva e acessibilidade digital em tempos de pandemia;
- Avaliação da educação superior e o ensino remoto em contexto pandêmico;
- AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO: uma reflexão e análise de um Programa de Pós-Graduação em Educação;
- Navegar é preciso, viver é (im)preciso: movimentos avaliativos no Centro de Educação da UFSM em mares de atividades de ensino, pesquisa e extensão remotos
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Para ver uma cópia desta licença, visite: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/