Biopolítica, barbárie e formação humana
Amarildo Luiz Trevisan, Elisete Medianeira Tomazetti e Noeli Dutra Rossatto (organizadores)
Centrado na área temática da Filosofia da Educação, especificamente os Fundamentos da Educação, o livro está organizado em 9 Eixos Temáticos, resultando de momentos de discussão e troca de pesquisas entre professores e pesquisadores da área, advindos tanto de universidades brasileiras quanto internacionais. O projeto propôs, concomitantemente em âmbito nacional e internacional, repensar a educação a partir do debate sobre a constituição ética do presente, tendo vista a necessidade de propor um modelo de formação sensível aos riscos da barbárie, inerente ao processo civilizatório e atento também à dor do outro, convertida em fenômeno coletivo por conta de catástrofes sociais. A partir do confronto com o legado teórico acumulado sobre o tema, pretendeu-se discutir, em tempos pós-traumáticos, como a política, ao invés da propalada emancipação, recebeu uma assinatura biopolítica, e como essa transição na modernidade pode ser pensada na relação entre Filosofia e Educação, mais especificamente as relações existentes entre a biopolítica, a barbárie e a formação humana.
Centrado na área temática da Filosofia da Educação, especificamente os Fundamentos da Educação, o livro está organizado em 9 Eixos Temáticos, resultando de momentos de discussão e troca de pesquisas entre professores e pesquisadores da área, advindos tanto de universidades brasileiras quanto internacionais. O projeto propôs, concomitantemente em âmbito nacional e internacional, repensar a educação a partir do debate sobre a constituição ética do presente, tendo vista a necessidade de propor um modelo de formação sensível aos riscos da barbárie, inerente ao processo civilizatório e atento também à dor do outro, convertida em fenômeno coletivo por conta de catástrofes sociais. A partir do confronto com o legado teórico acumulado sobre o tema, pretendeu-se discutir, em tempos pós-traumáticos, como a política, ao invés da propalada emancipação, recebeu uma assinatura biopolítica, e como essa transição na modernidade pode ser pensada na relação entre Filosofia e Educação, mais especificamente as relações existentes entre a biopolítica, a barbárie e a formação humana.
Acesso à obra
Publicação:
2021 / 1ª edição
ISBN: 978-65-5773-019-5
Referência:
TREVISAN, Amarildo Luiz; TOMAZETTI, Elisete Medianeira; ROSSATTO, Noeli Dutra (Org.). Biopolítica, barbárie e formação humana. Santa Maria/RS: FACOS-UFSM, 2021. 502 p. (Recurso eletrônico)
- Eixo temático 1: Tecnologias, mídias sociais e educação;
- Eixo temático 2: Biopolítica, barbárie e educação;
- Eixo temático 3: Ensino de filosofia, práticas escolares e currículo;
- Eixo temático 4: Violência, cultura e ética no contemporâneo;
- Eixo temático 5: Escola, políticas públicas e inclusão;
- Eixo temático 6: Epistemologia, narrativas e formação;
- Eixo temático 7: Experiência, infâncias e educação;
- Eixo temático 8: Diferença, educação e arte;
- Eixo temático 9: Diversidade, violência simbólica e educação;
Elisete Medianeira Tomazetti,
Noeli Dutra Rossatto.
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