Avaliação institucional: avaliar é preciso
Tania Micheline Miorando, Liliane Gontan Timm Della Mea, Fernando Pires Barbosa, Silvane Brand Fabrizio (Orgs.)
Avaliação institucional: avaliar é preciso
Os organizadores deste e-book foram muito felizes por nos trazer, através de
recortes de relatos de experiências, reflexões muito importantes acerca de questões
relacionadas à Avaliação Institucional. Importante destaque a ser feito é a relevância
da participação de toda a comunidade acadêmica no processo de avaliação.
Apesar de a Comissão Própria de Avaliação (CPA) existir há mais tempo na
UFSM, posso dizer que a acompanho há pelo menos 15 anos, o que me permite
pontuar alguns marcos interessantes. Um deles está na construção do Plano de
Desenvolvimento Institucional, em 2016, no qual as informações da CPA foram
inseridas como uma ferramenta para o planejamento, na busca da melhoria da
qualidade da educação, através de uma avaliação participativa.
Além disso, a integração da Avaliação Institucional (de caráter interno) com
a Avaliação Externa contribuiu muito para as análises realizadas pela CPA e pelas
Comissões Setoriais de Avaliação, na construção de caminhos que apontam para a
melhoria da qualidade. Neste sentido, o Exame Nacional de Desempenho Acadêmico
(ENADE) teve um lugar de destaque no trabalho destas comissões, desde a
divulgação do edital, com esclarecimentos sobre detalhes técnicos sobre o exame,
até o uso dos resultados como diagnósticos visando à melhoria na qualidade dos
cursos avaliados.
Outro marco importante é o portal construído na UFSM
(https://enade.ufsm.br/questiona), uma excelente ferramenta que pode ser
consultada através das questões das provas. Por apresentar um diagnóstico do
aluno da UFSM com relação às demais instituições de ensino do país, serve de apoio
pedagógico e técnico aos docentes, coordenadores de cursos e até mesmo aos
estudantes.
A Avaliação Docente pelo Discente, que por muitos anos teve participação
pouco significativa, atualmente ganhou um formato bastante amigável e de fácil e
rápido preenchimento. Com isso, a participação aumentou, o que torna possível a
sua utilização na progressão docente. Dessa forma, teremos a retroalimentação do
sistema de qualidade dos nossos cursos.
Por fim, é importante pontuar que a CPA dentro da UFSM sempre atuou
independentemente da gestão, ou seja, teve autonomia nas suas decisões.
Entretanto, seus relatórios apoiam a gestão na tomada de decisão, quando o assunto
é a qualidade dos cursos. Em resumo, nas 32 metas atuais da Instituição, estão inseridos pelo menos 3 índices que são coletados e produzidos pela CPA, o que
demonstra o elevado grau de importância que os processos de avaliação possuem
no contexto da UFSM.
É muito importante destacar a constante evolução do trabalho da CPA e
agradecer a todos que passaram por esta Comissão e deixaram sua contribuição.
Martha Adaime
Vice-Reitora da UFSM
Miorando, Tania Micheline
Della Mea, Liliane Gontan Timm
Barbosa, Fernando Pires
Fabrizio, Silvane Brand
Miorando, Tania Micheline
Della Mea, Liliane Gontan Timm
Barbosa, Fernando Pires
Fabrizio, Silvane Brand
- Publicação
-
- Ano
- 2024
- ISBN
- 978-65-5773-071-3
- Assuntos
- Avaliação institucional;
Avaliação institucional participativa;
Autoavaliação institucional - Licença
-
Acesso Aberto;
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International;
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
- Grande área
- ciencias humanas
- Área
- educacao