Atendimento educacional especializado para as altas habilidades / superdotação
Ana Cláudia Oliveira Pavão, Sílvia Maria de Oliveira Pavão e Tatiane Negrini (organizadoras)
“Que aconteceria se atendêssemos de acordo com as suas necessidades a todas as pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) do país?
…se fossem reconhecidas, aceitas e valorizadas pela sociedade?
…se não tivessem que ficar escondidas, invisíveis, camufladas no tecido da média democrática?
…se não tivessem que emigrar para fazer parte de times; equipes esportivas, médicas profissionais, técnicas, empresariais e científicas; escolas de artes; bandas; orquestras; grupos de teatro e dança; empreendedores ou mesmo destaques individuais em outros países?
…se não desperdiçássemos o talento brasileiro?
As sinopses estatísticas da Educação Básica mostram…” (Prefácio)
“Que aconteceria se atendêssemos de acordo com as suas necessidades a todas as pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) do país?
…se fossem reconhecidas, aceitas e valorizadas pela sociedade?
…se não tivessem que ficar escondidas, invisíveis, camufladas no tecido da média democrática?
…se não tivessem que emigrar para fazer parte de times; equipes esportivas, médicas profissionais, técnicas, empresariais e científicas; escolas de artes; bandas; orquestras; grupos de teatro e dança; empreendedores ou mesmo destaques individuais em outros países?
…se não desperdiçássemos o talento brasileiro?
As sinopses estatísticas da Educação Básica mostram…” (Prefácio)
Acesso à obra
Publicação:
2018 / 1ª edição
ISBN: 978-85-8384-065-7
Referência:
PAVÃO, A. C. Oliveira; PAVÃO, S. M. de Oliveira; NEGRINI, Tatiane (Org.). Atendimento educacional especializado para as altas habilidades/superdotação. Santa Maria/RS: FACOS-UFSM, 2018. 232 p. (Recurso eletrônico)
- Prefácio;
- 1 – Formação de professores para atenção aos alunos com Altas Habilidades/Superdotação;
- 2 – História das Altas Habilidades/Superdotação no Brasil: Políticas e legislação – perspectiva legal do AEE;
- 3 – Altas Habilidades/Superdotação: conceitos e características;
- 4 – O processo de identificação das AH/SD: conhecendo algumas abordagens e refletindo sobre a identificação pela provisão;
- 5 – Alternativas de atendimento e estratégias de apoio para os alunos com Altas Habilidades/Superdotação: relações entre o ensino comum e o Atendimento Educacional Especializado;
- 6 – A organização do Atendimento Educacional Especializado para o aluno com Altas Habilidades/Superdotação;
- 7 – Altas Habilidades/Superdotação, deficiências e transtornos de aprendizagem: interlocuções conceituais acerca da concomitância desses fenômenos.
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