Em 2024
ISBN 978-85-99971-22-2
Arte Contemporânea: o futuro das ações museais
Esta publicação tem como objetivo apresentar textos dos pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas de Artes Visuais, e áreas correlatas, que integraram o 18º Simpósio de Arte Contemporânea, evento anual organizado pelo LABART e promovido pelo PPGART/UFSM, em que se discutiu e debateu questões atuais sobre o Futuro das Ações Museais, a partir da publicação “O Futuro do Museu” de András Szantó (2022). Afinal, o principal papel do museu de arte – coletar, manter, preservar e exibir, já não representa sua principal função. Assim como a arte contemporânea engloba novas técnicas e linguagens, manifestações e tendências. Hoje o museu não deve mais seguir um modelo estático, ele deve renovar-se e, principalmente, envolver e participar ativamente em conjunto com a comunidade na qual está inserido, seja por meio de ações in loco ou online, visto que cada vez mais estamos todos conectados.
ISBN 978-85-64049-99-4
Artes e Letras: Crônica dos Começos
A presente publicação faz parte das comemorações dos 60 anos do Centro de Artes e Letras. Como princípio norteador da matéria foi considerada a criação do Curso de Música, ocorrida em 1963, o marco zero da trajetória em foco. Em vista disso, a área recebe menção destacada em nossas exposições. O fito é apresentar uma mostra daquilo que compõe uma página inicial da história do CAL. O texto está estruturado em duas partes maiores: Crônica dos Começos e Reflexão histórico-pedagógica. A acomodação dos dados leva em conta experiências que não necessariamente nasceram juntas, mas que acabaram aproximadas com o tempo. A primeira parte, restrita aos anos iniciais, divide-se em Artes e Letras. A estrutura tem em vista apresentar um histórico sintético da criação dos primeiros cursos com o apenso de quadros demonstrativos de professores, alunos e currículos. A segunda parte deste volume é uma reflexão alentada sobre os cursos de Música, recorte que toma o registro circunstanciado da Faculdade de Belas Artes e do CAL para desenvolver um estudo de caso bastante substantivo.
Escrita Cobogó - Invenção de Si, Cidades e UniverCidades
Esta coletânea reúne escrituras coletivas, poéticas e políticas com as muitas cidades e universidades com as quais os autores – participantes do Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas (LAMUR | CNPq | UFC), artistas e pesquisadores convidades – convivem instigados com as singularidades e agenciamentos entre arte, cidade e vida, em práticas que movem o pesquisar e escrever coletivo e transdisciplinar. De que maneira as escritas de si e as escritas com as cidades e as universidades podem nos fazer pensar e inventar relações com diferentes modos de existência? Transitando por experimentações entre artes e ciências, ao longo de um Ateliê de Escrita Inventiva, encontros ConversAções e o Grupo de Estudo Escrita | Escritura, criamos o conceito de Escrita Cobogó como uma escrita com, coletiva, arejada, translúcida, composta por passagens, desenhada com vazios, transformadora e transparente, criando efeitos de luz e sombra – aberturas que fazem circular e movimentar o ar, ventilar o pensamento, escutar o indizível e inventar o invisível. As escrituras estão organizadas em três seções – Escrever Com; Escrever com Cidades | Escrever Cidades Com; Escrever com UniverCidades | Escrever UniverCidades Com –, que se orientam por distinções e aproximações com os modos de escrever e fazer com, pela força das cidades como escrituras que se transformam coletivamente e pelas possibilidades de fazer|saber com Univer|Cidades. O processo de composição do livro remete tanto ao encontro das diferenças entre artistas e pesquisadores e suas trajetórias de vida como na potência de suas atuações em universidades e com as cidades que habitam, mais precisamente, coletividades que se constituem em laboratórios, grupos de pesquisa, núcleos de estudo, observatórios, projetos de extensão, coletivos artísticos, associações e uma diversidade de ações culturais e comunitárias. O livro “Escritas Cobogó - Invenção de Si, Cidades e UniverCidades” marca os 10 anos do LAMUR.
ISBN 978-85-64049-38-3
Facto 10 é Bienalsur
O Catálogo FACTO 10 reúne artistas de diferentes países da América do Sul e do Norte que dialogam com o argumento curatorial transdisciplinar Natureza em Metamorfose, através de linguagens contemporâneas como arte digital, arte sonora, fotografia, gamearte, inteligência artificial, instalação, nanoarte e videoarte. Esta exposição aborda as transformações da vida cotidiana na interação com meios digitais e ambientes virtuais em Arte, Ciência e Tecnologia.
Em 2023
ISBN 978-85-64049-04-8
A Subjetividade da Dor
O Catálogo A Subjetividade da Dor reúne as obras do artista e pesquisador
Sandro Bottene, produzidas durante o Doutorado no Programa de Pós-
Graduação em Artes Visuais, sob orientação de Rosa Blanca. O artista propõe
uma reflexão estética demasiado sutil e necessária, explorando mediante a
perfeição de cactos e espinhos a linguagem pontual da fotografia
contemporânea. O catálogo contém a Obra Premiada no XVI Salão Latino-
Americano de Artes Plásticas e Visuais de Santa Maria (2022), atualmente
integrando o acervo do Museu de Arte de Santa Maria (MASM). As obras
constituíram a exposição de homônimo nome, no MASM.
[Texto: Profª. Dr.ª Rosa Maria Blanca]
Em 2022
ISBN 978-85-88403-88-4
Exposição 15 anos PPGART
Esta mostra torna visível os atributos instigantes e as questões emergentes de cada uma das pesquisas em Poéticas Visuais e Digitais apresentadas. É assim que, amenizada a tensão sanitária e nacional, a curadoria aposta na exibição de obras e artistas que não abrem mão de seus desejos e de suas singularidades, em um contexto atual que conscientiza a todos(as) do valor de nossas liberdades acadêmicas e (ou) artísticas, entendendo a liberdade como a capacidade de atuar segundo o livre arbítrio. Nunca foi tarde, nunca é tarde e nunca será tarde para reafirmar os ecos, processos e reflexões da investigação em Artes Visuais.
ISBN 978-65-88403-72-3
Facto 9.0
Esta coletânea reúne 8 artigos de pesquisadores, artistas e teóricos, que integraram o 17 Simpósio de Arte Contemporânea, que aconteceu no mês de agosto de 2022, na UFSM, em Santa Maria/ RS. E 2 artigos de estudantes sobre eventos que contribuíram para pensar, historicamente, o tema. INCERTEZAS como conceito foi discutido no simpósio e como argumento curatorial do FACTO 9. Contribuiu tanto para a reflexão crítica como prospecção de futuro no período pandêmico ou pós-pandêmico, na intenção de amenizar as incertezas em tempo de crise, quanto para a ação poética ao compartilhar o momento incerto para projetar o amanhã, discutir e entender seu impacto. A defesa da concepção parte de Edgar MORIN, “resistir à incerteza”, para defender o campo da cultura e da arte. Afinal, assumir o momento de incertezas é tomar consciência da transformação vivenciada individualmente e coletivamente, no modo de pensar e agir no mundo. E se consolida em Zigmunt BAUMAN, “o que nos mantém vivos é a imortalidade da esperança”. Neste sentido, um modo de resistir às incertezas pode ser nos dedicarmos a outra maneira de agir e esperançar.
ISBN 978-65-88403-88-4
Arte Contemporânea: Incertezas
Esta coletânea reúne 8 artigos de pesquisadores, artistas e teóricos, que integraram o 17 Simpósio de Arte Contemporânea, que aconteceu no mês de agosto de 2022, na UFSM, em Santa Maria/ RS. E 2 artigos de estudantes sobre eventos que contribuíram para pensar, historicamente, o tema. INCERTEZAS como conceito foi discutido no simpósio e como argumento curatorial do FACTO 9. Contribuiu tanto para a reflexão crítica como prospecção de futuro no período pandêmico ou pós-pandêmico, na intenção de amenizar as incertezas em tempo de crise, quanto para a ação poética ao compartilhar o momento incerto para projetar o amanhã, discutir e entender seu impacto. A defesa da concepção parte de Edgar MORIN, “resistir à incerteza”, para defender o campo da cultura e da arte. Afinal, assumir o momento de incertezas é tomar consciência da transformação vivenciada individualmente e coletivamente, no modo de pensar e agir no mundo. E se consolida em Zigmunt BAUMAN, “o que nos mantém vivos é a imortalidade da esperança”. Neste sentido, um modo de resistir às incertezas pode ser nos dedicarmos a outra maneira de agir e esperançar.
ISBN 978-65-88403-59-4
Arte a partir do queer / Arte desde lo queer
O E-book “Arte a partir do queer / Arte desde lo queer"
Ensaio autoral bilíngue que surge da própria tese doutoral, com o objetivo de propor uma reflexão de uma pesquisa em arte feita no período de 2007 a 2011. A autora desconstrói o código binário identitário, problematizando o feminino, na história e no sistema da arte. Trata-se de uma pesquisa inter e transdisciplinar desenvolvida no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC), Florianópolis, Brasil, e durante o Doutorado Sanduíche, em Madri, Espanha. Sugere a arte, como pesquisa teórico/prática para a expansão da subjetividade.
[Texto: Profª. Dr.ª Rosa Maria Blanca]
International Webinar: one health over borders
O E-book “One Health over Borders – Capes/PrInt-UFSM” reúne 14 capítulos escritos a partir das palestras proferidas no International Webinar One Health over Borders – Capes/PrInt-UFSM.
O evento foi realizado pela Universidade Federal de Santa Maria em novembro de 2021, no âmbito do Programa de Internacionalização Capes/PrInt, reunindo pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Europa e África, com atuação destacada no tema de Saúde Única.
Foram discutidas soluções integrativas para os desafios na inter-relação animal-ambiente-homem articulando pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento tais como saúde e bem estar animal, saúde humana, segurança alimentar, educação em ciências e artes visuais.
[Texto: Profª. Drª. Tatiana Emanuelli]
ISBN: 978-65-88403-50-1
Arte contemporânea: propagação digital do in loco ao online
Esta publicação está organizada em doze capítulos escritos por artistas e curadores, todos
pesquisadores do Brasil, Argentina e Uruguai, para debater o tema Propagação Digital do in
loco ao online, no 16º Simpósio de Arte Contemporânea, em 2021. O evento permanece online
neste segundo ano de COVID-19, com transmissão do FAROL e segue disponível no canal LABART,
no Youtube.
Entre os autores, estão artistas do FACTORS 8.0, pois tanto o Simpósio quanto o Festival Arte,
Ciência e Tecnologia são contagiados pelos Desafios Pós-Corona, lançados por Edgar Morin (É Hora
de Mudarmos de Via, As Lições do Coronavírus, 2020). Ele fundamenta o tema transdisciplinar
dessa publicação, com ênfase nas estratégias de exposições e obras em que o espaço in loco
absorve e provoca novas reverberações no espaço online.
Nara Cristina Santos
Em 2021
ISBN: 978-65-88403-45-7
ARTE CONTEMPORÂNEA: ÁGUA E SUSTENTABILIDADE
Este livro está organizado como uma coletânea, em dez capítulos escritos por pesquisado-
res do Brasil e Argentina, para debater o tema água e sustentabilidade no 15o Simpósio de
Arte Contemporânea. O evento realizado em agosto de 2020, em plena pandemia de COVID
19, aconteceu online, via transmissão do FAROL da Universidade Federal de Santa Maria e
segue disponível no canal LABART no Youtube.
Entre os autores convidados para esta publicação estão artistas, cientistas, professores que
problematizam o elemento água e sua sustentabilidade no meio ambiente, a partir de
sua formação e ou atuação nas áreas de Artes Visuais, Ciências, Ciências Sociais, Desenho
Industrial e Engenharia. Enquanto os artistas compartilham questões em torno de suas
obras exibidas no FACTORS 7.0, os cientistas tratam de discutir suas investigações recentes
sobre o tema.
Nara Cristina Santos
ISBN: 978-65-88403-46-4
ARTE CONTEMPORÂNEA: ARTE E SUSTENTABILIDADE
Esta coletânea está organizada em sete capítulos escritos por pesquisadores do Brasil e
Argentina, para debater o tema arte e sustentabilidade no 13º Simpósio de Arte Contemporânea.
O evento aconteceu em agosto de 2018, presencialmente no Centro de Artes e
Letras e com transmissão online do FAROL/UFSM. Os autores desta publicação são pesquisadores
que estudam as interrelações da arte, tecnologia e sustentabilidade decorrente
da prática artística e/ou da investigação acadêmica. Todos compartilham uma preocupação
na preservação da natureza e na defesa de um comprometimento ecológico com o
entorno. Os artistas discorrem sobre as questões emergentes nas suas obras exibidas no
FACTORS 5.0, enquanto os historiadores e cientistas debatem o tema no contexto de ações
transdisciplinares.
Nara Cristina Santos
Articulações Poéticas e Escritas de Si
A publicação Articulações Poéticas e Escritas de Si configura-se como uma compilação de produções textuais e visuais resultantes das reverberações do Simpósio Articulações Poéticas e Escritas de Si, evento esse promovido pelo Programa de Extensão Ações Poéticas e o Grupo de Pesquisa Articulações Poéticas do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina. A escrita de si, texto onde Michel Foucault aborda ideias de filósofos da antiguidade que tinham na escrita uma forma de cuidado de si, uma prática para o autoconhecimento, foi escolhido como mote disparador para pensar a escrita de si ampliada para qualquer forma de manifestação artística – produzir arte é, também, escrever de si. Para examinar as múltiplas possibilidades da escrita no campo das artes, formaram-se quatro mesas no simpósio que resultaram nos quatro livros Das caminhadas e das escritas; Escritas fora do armário; Práticas feministas de si; e Formas de narrar.
VOLUME I : DAS CAMINHADAS E DAS ESCRITAS
ISBN 978-65-88403-39-6
VOLUME II :ESCRITAS FORA DO ARMÁRIO
ISBN 978-65-88403-44-0
Das caminhadas e das escritas partiu do desejo de trazer escritas de si e/ou imagens que pudessem destacar o deslocamento enquanto um movimento que impulsiona provocações nos processos de criação de artistas convidades. Mundos possíveis na impossibilidade de certezas em que vivemos. Escritas fora do armário, coorganizado pelo grupo de pesquisa GUARÁ – Grupo de Pesquisas Descoloniais em Arte Contemporânea (Udesc/ CNPq), discute assuntos como ausências e presenças de mulheres lésbicas nas artes visuais, representações artísticas da infância queer, (in)visibilidade lésbica na fotografia e registros artísticos de processos de transição e dissidência do sistema sexo-gênero. Práticas Feministas de Si nomeado a partir da expressão cunhada por Margareth McLaren, que alia a escrita de si foucaultiana ao projeto feminista de romper o silenciamento imposto historicamente às mulheres. O livro apresenta as produções textuais e artísticas que articulam escrita de si com feminismos. Formas de Narrar propôs realizar uma bricolagem entre teorias, imagens e procedimentos de criação que conferem singularidades e gestualidades nas composições artísticas. A publicação ARTICULAÇÕES POÉTICAS E ESCRITAS DE SI vem somar ao debate universitário e cultural neste momento histórico desafiador a resistência por meio da arte em sua prática e reflexão, mais necessárias do que nunca.
VOLUME III : PRÁTICAS FEMINISTAS DE SI
ISBN 978-65-88403-40-2
VOLUME IV : FORMAS DE NARRAR
ISBN 978 -65-88403-41-9
ISBN: 978-65-88403-38-9
Catálogo FACTORS 8.0 é BIENALSUR
O FACTORS 8.0 recebe em 2021 onze obras, todas como vídeo, de artistas do Brasil, Argentina e Uruguai, emergentes e reconhecidos, com exibição in loco e online. Propõe como argumento curatorial transdisciplinar a propagação digital, com ênfase nas estratégias de exibição in loco e online . Este ano tem como desafio digital, tanto a sua exposição na versão in loco no Museu Arte Ciência e Tecnologia - MACT, inaugurado no mezanino do Planetário/UFSM em 2021, quanto a sua versão online, no Instagram e Youtube do LABART. O Festival integra a 3 edição da BIENALSUR/Argentina.
ISBN: 978-65-88403-37-2
Arte e Subjetividades: curadorias, leituras e identidades
A Obra "Arte e Subjetividades: curadorias, leituras e identidades" reúne estudos de cinco autoras/es docentes, pesquisadores, artistas, críticas/os e/ou curadoras/es, que atuaram como membros da Comissão Julgadora da III Exposição Internacional de Arte e Gênero, no Seminário Internacional Fazendo Gênero 12, Florianópolis, Brasil. A publicação propõe pensar a importância do gênero, as (des)identidades e subjetividades com a finalidade de contribuir para a pesquisa em arte contemporânea, no seu diálogo com os estudos de gênero, feministas e queer, entre outros estudos não menos importantes.
ISBN: 978-65-88403-42-6
Catálogo A Inquietude dos Corpos
O Catálogo da Exposição “A Inquietude dos Corpos” apresenta obras produzidas pelo artista Raul Dotto Rosa durante sua pesquisa de doutorado em Artes Visuais, associadas às investigações anteriores em poéticas, com referencial teórico na área das Ciências Cognitivas e da Filosofia da Informação. A mostra, realizada no Museu de Arte de Santa Maria, de 02 a 25 de junho de 2021, questiona as transformações do sujeito no entorno da tecnologia. Estruturas ficcionais, objetos tridimensionais e imagens tecnológicas compõem o espaço, definido pela modelação como estratégia entre humano e não-humano. Esta públicação reúne imagens documentais da exposição e textos sobre vinte e quatro obras, entre objetos, fotografias e vídeos.
ISBN: 978-65-88403-35-8
Catálogo da III Exposição Internacional de Arte e Gênero
A publicação reúne o trabalho dos 89 artistas que participaram da III Exposição Internacional de Arte e Gênero / III Exposición Internacional de Arte y Género / III International Exhibition of Art and Gender, no Espaço Cultural Armazém - Coletivo Elza, Florianópolis, Brasil, no período de 26 de julho a 29 de outubro de 2021, sob curadoria de Rosa Blanca. O conteúdo do catálogo dá conta das preocupações de (des)identidade de artistas do Brasil e da Espanha, sugerindo a subjetividade como dimensão da arte contemporânea. La publicación reúne el trabajo de 89 artistas que participaron en la III Exposición Internacional de Arte y Género / III Exposição Internacional de Arte e Gênero / III International Exhibition of Art and Gender, en el Espaço Cultural Armazém - Coletivo Elza, Florianópolis, Brasil, en el período del 26 de julio al 29 de octubre de 2021, comisariada por Rosa Blanca. El contenido del catálogo refleja las preocupaciones de (des)identidad de artistas de Brasil y España, sugiriendo la subjetividad como una dimensión del arte contemporáneo.